08 setembro 2009

MDM excluído de nove círculos eleitorais

Adenda 1 às 11:09: vamos a ver se vai surgir esta semana um trabalho de jornalismo investigativo sobre as decisões da CNE e sobre os argumentos dos partidos e das coligações.
Adenda 2 às 19:3o: vários partidos foram hoje à Comissão Nacional de Eleições protestar contra a sua exclusão das eleições legislativas. O porta-voz do MDM, Manuel de Sousa, estranhou a não afixação do acórdão. Também protestou o representante do Partido Ecologista, João Massango. O porta-voz da CNE, Leopoldo da Costa, não exclui haver erros no apuramento, seguir-se-ão agora encontros com mandatários dos partidos para sanar os problemas (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).

33 comentários:

Anónimo disse...

Sempre dissemos que era cedo para o MDM concorrer as eleições gerais.
Por mais vontade que tivessem, não é possivel organizar-se um processo dessa dimensão, a escala nacional, em menos de 1 ano.

Zeca

Reflectindo disse...

Eu espero ansiosamente o trabalho de AWEPA. Esse tem aparecido com detalhes.

encfoundations disse...

1.agradeco o Prof. Serra pelo seu blog mais actualizado. ja se tornou um web blog mais favorito para me e meus amigos e colegas.
2. o assunto de exclusao de partidos politicos, especialmente a MDM deve ser levado muito serio. sao estes atitudes que desmoraliza os eleitores a expressar a sua vontade. aqui ja se sabe quem vai ganhar.
3. a Comunidade Intenacional (Nacoes Unidas, Uniao Europeia, SADC) devem interveir neste provavel conflito eletoral

obrigado

umBhalane disse...

A União Europeia, UE, não deve em caso algum intervir em Moçambique.

SADC, ONU, ...Liga Árabe, China, RTússia, Índia...?

excepto UE - União Europeia.

Como cidadão europeu, é a minha clara opinião.

Viriato Dias disse...

Tudo farão para acabar com o MDM. Este partido, convenhamos, apareceu como se fosse um relampago e está a dar provas de que vei para ficar, mas sobretudo para fazer a diferença. Até uma amiga minha, que nunca pensou em abandonar a Frelimo, acabou me revelando hoje que o país está doente e urge combater um sistema político que já não presta, mas que nos deu glórias. Quanto a mim, ninguém pode desviar o curso do destino, quer o MDM, quer o seu líder Eng. D. Simango vieram para mudar o país.

Um abraço

Anónimo disse...

A CNE até pode ter razão.
Agora o problema é que somos um estado de direito quando nos convém.Preciosismo quando o nosso Estado não consegue dar ao cidadão aquele que é o documento básico para a sua identificação, o BI..... as pessoas agoram renovam o talão. Em algum momento temos que pensar que as coisas não são as mesmas. De facto o aparecimento de muitos, mas muitos partidos complica as contas aos grandes. Partidos de menor expressão, mas que representam uma determinada faixa de compatriotas têm tudo tudinho legal.Impressionante como o conseguiram. O alcance desta decisão legalista não é democratica? Esta do registo criminal, só vale em sistemas administrativos funcionáveis, e não é o nosso caso.Alguém me dizia recentemente que estava a ser preparada uma bomba, a expressão foi esta mesmo, uma bomba para cortar as pernas ao puto. Bomba estoirou e o puto mal se lavantou e já se sentou a espera de uma outra oportunidade. Ou então infiltrados de adversarios induziram ao erro e depois foi só indicar onde detecta-los. É. Politica é assim mesmo. Paciência. A CNE não volta atraz e mesmo o CConstitucional .Acabou-se o sonho do começo da mudança por enquanto.Apenas fica atrasado.O partido assim vai ter tempo para encontrar um candidato também jovem até 2014.Agora não estava preparado, foi apanhado em contra-pé. Todos deverão continuar a dançar ao som da FRELIMO e seu Presidente Armando Emilio Guebuza.Curioso: Edson Macuacua no debate da TVM de Domingo dizia que a RENAMO não concorria em Maputo e agora afinal de contas concorre. Alias a jornalista disse na altura não ter visto a lista de Maputo e Gaza para a RENAMO. Esta é boa. Única saída: o MDM e os partidos que se dizem sentir-se injustiçados, unirem-se numa frente e mexer aos pauzinhos no exterior onde Simango parecec ter simpatizantes até mesmo nos corredores da UEuropeia. Como o salário do estado vem de lá, podem apertar os calos aos veteranos. Mas , enfim é muito dificel, todo o mundo vai ralhar,a poeira baixa, o pessoal vota, resultados e assim vamos continuar.

