08 março 2013

Quénia

No Público: "A Comissão Eleitoral queniana admitiu nesta quinta-feira que uma avaria no sistema informático anulou uma grande parte dos votos das eleições presidenciais de domingo passado. Issack Hassan, desta comissão, disse que o computador multiplicou por oito os votos rejeitados." Aqui. A contestação já começou, confira aqui.
Adenda: recorde postagens neste diário de 2008 aqui e aqui, de 2009 aqui.
Adenda 2 às 20:38: a política formal contra a real, aqui.

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Problema com espinhos do género do Zimbabwe.

nachingweya disse...

Pelo menos a CNE do Quénia tem voz. A pobre da nossa...

ricardo disse...

O que e certo. Estavam em disputa duas visoes e duas filosofias diferentes de governacao do Quenia:

A primeira, de Kenyatta, e pela continuidade dos Kikuyu no poder e tambem, da KANU (versao local da FRELIMO). Nao goza de grandes simpatias no ocidente, mas ja as tem a nivel regional, onde o Kenya desempenha um papel chave nas trocas comerciais entre estados. Em suma, esta e uma visao mais "africana" do poder no Quenia.

A segunda, de Odinga, representa o futuro, que passa pela ascensao dos Luo ao poder, a medida que o pipeline do sul do Sudao passar por territorio destes e tambem pelo Uganda, onde Odinga tem tambem raizes. Este e o candidato dos americanos e sobretudo, das multinacionais extractivas do sul do Sudao.

A isto tudo, devemos juntar uma convocacao ao TPI pelo actual presidente eleito e o seu vice. Enquanto que Odinga, que tambem promoveu violencia inaudita, ficou ilibado. E foi a partir destes pesos e medidas, que o eleitorado, muito possivelmente, deixou de acreditar em Odinga, que ate liderava destacado as sondagens pre-eleitorais.

Quem conhece os quenianos, sabe que o factor etnico e mais decisivo do que o politico para ser eleito. E neste particular, os Kikuyu sao a etnia maioritaria. E mais, em tempos recentes, as suas divergencias com os Luo foram exacerbadas e mediaticamente manipuladas nesta campanha eleitoral. E se isto se juntar a insinuacao de somente Kenyatta esta sendo convocado a Haia, porque Odinga e o preferido dos americanos, entao ai, esta explicado o resultado final.

Porque para alem da questao etnica, temos a questao patriotica, onde por certo, os indecisos e destribalizados, optaram por aquele que lhes pareceu menos neo-colonizado. Neste caso, Kenyatta.

Mas ainda e preciso investigar o estranho "apagao" informatico...