18 dezembro 2011

Horror

Uma equipa de reportagem da estação televisiva STV apresentou há momentos um extenso documentário sobre as condições de vida em vários bairros da periferia da cidade de Quelimane. Um horror de vida, a pobreza mais abjecta, interrogo-me especialmente sobre o futuro das crianças que foram mostradas.
Adenda às 18:29: acho que todo o sistema de governação do país precisa de ser radicalmente mudado. Os governantes devem partilhar em permanência com os habitantes formas locais de resolução de problemas, devem esforçar-se por perder o gosto perdulário pelos comícios, pelo poder da palavra empolgante, pelas campanhas eleitorais e pelas exposições de poder faustoso.

4 comentários:

ricardo disse...

Ora ai esta, sr. Professor. A dificil metamorfose do modelo "Salvador da Patria" para o modelo sistemico baseado nas competencias de cada um (solucoes participativas). Isto e, evoluir das:

1-Carencias/deficiencias -> competencias/potenciais;

2-Unitario(tecnico) -> comunitario;

3- Concentracao na informacao -> Circulacao da informacao;

4- O outro como objecto passivo -> O outro como parceiro activo;

5- A solucao vem de fora -> a solucao vem das pessoas;

6- Gera dependencia -> Suscita co-responsabilidade;

7- Descrenca no outro -> Crenca na capacidade do outro;

8- Clientelismo -> Cidadania!

Era justamente esta a tematica da palestra que publicitou aqui: http://www.oficinadesociologia.blogspot.com/2011/12/hoje-faculdade-de-medicina-9-horas.html#links

Que, devo dize-lo, foi muito interessante e esclarecedora. Sobretudo, respondeu a imensas perguntas que V.Excias tem colocado neste blogue. Pena e que a audiencia-alvo tenha primado pela ausencia. Inclusivamente, nao quero crer que a nivel do "Partido e do Estado" alguem se venha a perfilar a favor destas teses do Prof. Adalberto de Paula Barreto. Simplesmente porque elas sao a negacao de tudo quanto se disse ou se fez em politica em Mocambique desde do fim da Monarquia Portuguesa ate aos nossos dias.

Referencia adicionais sobre o assunto...

aqui: http://www.comitepaz.org.br/download/TC%20-%20MASP.ppt
e aqui:
http://www.videolog.tv/video.php?id=468695

Recomendo-vos vivamente o estudo desta abordagem do social.

Sir Baba Sharubu disse...

Horror in Quelimane
Now I start to understand why the Ministerio do Interior(MI) got 40% of the annual budget, OGE 2012.

Anónimo disse...

Eu também vi e custa-me aceitar que o estado da nação é bom!

AAS

Salvador Langa disse...

Ninguém vai mudar nada Professor.