BMatsombe disse...

Quem garantiu ao Senhor Zeca que o MDM ou é vilão ou é apressado? Explique-se.

xicoxa disse...

A VITORIA PREPARA-SE A vitoria Organiza-SE


Depois nao digam k n avisei


Muta utwa Munho yi Outubro

Reflectindo disse...

Mas por onde anda a acta. Pois pelo menos o Conselho Constitucional publicou o acórdão e podiamos ver o que alegava como problema.
Sou da opinião que os partidos injusticados deviam publicar as suas actas com mais pormenores. O público precisa

Anónimo disse...

Prezado BMatsombe,
é simples...o MDM ainda não tem uma estrutura para fazer face a esses desafios.
É oficial que o MDM ainda não tem um Secretário-Geral, figura que seria responsavel por organizar esse processo.
É lógico que o Presidente do MDM, sendo o Edil do segundo maior municipio do pais, não teria tempo para coordenar esse processo.

A sede nacional foi inagurada a menos de 1 mes e o partido ainda não tem, se quer, um ano de vida.

Sinceramente acho que houve precipitação, sugiro que aprendamos com o erro cometido. provavelmente estaremos mais organizados em 2014

Zeca

BMatsombe disse...

Como previa vc não respondeu, está mais preocupado com MDM que com uma resposta neutra, dá exemplos de policiar a sua actividade. E vc é do partido no poder claramente com sua linguagem panfletária, tentando fazer-se passar por MDM como um "estaremos mais organizados em 2014". Angolanos conhecem bem mensageiros desse tipo tipo.
PS. So faltava dizer como sabe que MDM nao tem uma estrutura.

Linette Olofsson disse...

Contra factos! Nao há argumentos.
Aguardemos o desenrolar da peça!
Com serenidade e calma.
Estamos dentro da lei!

Quebuza quando foi chefe da bancada parlamentar da frelimo 1999-2004, disse o seguinte:

A Lei, é para ser cumprida, doa a quem doer!
É lamentavel o que esta a acontecer
Ninguem nos vai dividir!
Estamos bem implantados em todo o País.

Abdul Karim disse...

essa decisao nao 'e nada inesperada, algo que o MDM com certeza estava 'a espera!

sempre que o MDM foi "precionado", respondeu da melhor maneira.

e agora tambem DEVERA responder da melhor maneira. no estilo muito proprio, no estilo 'a MDM!

O MDM esta acontecer NATURALMENTE, e isso nao pode nem deve ser IGNORADO.

para os querem fazer entender, "tem apenas 6 meses e ainda nao esta preparado", o MDM esta bastante bem desenvolvido, saudavel como nunca antes e ORIENTADO PARA JUVENTUDE.

Ja deu PROVAS CLARAS da sua DETERMINACAO em MUDAR MOCAMBIQUE e o "processo" da mudanca ja 'e IRREVERSIVEL.

O MDM JA VIVE DENTRO DA JUVENTUDE, CONVIVE COM A JUVENTUDE, JA 'E PARTE INTEGRANTE DA JUVENTUDE, JA REPRESENTA A JUVENTUDE, e acima de tudo A JUVENTUDE JA SE REVE no MDM.

DAVIS SIMANGO 'e CANDIDATO PRISIDENCIAL e nao vai ser facil travar este MDM.

POR UM MOCAMBIQUE PARA TODOS!

Reflectindo disse...

