23 fevereiro 2010

Zimbabwe: China quer dívidas saldadas

Segundo o Afrik.com, citando o vice-primeiro-ministro Arthur Mutambara do Zimbabwe, a China quer o reembolso dos seus empréstimos. Aqui. Enquanto isso, a embaixada chinesa em Harare ofereceu uma recepção especial pelo 86.° aniversário de Robert Mugabe. Aqui. Imagem reproduzida daqui. Para traduzir: Free Translation

12 comentários:

Anónimo disse...

Saldar a dívida zimbabweana pra com a Chinha? Isso não será problema para o Zimbabwe, pois o Dom Viriato tem os melhores trunfos.

Ha, ha, ha...
AAS

umBhalane disse...

A China já não tem consciência "revolucionária".

Já não passa de um apêndice do capitalismo mais selvagem internacional.

Por isso já não consegue "ver", com propriedade, o valor inestimável da quase "única" área libertada do mundo, o verdadeiro pulmão da "democracia".

ricardo disse...

Amigos, amigos. Negocios a parte...

Ca Ira!

Viriato Dias disse...

A dívida externa de Portugal é de 86% face ao PIB do país (dados divulgados ontem e confirmados no programa Sinais de Fogo com Miguel Sousa Tavares, cuja entrevista inicial coube ao José Sócrates, por sinal, meu ídolo). Ora, se Portugal deve, os EUA devem, a Rússia deve, só está proibido de dever Zimbabué. Ora essa....só me faltava essa. A China era até ontem o maior credor dos EUA, ou digo asneiras? País nem poder algum acabou por dívidas externas.

Zicomo

Abdul Karim disse...

a divida externa nao acaba com paises...
...acaba com governos.

umBhalane disse...

Capacidade de endividamento, regeneração de economia...

Diz alguma coisa?

Viriato Dias disse...

Diga-me um só governo que acabou por dívidas. Não há na minha memória. Uma coisa é consequência (impacto), outra é a causa. Há que saber separar. Se Portugal e os EUA, só para citar devem, que mal tem Zimbabue dever? Por acaso não podia.

Sabe, umBhalane e Karim, vocês são fantásticos. Só não sei se também são indomáveis até este ponto. Dizem que querem combater o regime de Mugabe, mas apoiam as sanções. Querem que o povo se lixe (passa a expressão). Querem que o povo morra à fome, pois sabem que Mugabe não vai ceder. Então impõem sanções? Fizeram em relação a Cuba, são vocês que depois vão as terras de Fidel Castro tomar umas férias, mas esqueceram-se de que há sanções impostas.

Tenho pena de Obama. Se um dia desses decidir levantar as sanções contra Cuba e Zimbabué vai acabar como Kennedy e outros que tentaram desafiar o tecido duro do poder americano. Estou a falar de coisas já divulgadas em artigos de opinião. Mas parece-me que Obama tem se portado bem, pouco a pouco vai mostrando que é um líder que não está a favor de expropriações nem de submissão, muito menos de cambalear a democracia americana. tem sido, quanto a mim, nota MIL.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Estas me confundir... eu fui claro...!

Eu nao quero combater... o governo do zimbabwe...!

Eu quero resolver o meu problema... agora se eu tiver problemas com os teus informaticos.... vou chamar os meus irmaos informaticos... coloridos... pra apanharem-te....!

Eu nao sou gebuzinha...! nem mugabinho...!

Anónimo disse...

já chega de chover no molhado,por favor não estejam a dar mais campo para este papo entre o real e o surreal,será que se ganha alguma coisa???
eu agora só me rio,hehehehehehehehhehee

Tóxico

Anónimo disse...

puxa pessoal,já chega de alimentar o ego do supra crânio,o único,o visionário,ele tá feliz pois é o centro de todas as atenções,...
não perceberam a legitimação da incoerência que se está a fazer,do palco que se está a dar á superficialidade ?
a maior parte dos comentadores têm de formas diversas,a comunhão dos valores da democracia e da tolerância,para que então prosseguir alimentando isto?
será que estão a curtir ,e a por lenha na fogueira,só para ler este chorrilhos de asneiras ,seguidos e repetidos até á exaustão??
já chega,deixem o homem em paz!!!!!
brincadeira tem hora,hehehehehehehehe
Tóxico

Viriato Dias disse...

O que me agrada em mim é ser manhungue. Um manhungue sem medo, sem medo de errar ou de desafios. Um manhungue que não esconde aquilo que é. O meu preço é a verdade e a liberdade. Por isso, pensando assim, identifico-me. Muitos aqui, avestruzes em pessoas, ainda úteis ao ciclo da natureza, escondem ass caras e identidades, com medo de represálias. Eu, amigo Karim e chará de minha filha, você não precisa pedir a ajuda dos seus amigos, pode fazê-lo vindo a Portugal. Estou aqui e aqui defendo as minhas ideias, sem medo. Nunca fui uma pessoa de temer, porque o sangue dos Dias é forte e jamais transmitiram em mim fragilidade alguma.

Só gostaria que pensassem um pouco que sou livre de defender Mugabe, o governo (quando acho que está no caminho certo), o Pimo ou o PDD, desde que a agenda desses partidos é o progresso do país. Olha, hoje mesmo posso ir a Moçambique sem usar qualquer outro passaporte e sem forjar o meu nome, muitos aqui não eram capazes de fazer, porque o xixi já lhe estavam pelas calças. Bato-me pelos valores que bebi dos meus pais e do povo nhungue, sobretudo!

Zicomo

Abdul Karim disse...

Hei de vir a Portugal... quero conhecer minha chara...
... e apertar a mao ao Rui Costa...