O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

26 agosto 2012

Apartheid não tem raça: massacre de Marikana (9)

"Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude." (Tancredi)
Nono número da série, crédito da imagem aqui. Falei-vos em fractura social no último número. Vamos a ver se consigo inscrever Marikana na fractura social (neo-apartheid, como propõe o artigo mais abaixo citado na adenda) da actual África do Sul. Densamente construída sob linhas raciais e étnicas pela ideologia, pelo preconceito e pela discriminação, a África do Sul viu chegar o término formal do apartheid com a esperança de um futuro diferente ancorado em Nelson Mandela, um futuro solidário, digamos que um futuro desracializado. Porém, os gestores do antigo apartheid esperaram que Mandela, sua ex-vítima e eleito chefe de Estado em 1994, mantivesse as relações sociais anteriores sob a roupagem de um Estado formalmente dirigido pelo ANC e ritmado pela acção afirmativa compensadora que pudesse reger a manutenção sedativa do proletariado e do subproletariado baratos e inquietos dos townships, dos bantustões e dos acampamentos mineiros. Por outras palavras, tratava-se de tudo mudar para que nada mudasse.
(continua)
Adenda: Neo-apartheid e o massacre dos mineiros sul-africanos, aqui.
Adenda 2: Lições de Marikana, aqui.

1 Comments:

Blogger Salvador Langa said...

Cicatrizes custam a sair mas também os ganhos do sistema apagam memórias tristes para certa camada promovida.

26/8/12 7:27 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home