O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

28 março 2011

Cinco riscos espreitando os jovens cientistas sociais moçambicanos (8)

O oitavo número da série.
Escrevi no número inaugural ser possível considerar cinco importantes riscos que espreitam os jovens cientistas sociais moçambicanos. Quais são esses riscos? Esses riscos são os seguintes: (1) o risco do amor ao conforto do gabinete, (2) o risco do amor às opiniões, (3) o risco do amor às consultorias dos temas da moda, (4) o risco do amor à ascensão política e (5) o risco da vaidade paroquial.
Escrevi um pouco sobre os cinco riscos. Agora, algumas considerações finais.
Falta-me sempre o engenho para moralizar ou propor catecismos científicos. Todavia, tenho por bem que a humildade - uma profunda digamos que humildade operária - deve ser a coluna vertebral do jovem cientista social moçambicano, atento que precisa estar aos cinco riscos por mim sugeridos. Mas atento, também, a outros problemas, afinal riscos eles ainda, dois dos quais vou indicar: (1) a veneração pelos pais fundadores, pelos "clássicos" e (2) a veneração pelos pregadores, pelos proponentes de receitas. O que se seguirá não é necessariamente um exercício de iconoclastia, mas talvez seja bom pensar, como queria o poeta, que o caminho faz-se caminhando.
Prossigo brevemente.
(continua)
Adenda: muito provavelmente os cinco riscos passarão para sete ou, até, para mais, em trabalho a publicar futuramente. Não há mesmo caminho, o caminho faz-se caminhando.

5 Comments:

Anonymous Salvador Langa said...

Ora aí estão eles, os divinos e os evangelistas. Vou aguardar que a série continue.

28/3/11 9:47 da manhã  
Blogger Carlos Serra said...

Mas que termos tão perversos, Salvador!

28/3/11 10:03 da manhã  
Anonymous Salvador Langa said...

Espreite aqui Professor -
http://www.sciencecartoonsplus.com/gallery/academia/index.php

28/3/11 10:13 da manhã  
Blogger Carlos Serra said...

Obrigado pela boa disposição criada.

28/3/11 10:33 da manhã  
Anonymous Xiluva said...

Ehehehehe!!! Sempre bom tirar do sério os sabichões...

28/3/11 10:43 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home