31 agosto 2014

A batalha dos cartazes

As cidades estão, já, cheias de cartazes de propaganda eleitoral. Na vistosa tradição da propaganda eleitoral do país, o cartaz, o panfleto, a camisete, a sagrada efígie do candidato, o calendário com o símbolo do partido, por vezes o porta-chaves, a viatura (com o clímax ostentatório no 4x4) e o espectáculo musical são componentes obrigatórias ou quase obrigatórias do alfobre de persuasão dos candidatos, em particular dos mais abastados. Frequentemente os partidos não começam a campanha eleitoral se não estiverem munidos de cartazes. Esses apetrechos são considerados artigos sagrados, mágicos, na caixa de ferramentas dos ilusionistas políticos. Sem eles é suposto que a campanha eleitoral é má ou vai ser má. A guerra dos cartazes e dos panfletos é significativa: rasgar os do adversário constitui uma maneira guerrilheira de, por extensão, o eliminar simbolicamente. A ideia substantiva é a de que ganha as eleições quem mais abastado for na mencionada caixa de ferramentas. (Lembrar aqui).
Adenda às 09:33: Nem os sinais de trânsito escapam - fotos de António Zefanias do "Diário da Zambézia" tiradas hoje na cidade de Quelimane, com montagem minha para este diário.
Adenda 2 às 11:46: segundo o António Zefanias, respondendo por sms a uma pergunta minha, ainda não foram encontrados na cidade de Quelimane cartazes da Renamo em sinais de trânsito.

2 comentários:

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Já fiz uma pesquisa online, quase exaustiva, diria eu,para encontrar o texto da última Lei da Amnistia o do último Acordo-Geral de Paz de Moçambique. Pesquisa infrutífera. Será que pode fazer o favor de me dizer onde os posso encontrar online, se é que estão disponíveis? Muito obrigada.
Isabel Cabral Costa - Portugal.

Carlos Serra disse...

Olá. Leia a última página do Acordo Geral de Paz (Lei 15/92 de 14 de Outubro),aqui:
http://www.4shared.com/office/MlVBzJC6/lei1392.html