Caro BMatsombe

Obrigado por ter acertado que Zeca é do partidão e faz-se passar de um bom conselheiro do MDM. Obrigado por nos transmitir essa experiência angolana. Afinal somos todos africanos, do PALOP, com os nossos libertadores, terceiro-mundistas, e, pseudo-democratas, tudo aquilo que nos facilita a comunicacão.
Veja que me espanta que o Zeca tenha a mesma linguagem de Nuno Amorim aqui e a que deixou no meu blog. Também esse conselho de que era cedo para o MDM foi geralmente de membros da Frelimo. Eu podia citá-los pelos nomes, mas acho menos necessário. Não estou contra Zeca ou outro dar a sua opinião, mas fazer-se de um bom conselheiro para justificar um golpe baixo. Ora, pensa Zeca que quem organizou as listas da Frelimo foi Filipe Paúnde? O que sabemos é que ele caiu doente e temos poucas informacões sobre ele?
Acha Zeca que quem organizou as listas da Renamo foi Ossufo Momade? Todo o mocambicano duvidaria.
Será que o compatriota Zeca não se indigna que não tenha havido problemas em Niassa ou Inhambane, mas em Nampula, Zambézia, Cabo Delgado, etc?
O meu compatriota Zeca sabe onde está o pessoal da oposicão capaz de organizar listas como estas em menos tempo.
Porquê Zeca não fala dos problemas criados pelos secretários da Frelimo, do pessoal das administracões que são do conhecimento público?

Não estou a dizer que o MDM não o curto tempo como um dos seus adversários, mas quem me garante que até 2014 o partidão não fará tudo para dificultar qualquer movimentacao da oposicão? O que é que acontece desde 2004? Não está a ser cada vez mais difícil ser da oposicão em Mocambique? As células da Frelimo não chegarão nas nossas casas?
Um abraco

Anónimo disse...

A Frelimo nao presta!
nunca prestou.
esta com medo do MDM! por isso, é que encontrou esta forma suja de afastar o MDM.
os doadores de Moçambique tem que se pronunciar em nome da defesa da democracia que custou sangue e vida dos Moçambicanos.
A frelimo esta a brincar com o povo Moçambicano!
estamos atentos!!!
R.D Nampula

Carlos Serra disse...

O Doutor Leopoldo da Costa prometeu que a CNE estaria, a partir de amanhã, com cada mandatário das formações políticas que se sentem lesadas. Vamos, assim, aguardar.

JOSÉ disse...

É sensato esperarmos mas podemos desde já tirar algumas ilações. Torna-se evidente que a Frelimo tem medo do MDM e está preparada a usar todos os truques baixos rumo às tais vitórias retumbantes.

Reflectindo disse...

Leopoldo da Costa pode estar a jogar com o tempo. Encontro com cada mandatários para fazer o quê? Tomar café e dizer-lhes que a situacão está sendo resolvida? Como? Onde é que anda a acta igualzinha a que o Conselho Constitucional produziu? Onde estão os prazos estabelecidos pela lei? Os membros da CNE são superiores que a lei eleitoral?
Achei interessante o exemplo que o da Sousa deu sobre Manica.
Eu sugiro que os partidos políticos recorram ao Conselho Constitucional onde pela decisão poderemos sentir falta de Rui Baltazar ou não.

Sugiro ainda a leitura do artigo do Allafrica aqui: http://allafrica.com/stories/200909081021.html

Anónimo disse...

Mesmo que deva haver sensatez ha'elementos plasmados na lei que nao estao a ser cumpridos. O MDM precisa da resolucao da CNE para meter o recurso no CConstitucional. Se os prazos forem ultrapassados, se houver vicio de datas o CC nao haver analisar o recurso. É muito perigos esta a acontecer com o MDM.

Anónimo disse...

A frelimo nunca pensou em nos moçambicano, por isso tem medo do MDM.

encfoundations disse...

O segundo artigo mais comentado este mes, (depois de: Proibir uso do lenço às muçulmanas nas escolas?) com 27 comentarios. e' um assunto serio e deve ser resolvido para o bem de todos Mocambicanos.
Obrigado L. Olofsson acalmar os compatriotas (simpatizantes do nosso querido partido)

Reflectindo disse...

Não estou conseguindo abrir os sites do Conselho Constitucional, da CNE nem o da Lei Eleitoral. Alguém consegue?

Um abraco

Basilio Muhate disse...

