23 fevereiro 2010

África do Sul: criminalidade e Copa do Mundo

3 comentários:

umBhalane disse...

Há situações na vida em que se deve lutar pelos primeiros lugar, e sempre que possível em 1º;

Outras como no caso da criminalidade, ao contrário, deve-se lutar por não ficar em lugar nenhum (utópico), mas sempre, e preferencialmente, em último lugar, ou nos últimos dos últimos.

Estar a discutir se se é 1º ou 3º, a nível da criminalidade violenta, e´assunto sem interesse de maior!

Os comentários são mais do mesmo, de sempre..."solidariedade" forro, alforriada, imprestável...

Essas energias deveriam ser canalisadas para exigência.

ricardo disse...

Eu confio na RSA. Toda Africa deve estar ao lado da RSA.

Antigos profissionais de seguranca do tempo do Apartheid, empresarios e outros foram solicitados pessoalmente por Zuma para coordenarem a organizacao da COPA. Ha consciencia de que e assunto serio. E como se diz em Afrikaans:

" wanneer die moeilik raak, kry die taai gaan!"

"Quando as coisas ficas dificeis, os duros e que avancam!"

E se o ANC quiser, o crime tambem para. Porque ninguem vai ganhar nada. Nem os criminosos que perderao uma vontade UNICA de lavar o seu dinheiro na miriade de servicos que aquele evento ira criar.

O sul-africano e um povo esclarecido. Todos ja se aperceberam do muito que irao ganhar com o mundial. Por isso, ate os criminosos de la vao ajudar.

Mas numa coisa devo dar razao ao comissario sul-africano. Eles sao mais bem preparados que os brasileiros.

E impensavel vermos na RSA o "a vontade " de traficantes a dispararem a torto e a direito impunemente e abatendo ou destruindo meios policiais. Mais a mais, quando se sabe, que as favelas (Brasil) estao nas cidades, enquanto que as townships (RSA) estao na periferia. Se isso sucedesse, nao tenho duvidas que o Exercito seria imediatamente convocado para repor a situacao. Enquanto que no Brasil, tudo acabaria em "pizza" no Senado e Comissoes de Direito Humanos.

Resta entao, a questao do crime no centro das cidades. Mas esse e controlavel e grosso modo causado por emigrantes. E isso, e um assunto perfeitamente resoluvel para os sul-africanos. Custe o preco que custar.

Por ultimo, e bom recordar que a RSA ja acolheu um Mundial de Rugby com 24 seleccoes, Uma Taca das Confederacoes FIFA e muitos outros grandes eventos regulares de cricket, golfe, futebol, etc. Sem nenhum incidente grave.

E comparar RSA com Angola em organizacao, so pode ser a anedota do dia. So nao percebo porque e que a imprensa mundial na ecoa os sequestros, tiroteios e quejandos no Brasil, como forma de questionar a capacidade deste colosso sul-americano em organizar quase em simultaneo um Mundial de Futebol e Jogos Olimpicos de Verao. E porque? Porque todos tem a mesma certeza que eu: Quando chegar o momento, ate o crime ira ajudar a pacificar o ambiente. Nao tem sido assim no Carnaval?!

Abdul Karim disse...

Esta ficar complicado...