O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

23 fevereiro 2010

África do Sul: criminalidade e Copa do Mundo

3 Comments:

Blogger umBhalane said...

Há situações na vida em que se deve lutar pelos primeiros lugar, e sempre que possível em 1º;

Outras como no caso da criminalidade, ao contrário, deve-se lutar por não ficar em lugar nenhum (utópico), mas sempre, e preferencialmente, em último lugar, ou nos últimos dos últimos.

Estar a discutir se se é 1º ou 3º, a nível da criminalidade violenta, e´assunto sem interesse de maior!

Os comentários são mais do mesmo, de sempre..."solidariedade" forro, alforriada, imprestável...

Essas energias deveriam ser canalisadas para exigência.

23/2/10 11:41 da manhã  
Anonymous ricardo said...

Eu confio na RSA. Toda Africa deve estar ao lado da RSA.

Antigos profissionais de seguranca do tempo do Apartheid, empresarios e outros foram solicitados pessoalmente por Zuma para coordenarem a organizacao da COPA. Ha consciencia de que e assunto serio. E como se diz em Afrikaans:

" wanneer die moeilik raak, kry die taai gaan!"

"Quando as coisas ficas dificeis, os duros e que avancam!"

E se o ANC quiser, o crime tambem para. Porque ninguem vai ganhar nada. Nem os criminosos que perderao uma vontade UNICA de lavar o seu dinheiro na miriade de servicos que aquele evento ira criar.

O sul-africano e um povo esclarecido. Todos ja se aperceberam do muito que irao ganhar com o mundial. Por isso, ate os criminosos de la vao ajudar.

Mas numa coisa devo dar razao ao comissario sul-africano. Eles sao mais bem preparados que os brasileiros.

E impensavel vermos na RSA o "a vontade " de traficantes a dispararem a torto e a direito impunemente e abatendo ou destruindo meios policiais. Mais a mais, quando se sabe, que as favelas (Brasil) estao nas cidades, enquanto que as townships (RSA) estao na periferia. Se isso sucedesse, nao tenho duvidas que o Exercito seria imediatamente convocado para repor a situacao. Enquanto que no Brasil, tudo acabaria em "pizza" no Senado e Comissoes de Direito Humanos.

Resta entao, a questao do crime no centro das cidades. Mas esse e controlavel e grosso modo causado por emigrantes. E isso, e um assunto perfeitamente resoluvel para os sul-africanos. Custe o preco que custar.

Por ultimo, e bom recordar que a RSA ja acolheu um Mundial de Rugby com 24 seleccoes, Uma Taca das Confederacoes FIFA e muitos outros grandes eventos regulares de cricket, golfe, futebol, etc. Sem nenhum incidente grave.

E comparar RSA com Angola em organizacao, so pode ser a anedota do dia. So nao percebo porque e que a imprensa mundial na ecoa os sequestros, tiroteios e quejandos no Brasil, como forma de questionar a capacidade deste colosso sul-americano em organizar quase em simultaneo um Mundial de Futebol e Jogos Olimpicos de Verao. E porque? Porque todos tem a mesma certeza que eu: Quando chegar o momento, ate o crime ira ajudar a pacificar o ambiente. Nao tem sido assim no Carnaval?!

23/2/10 1:44 da tarde  
Blogger Abdul Karim said...

Esta ficar complicado...

23/2/10 5:16 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home