Caros companheiros

Vejo aqui muitos comentários que atribuem à FRELIMO a responsabilidade pela exclusão do MDM de 9 círculos eleitorais na corrida às legislativas. Discordo completamente !
Tal como refere o Dr Serra, que se faça o Jornalismo investigativo que se achar pertinente, mas sou de total desacordo que os fracassos de um partido na tramitação dos seus processos de candidatura sejam atribuídos a um outro partido.
A CNE é um órgão sério e responsável, com competencia e técnicos qualificados para a realização das suas tarefas.
Não sei a que se deve o fracasso do MDM neste processo, mas é importante que quando uma organização fracassa em algo não se (des)concentre em culpabilizar os seus adversários, mas que faça primeiro uma introspecção para identificar as lacunas e encontrar soluções alternativas. Sigam o exemplo da Frelimo.
Em Relação a um post sobre a JUVENTUDE, estou a ter muita dificuldade em localizar fisicamente esta juventude toda que o MDM revendica para si, por isso não concordo que a Juventude esteja com o MDM, a não ser que hajam evidências dessa juventude. No passado dia 7 de Setembro pude ver o MDM representado na praça dos Heróis, mas não vi a Juventude do MDM, provavelmente tinham alguma outra tarefa.
Não vou me debruçar aqui sobre o papel que a Juventude sempre desempenhou na Frelimo e das várias oportunidades para jovens que a Frelimo proporcionou e proporciona, mas o grande sinal da FORÇA DA JUVENTUDE DA FRELIMO será dado agora na campanha eleitoral. Aguardemos para saber de que lado é que realmente a juventude Moçambicana se encontra !!

Basílio Muhate

Anónimo disse...

evidente a má fé de atribuir ao mdm fracassos que não estão provados como é má fe colocar o bem num lado e o mal no outro apenas por fé do sr Basilio. Assinalar um toque de cotovelo muito forte do sr Basílio nas coisas da juventude. Um dia ha de chegar a vossa vez se saber as dores de estar na oposição.
-RFS Um jovem da uem

aminhavozz disse...

Basilio, concordo contigo quando dizes que não se deve culpar a Frelimo pelos actos da CNE. Em principio (até que se prove o contrario), a CNE é um órgão independente, com capacidade e autonomia de responder pelos seus actos e responsabilizar-se pelas suas falhas.
Este é um processo difícil em que ninguém está livre de falhr. Quero acreditar que o Dr. Leopoldo da Costa, havendo falhas da sua equipa, terá discernimento suficiente para corrigi-las a tempo.
Entretanto, devo lamentar a forma como te emocionaste ao escrever a tua opinião. Penso que te conheço o suficiente para sentir um tom emotivo nas tuas palavras. Controla-te. Alguns excessos só prejudicam a nossa imagem. Uma coisa é 'processo irregular' outra é 'fracassos de um partido'... Assim como nada prova que a Frelimo esteja ‘macumunadada’ com a CNE...também nada prova que haja aqui ‘fracassos do MDM’.
O MDM, independentemente de vir ou não a vencer eleições, já mostrou ser um partido muito mais organizado que qualquer outro ‘extra-parlamentar’ em Moçambique... para além de ter um líder muito inteligente e astuto. Só por isso, merece o nosso respeito...

Eu penso que tu és inteligente o suficiente, para perceber que a CNE pode ter falhado na decisão de excluir o MDM e outros partidos...

Que tal se (ao invés de insultar os partidos uns dos outros) aguardássemos o resultado da reunião entre os partidos e a CNE?

Anónimo disse...

"...e das várias oportunidades para jovens que a Frelimo proporcionou e proporciona," Coitados desses jovens, se a Frelimo nao lhes da oportunidade, he he he he. Se isso e ser jovem eu nao quero ser mais jovem.

Basilio Muhate disse...

Ola Zenaida...
Post interessante o teu.
Realmente posso ter sido emotivo na escrita. sabe Zenaida, faltam menos de 5 dias para o início da campanha eleitoral e a gente se emociona as vezes, espero que entendas...vou tentar me controlar ! kanimambo.

Caro anónimo (RFS estudante da UEM)...
Provavelmente teremos que deixar de discutir o termo fracasso ou ainda a boa ou má fé e encontrar uma melhor terminologia que se adeque ao debate.

Em relação a estar na oposição, meu caro colega da UEM, espero que ande bem informado a ponto de saber que a Frelimo já sentiu as tais dores de estar na oposição em alguns lugares e manteve a sua postura. Deve recordar-se das Eleições autárquicas de 2003 e 2008 caro colega de universidade. O Acesso a informação na UEM não é assim tão difícil.

