20 janeiro 2010

A pena de Tavares

O jornalista e escritor português Miguel Sousa Tavares (na imagem) referiu há tempos os florescentes negócios em Portugal da filha do presidente angolano, Isabel dos Santos (dois mil milhões de euros investidos em empresas portuguesas - assegura). E terminou uma crónica assim: "Pena que não reservem uma pequena parte dos lucros para financiar próteses para crianças vítimas da guerra civil angolana, para construir habitação social para os milhões de favelados de Luanda ou para criar esgotos e infra-estruturas básicas que dêem à imensa maioria da população miserável condições mínimas de dignidade. Porque, até prova em contrário, a riqueza de Angola pertence a todo o seu povo e não apenas aos que se passeiam em iates de luxo e vêm a Lisboa comprar roupas de marca, jóias ou empresas de telecomunicações. Nunca tão poucos tiraram tanto a tantos." (ler "Feliz Natal a ambos", aqui)

7 comentários:

Egidio Vaz disse...

Boa análise para um escritor como Miguel Sousa Tavares. Pena é que ele próprio não mede o grau do envolvimento dos membros do governo do seu país e o proprio Governo português nos negócios desta filha de Eduardo dos Santos. E, a ser verdade que o enriquecimento desta Sra é ilícito, definitivamente Portugal tem que assumir a cota parte da responsabilidade. Não pode tanto dinheiro ser investido num país que se diz moderno sem que se lhe apure a proveniência e a licitude do mesmo.

micas disse...

Bem visto!

Mas será Egídio que este Senhor( de quem até não gosto) diz que os lucros são ilícitos?

Parece-me é que a bem do povo Angolano as fortunas que são conseguidas deveriam ser investidas no bem-estar do povo e desenvolvimento do país.

Naif que eu sou.....

Unknown disse...

Egídio e Micas,

Fiquei muito tempo a pensar o nosso problema é da difícil entrada de capitais (externos), afinal o da saida é mais bicudo?...

umBhalane disse...

Santa ingenuidade?.

O Céu espera-vos!

Isabel (dos Santos), eu, umBhalane, não tenho problemas com os "teus" investimentos em Portugal.

BEM VINDA, e traz muitos, e muitos outros investidores, também.

Ah, são verdes...

ricardo disse...

Uma mao lava a outra. Duas lavam a cara (do investidor).

Se nao fosse o ZE-DU o que seria de Portugal?

Miguel de Sousa Tavares tem razao. Mas deveria tambem responder a esta pergunta.

Anónimo disse...

Já disse o Sr. Obama um dia e muito bem... enquanto continuarmos a ouvir africanos a culpar os "outros" pelas suas "roubadas", o nosso povo continuará na miséria absoluta.

Eu diria mesmo que estes comentários são discursos de quem nos anda a querer tapar o sol com a sua peneira, que quanto a mim já está rota de tanto usarem, mas só eles ainda não sabem.

Gostava eu que o Sr. Taveres também viesse a publico comentar o investimento estrangeiro de alguns dos nossos multimilionários moçambicanos…

São biliões de dollares que ests país comercializa em carvão, gás natural, madeira, peixe, pedras precisas, e o dinheiro vai canalizado para uma esmagadora grande minoria de políticos, enquanto o pais continua a ser dos mais pobres no mundo… e a culpa "ainda" é dos outros?

Vergonhoso.

umBhalane disse...

"Gostava eu que o Sr. Tavares também viesse a publico comentar o investimento estrangeiro de alguns dos nossos multimilionários moçambicanos…"

Eu gosto do Sr. Tavares. Truculento. Corta a direito.
Às vezes derrapa...mas isso só acontece a quem faz alguma coisa não é?, e o Sr. Tavares tem voz, opinião, e expressa-a...

Gosto do Sr. Tavares, da sua frontalidade.

Quanto ao convite que lhe é feito para também escrever, comentar "o investimento estrangeiro de alguns dos nossos multimilionários moçambicanos…", creio que lhe não compete, por um simples facto que penso, julgo, estar correcto.

- A haver investimento, esses, não serão em Portugal, certamente, ou então a sua expressão é tão diminuta, insignificante, que não merece especiais referências.

Daí, a minha opinião sobre o Sr. Tavares não ter nada que o comentar, mas ele fará o que por bem entender - é um homem livre, mas não limitado.

E a propósito, porquê que esses "multimilionários moçambicanos" não investem em Portugal???

O investimento é seguro, o mercado é bom, a mão de obra é qualificada, é rentável,
ah, e não se ROUBA ninguém, aqui não há 24/20, e o resto que conhecemos.

Peçam o GPS (as coordenadas) aos Angolanos.
Eles sabem.

Serão muito bem-vindos a Portugal.

Lhes esperamos (com mola).