22 fevereiro 2010

Sobre os mais ricos de África e do Zimbabwe

A 5 de Dezembro do ano passado apresentei neste diário uma lista do Clickafrica, baseada na Forbes, com os considerados dez homens mais ricos de África, aqui. Mas há outras listas, com outro tipo de resultados. Por exemplo, o Kenya London News, citando apenas Agencies, exibe uma com os considerados 20 homens mais ricos de África, entre os quais se encontram vários presidentes, incluindo, em oitavo lugar, Mugabe do Zimbabwe. Aqui (mas também aqui). Já agora, sobre o Zimbabwe, o New Zimbabwe Forums, citando o Sunday Mail sul-africano, exibe uma lista dos considerados dez mais ricos desse país, entre os quais figura o governador do Banco de Reserva do Zimbabwe, Gideon Gono, mas não Robert Mugabe. Em qualquer dos casos, um mundo integralmente masculino. Para traduzir: Free Translation

5 comentários:

Viriato Dias disse...

O meu maior medo é associar estas riquezas com o facto do povo zimbabueano estar a sofrer os mais durs golpes causados pelas sanções impostas pelos indomáveis com o intuito de forçar ao executivo de Mugabe a ceder...Enganaram-se por completo. E vão se enganando ainda mais quando pensam usar métodos caducos e falhados para, através dos seus sitemas financeiros, engolir o Zimbabue. Mais uma vez repito, nenhuma campanha mundial contra Mugabe terá efeitos desejados enquanto o povo estiver com ele.

A riqueza de Mugabe e do actual governador do banco do Zimbabue foram logradas com muito calo nas mãoes e sacrifício. Vem inclusive do tempo da dominação indomável àquele país. Em toda a parte do mundo há ricos, como também há pobres de várias estirpes. A existência de uns e de outros fazem o mundo. Veja o caso do papa: o Vaticano tem toda uma riqueza que querendo pode acabar com as fomes no mundo, mas ele nem estão ai....se isso vir a acontecer se calhar seria o fim do mundo, da igreja.

A questão de pobre e rico há muito vem sendo aqui e ali abordada. É um assunto delicado. Nós, a nossa geração herdou um mundo falhado, tal como se sabe foram os indomáveis que causaram este defeito, porque, atrelando-me na ideia dos meus pares, que os europeus é que civilizaram o mundo, então a podridão do mundo deve-se aos europeus.

Tenho fé que cedo ou tarde a situação no Zimbabue vão melhorar. O trabalho que está sendo feito diz-nos que há melhorias consubstancial. Percebo que haja algum descontentamento pelo facto do Mugabe ser portador de uma riqueza extraordinário face a pobreza generalizada do seu povo, tal deve-se, como já disse, as sanções, bloqueios económicos e até mesmo campanhas pscológicas para derrubar tudo aquilo que Mugabe e o seu executivo construiram.

Zicomo

BMatsombe disse...

Pois pois, sr Dias,com "muito calo nas mãos". Então Monopotapa não merece o produto dos calos? E o abençoado Gono está mesmo cheio de calos. Amen.

umBhalane disse...

Parafraseando o meu querido Amigo JJLaboret, Brasileiro bem safado,...
e eu aqui rindo deste lado, no Atlântico, o "mare nostrum", dos leões marinhos indomáveis.

Não, que os outros (leões) se afogariam.

ricardo disse...

Todos fazem o mesmo...

“Vivi muitas situações com o pais à beira do abismo, é a primeira vez que o vivo à beira da vergonha” - Maria João Avillez, SIC N


Lisboa – Estão a ser constatadas em Pedro de Morais Junior indicadores de prevensão reflectidos na incursão de um filho que aparenta ter 27 anos no leque de acionistas em instituições ao qual o antigo Ministro das finanças detem participações econômicas.
O filho é accionista de um banco
Pedro de Morais Junior é citado como tendo interesses no Banco de Negocios Internacionais (BNI). Porem, nos Relatórios anuais de contas disponíveis no site daquela instituição bancaria é o nome do filho, Ivan Leite Morais, quem aparece na lista de accionistas.

Na Global Seguros de Angola, seguradora onde o maior accionista é o Banco Keve, o sei filho Ivan Morais também esta e acompanhado de Joca Carneiro, tido como estando a representar interesses do seu pai, Higino Carneiro. O filho de Pedro de Morais é citado como um dos “mais rico” de entre os jovens em Angola. ( Não ha informação de que o mesmo supera Ataufo Pita Gros Vieira Dias, filho de Kopelipa)

Não obstante ter acumulado capital que se diz ser de forma desconhecida (Aplicou USD 60 milhões na aquisição de condomínio Rivieira em Talatona), o antigo Ministro Pedro de Morais Junior aparenta ser alvo de uma cabala por parte de antigos colegas do regime visando desprestigiar a sua imagem.. O primeiro “combate” contra o mesmo foi a circulação de rumores de que teria pago uma instituição para atribuição de premio de melhor ministro do ano por uma prestigiada revista estrangeira. Na altura responsáveis da revista reagiu a Voz da America esclarecendo os critérios usados para tal atribuição que distanciavam-se de influencia para atribuição de prêmios.

Em meados do ano passado, foi apresentado como “bode espiatorio” numa reunião do Conselho de Ministro a respeito de falhas nas finanças angolanas. No seguimento da acusação, o mesmo escreveu uma carta ao chefe do Governo, José Eduardo dos Santos dando a sua versão. A carta foi tida como um acto de “mal criadez” sobretudo pela lingaguem técnica de difícil compressão. A mesma saiu do Gabinete de JES tendo ido parar nos jornais ao que deu azo que havia intensão do regime espo-lo.

Anónimo disse...

hehehehehehehehehe,só dá mesmo para rir,não há quem aguente tantas anedotas !!!!!

Tóxico