25 janeiro 2012

Postagens na forja

Eis alguns dos temas que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Diversos
* Séries pessoais: Modos de navegação social (2); Do poder-coisa ao poder-relação (10); Alteridade e subversão (4); Para desarmar as mentes armadas (12); Os dois lados dos "chapas" (7); Kim Jong-il, multidões, desespero e problemas de análise (14) Apóstolos das rosas de Fontenelle (5); Espíritos, doenças e médicos do invisível (13); Racismos (14); Pasteurização social (20); Ditos (29); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (66)

3 comentários:

ricardo disse...

Permitam-me este breve contraponto. Aquando da tragedia de Fukushima, causada por um nao menos tragico tremor de terra seguido de pavoroso tsunami, os cidadaos japoneses aguardaram disciplinadamente em abrigos colectivos pela distribuicao equitativa e racionada de alimentos. E enquanto isso nao sucedia, partilhavam o pouco que tinham, resultado da generosidade dos proprios que tudo acabavam de perder. Casa, familia, emprego e ate futuro.
A menos de uma semana, pude ver exactamente o contrario perto da aldeia 3 de Fevereiro na Manhica. Um simples corte de via foi pretexto para disputar a mais pequena barcaca, vender comida aos desafortunados viajantes a precos proibitivos e ate, ganhar dinheiro com taxi-bicicleta ocasional para lado algum. E isso, e um exemplo, dentre muitos que vejo e ja senti na propria pele quando chove no suburbio, ou carro enterra-se. Ou se pergunta por alguem. Ou se perde o caminho de regresso a casa...
E a minha questao, senhoras e senhores, e saber o que faz os japoneses serem expontaneamente solidarios e nos, expontaneamente egoistas? Onde esta a tao propalada generosidade dos africanos cantada pelos historiadores universais?

Paulo disse...

Bem, pergunto se podemos generalizar. No Soweto, por exemplo, encontramos situações 'japonesas' e situações '3 de Fevereiro'. Qual delas é a mais geral?

ricardo disse...

Excelente Questão. E que belo post ela não dia aqui...