07 janeiro 2011

Manga de Nicoadala

Foto do jornalista António Zefanias do "Diário da Zambézia", mostrando um jovem transportando manga em Nicoadala, província da Zambézia, onde a fruta abunda.

3 comentários:

V. Dias disse...

Manga essa que em alguns países europeus custa 5 a 15 euros cerca de (250 a 700 meticais por quilo). Ora, no nosso país a manga apodrece, é alimento para GATO. É ou não é Paulo Assado Alfinete?

Zicomo

Anónimo disse...

Não sejamos demagogos. Quanto custaria selecionar, armazenar, transportar para os portos de embarque, transportar de barco frigorificado + custos internos nos países importadores, perdas, etc., até chegar ao consumidor que paga o que Zicomo refere.

Incompreensível é continuar a apodrecer a fruta no campo e não ser aproveitada/transformada em doces (porque não há dinheiro para o açucar que o doce em regra também leva) ou outras formas de conservadção semi-artseanais, por falta de conhecimento ou outras razões.

Há uma cadeia de valor do produtor ao consumidor, onde todos os intervenientes têm custos e margens de lucro.

Um abraço

V. Dias disse...

Em tempos visitei uma grande herdade de mangal em 'Ricatla', (escrevi bem?) lá para as bandas de Marraquene.

Perguntei o que é que se fazia com tanta manga? A resposta foi "deita-se fora. Nem para passarinho serve de tanta abundância".

No Zobue onde costumava ir aos fins de semana com os meus, na época da manga, o povo come que basta. O excedente é deitado fora. Tudo para o alcatrão. É sujo que não acaba.

Há dias atrás o Dr. Zacarias Abdula disse-me uma coisa parecida, tanta manga na Beira que não se sabe ao certo o que fazer. Nem para os morcegos serve.

Ora, no tempo de estiagem (em alguns paises europeus) a manga ronda entre os 5 a 15 euros. E o país não aproveita este negócio.

Todos estão concentrados na madeira. Enfim... E a maçanica? Malambe? Nada. É tudo uma questão de vontade política. E a manga que se come por esses país às vezes deixa a desejar. QUE O DIGA O SENHOR UMHALANE.

ZICOMO