O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

29 junho 2010

Pensar


O "Diário da Zambézia" foi à província de Nampula e reporta que hoje e amanhã realiza-se na capital da província do mesmo nome um seminário regional sobre o Diálogo Social Tripartido. O penúltimo parágrafo do texto do jornal está em epígrafe, a edição está aqui.
Pergunta: em lugar de ser pensado pelos temas propostos, pode o leitor pensar no papel que Estado e Capital desejam que os sindicatos desempenhem?

3 Comments:

Blogger Abdul Karim said...

Acredito que o estado e capital pretendem que o papel dos sindictos seja o de garantir estabelidade e manutencao do partido politico no poder, de modo que os lucros do capital se mantenham com altos retornos, tomando em consideracao que o nosso estado 'e controlado pelos "empresarios de sucesso" que sao acionistas das empresas, empregadores, lideres do partido no poder e governantes.

Tranformando assim os sindicatos em "seus" instrumentos de imposicao e legitimizacao do poder politico do partido e do governo.

29/6/10 9:16 da manhã  
Blogger umBhalane said...

"...papel que Estado e Capital desejam que os sindicatos desempenhem?"

Em linguagem Portuguesa diria - cordeirinhos;

em linguagem Moçambicana, e não sei se é a mais correcta, impalazinhas - animais dóceis, e muito bonitos, muito pacíficos, e que servem de alimento aos carnívoros, também.

O meu contributo.

29/6/10 12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cá no Brasil,ao final nossa Ditadura Militar, tivemos um movimento Sindical, onde alguns sindicatos eram apenas "Pelegos" e seus dirigentes obtinham "beneces pessoais" junto ao Capital. Nossa CUT-Central Unica Trabalho conseguiu formar o PT-Partido Trabalhador e em 2003 elegeu um Operário, Torneiro Mecânico como Presidente Brasil, qual vem tendo bastante sucesso. Antes dele, um Catedratico,da Elite Burguesa,Sociólogo, filho de General Exército foi presidente e "arrumou a casa" colocando o pais no trilho do Crescimento.
É isso, todos tem que aprender antes. Talvés um Partido Trabalhador forte, ai em Moçambique pudesse contribuir.
Não será dessa forma, proibindo o Trabalho nos feriados, que será dado um bom início. Boa Sorte a todos, Seu pais esta a muito a merecer . Jose Soares

30/6/10 7:58 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home