03 julho 2013

Dhlakama, o mediático

Redes sociais, jornais e blogues do copia/cola/mexerica regurgitam de expectiva sobre o que Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, irá dizer hoje na sua base da Gorongosa. É, provavelmente, a mais mediática figura política do país.
Adenda às 11:21: enquanto isso, deve estar ainda a decorrer a avaliação do "estado da nação" feita pelo Parlamento Juvenil, recorde aqui.
Adenda 2 às 12:33: no noticiário das 12:30 da "Rádio Moçambique", foi afirmado que uma delegação do "Observatório Eleitoral" está na Gorongosa para obter a paz em contacto com o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.
Adenda 3 às 16:35: primeiros informes sobre a conferência de imprensa em Sathunjira, aqui.
Adenda 4 às 17:10: mais logo, a partir dos noticiários da noite das estações televisivas locais, cerca das 20 horas, haverá um exercício que julgo interessante: estudar os ângulos informativos e analíticos.
Adenda 5 às 17:29: sugiro tenham em conta o grande e variado potencial de emoção, raiva, ódio  e adesão nos comentários feitos no Facebook e no Twitter. Sugiro também verifiquem quanto tudo isso passa por análise naqueles que se pretendem analistas.
Adenda 6 às 17:34: não será menos fascinante estudar o tipo de informação que os blogues do copia/cola/mexerica - nacionais e estrangeiros - usam em seus espaços.
Adenda 7 às 18:02: a "Rádio Moçambique" noticiou no noticiário das 18 horas que Afonso Dhlakama exige a retirada das forças governamentais da Gorongosa para poder reunir-se com o presidente da República. Se isso não acontecer, terá dito o presidente da Renamo, o encontro só poderá ocorrer lá onde.
Adenda 8 às 19:15: não parece ter havido nada de novo na intervenção do presidente da Renamo. Presente ou ausente, afirmada ou negada, proposta para negociação ou não, embrulhada ou desembrulhada,  a reboque ou não da segurança individual, à umbreira ou não das negociações políticas, a guerra como tema parece constituir um leitmotiv. A questão central consiste em saber que gomos estratégicos se escondem por baixo dessa casca táctica sem perder de vista que a casca pode - por hipótese - ser mais importante do que os gomos.
Adenda 9 às 19:44: mas aqui e acolá aparece o apelo ao contrário da guerra, a paz. Parece não existirem outras palavras, interessante jogo antinómico.
Adenda 10 às 20:14: segundo a estação televisiva "STV", Dhlakama mandou parar os ataques na Estrada Nacional n.º 1.
Adenda 11 às 20:16: os bons, os maus e os feios - esta a tónica de certos analistas de ar profundo em certas estações televisivas.

1 comentário:

Salvador Langa disse...

De facto é giro ouvir as pessoas repetirem sem fim o que toda a gente sabe, todos dizendo as mesmas coisas.