03 dezembro 2009

Clientelismo e compra de votos em África


Julgo que os leitores irão aceitar que o título que se segue é, no mínimo, apaixonante: “Clientelismo e compra de votos: lições de experiências de campo nas eleições africanas”. Trabalho a conferir aqui. Cartun reproduzido daqui.
Adenda: o “O País” tem, na edição online de hoje, um trabalho com o título “Dirigentes eleitos através de fraude eleitorais tendem a governar mal”. Aqui. O problema desse jornal como, também, do “Notícias”, é o de - por vezes no primeiro caso, muitas no segundo (vide página internacional) - não especificarem de onde tiraram ou de onde copiaram o que exibem. Acabo de chamar a atenção do Jeremias Langa para esse pormenor.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

nos somos comercio geral... compramos votos, politicos, canetas e charutos tambem....

Elisio Leonardo disse...

"nos somos comercio geral... compramos votos, politicos, canetas e charutos tambem...."

Notas na escola,enunciados de exames de admissao antes da realizacao dos mesmos, arbitros no futebol,lugar na lista dos titulares de um jogo, contratos por ser bom jogador, lugar da frente nas bichas,.... tudo compra-se....

Ca entre nós, é muito mais simples criar a lista das coisas que nao se compram

Unknown disse...

Li o artigo. As conclusões do estudo de que o "O País" resume levam-nos a uma dúvida, do tipo “ovo-galinha”. O que cria o quê? Governos ilegítimos levam ao enfraqecimento da economia, ou o enfraquecimento da economia é que gera Governos ilegítimos? Notei, porém, que a ênfase do artigo recai para a primeira.
Mas, e a relação com a segunda? Penso que o estudo deveria recomendar como se sair desse ciclo vicioso. Porém, dado que o “O País” deu-nos apenas uma parte do artigo, acredito que os elementos que sustentam a minha dúvida estejam devidamente abordados.
Gostaria de ler o artigo na integra. De facto, como o Prof. Carlos Serra diz, o local exacto onde tal estudo se encontra, faz falta.

ricardo disse...

Mas isto

"De acordo com um estudo da Oxford University(...)"

não indicia a fonte?

ricardo disse...

A menos que esteja enganado, mas julgo ser esta a fonte do "País":

http://www.csae.ox.ac.uk/conferences/2009-EDiA/papers/499-Hoeffler.pdf

Anónimo disse...

Neste pais ate politicos se compram. So faltaram letreiros nas ruas a anunciar a compra e venda dos Sibindis e companhia.....