27 outubro 2009

Amanhã


Amanhã vota-se em Moçambique para eleições presidenciais, legislativas e provinciais. Lá estarei no meu posto.
Sugestão: leia um texto em português inserto no Le Monde Diplomatique Brasil de Abril de 2002, da autoria de Alain Garrigou, com o título "Qual o sentido do voto?", aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

UM APELO A TODOS OS MOÇAMBICANOS VAMOS ACORDAR CEDO E VAMOS VOTAR E GANHAMOS O RESTO DO DIA NÃO DEIXEMOS PARA TARDE SENÃO FICAMOS DE FORA!!!!
MÁRIO LITSURI

Anónimo disse...

O artigo de Alain deveria ser lido por todos principalmente pelos politicos que sao uma das razoes das abstencoes no nosso pais. Discursos como "daqui ninguem nos tira...", "nos somos os unicos o resto e palha..." e os comportamentos infantis de alguns politicos que sem ninguem contar boicotam as eleicoes, etc, etc tambem contribuem para a abstencao.

Apesar disto tudo o meu apelo e que votemos em massa. Ja repararam que na cabine de voto nos somos soberanos, poderosos e donos do destino do pais? e uma sensacao impar. Vamos votar compatriotas.

Abdul Karim disse...

Faco votos que tenham um bom dia, uma optima noite.

Amanha 'e o Dia.

Reflectindo disse...

O artigo do Alain Garrigou é excelente, mas temos que ver que ele refere a países ou sociedades que estão comprometido/as com a democracia e não a países que realizam eleicões para o inglês ver. Tenho dito que abstencões no nosso país são mobilizadas por aqueles que logram por elas. O eleitor mocambicano tem que usar uma estratégia contraria, sacrificar o dia de eleicões para estar nas urnas quando o pode. As razões de abstencão podem ser as mesmíssimas da Franca ou Brasil, mas os alvos são diferentes.
Usemos todos TROMBETA para mobilizar os nossos amigos, vizinhos para irem votar e isso com cabeca.

Sir Baba Sharubu disse...

MOZ Election Day: 28 OCT 2009

Dear Mozambique: Please do show to the World that you are a serious country. May the election day run as smoothly as possible, from the Rovuma to Ponta do Ouro.
The World says thank you.

xicoxa disse...

Amanha sera o dia D

A mae de todas as batalhas

Que venca o Melhor

Muta utwa munho

Xicoxa

umBhalane disse...

Um bom exercício, exercício justo, equitativo, é escolher o melhor onde TODOS puderam concorrer!

É, ou não é?

Agora comparar locais onde a oposição foi desconseguida de concorrer, impedida por manobras de secretaria, bastidores, bas fonds do mais abjecto possível...

Aí, nos locais em que TODOS se podem apresentar ao Povo, aí sim

vamos ver quem é o melhor.

Leitura correcta.

Reflectindo disse...

Meu UmBhlane

Os manobreiros falam e falarão de escolha de melhor, mas parte da minha gente em Nampula sente falta do partido que acha que seria melhor.E como ficamos então?