Basílio
(igualmente jovem da uem)

Reflectindo disse...

Caro Basílio Muhate

Prova-nos o fracasso do MDM, como dizes. Mas se quiseres eu posso de escrever muita prova em como as CNE sempre serviram à Frelimo. Mas para comecar, o meu amigo sabe como elas se formam do topo até ao nível dos presidentes das mesas de voto que alguns deles só servem para introduzir mais votos (Tete) pintar o cabelo com tinta indelével para invalidar votos que opositores (Nacala-Porto), manipular dados (Beira).
É pela capacidade intelectual que Leopoldo da Costa tem que achamos que ele faz as coisas conscientemente. Tenho dúvidas que ele não tenha se lembrado da crítica feita pelo Conselho Constitucional quanto ao sorteio e respeito pelas datas. Não entendo como é possível que quadro do seu tamanho transmita uma decisão importante como ela oralmente. Se a Frelimo não está metida na decisão como é que é ela primeiro a dar conhecer os partidos excluidos?
Quanto à questão da Juventude vamos discutir ainda.
Do que sabemos é que a Frelimo anda a perseguir o MDM. Os exemplos de Catandica e Gaza são iceberg.

Até pode-se dizer que escrevo com emocao, mas é arrepiante como as coisas se fazem em Mocambique. Não me convenco nem tão pouco que seja difícil ser-se honesto porque cada um de nós nasce honesto. É dificil fazer uma sujeira que deixar as coisas tão limpas; é difícil pintar cabelo para ir invalidar votos que apenas tomar banho e pentear;

Reflectindo disse...

"...Frelimo já sentiu as tais dores de estar na oposição em alguns lugares e manteve a sua postura. Deve recordar-se das Eleições autárquicas de 2003 e 2008 caro colega de universidade." Escreve o Basílio

Mas nós todos sabemos que a Frelimo foi lá colocar uma administracão paralela. Essa foi a postura da Frelimo.

Amigo a Frelimo contorna a democracia! Aceita??????

Basílio Muhate disse...

Caro Reflectindo

Já estivemos juntos num outro debate sobre a blogosfera e as diferenças entre o debate real e o debate virtual no seios dos bloggers.
Tenho lido com atenção nos últimos dias os seus comentários nos vários blogues e confesso que são interessantes para o debate, pese embora, tal como eu, seja as vezes emotivo, o que facilmente se percebe.
Diferentemente de mim, ainda estou curioso em conhece-lo pois das tantas leituras e visitas que fiz incluindo o seu blogue não consegui saber afinal de contas quem é o reflectindo na vida real. Gostaria que se identificasse, nem que seja em privado (basilio.muhate@gmail.com) pois, tal como diz o Dr. Serra com quem concordo, o anonimato muitas das vezes prejudica, e epero que não seja o seu caso.

Em relação ao seu post
Não há nada a provar, o MDM não fracassou, apenas foi excluido de 9 círculos eleitorais. Não acredito, sinceramente, que haja algum motivo para a Frelimo, com os seus 47 anos de existência, com cerca de 3 milhões de membros, com representações em todos os 128 distritos e em todas as localidades de Moçambique, com o nível organizacional que tem, perseguir a Renamo ou o PDD ou ainda o MDM. A Frelimo está neste preciso momento com tudo apostos para o arranque da campanha eleitoral, apenas a afinar as últimas arestas !

Reflectindo disse...

Caro Basílio Muhate

Bem, o meu caro vai mesmo que ter a tal curiosidade por muito tempo. Mas acho algum mal assim, já que muitos já aceitaram amizade, concidadania, comigo por muitos anos. Vamos discutir. Agora para este caso eu questiono partindo da lei eleitoral que parece não interessar à CNE, porquê?

A Frelimo perseguir os outros partidos enquanto se faz de grande, Marcelino dos Santos e Mariano Matsinhe já explicaram as razões. Entao a CNE não estará a materializar?

BMatsombe disse...

É máquina de propaganda com dinheiro de contribuintes que leva muita gente a ver as coisas pelos óculos do partido no poder. O que tem acontecido a partidos da oposição encontra aqui em vários dos seus mentores a explicação. Só que aqui não podem usar força física ou polícia.Partido no poder esta claramente perturbado, de forma flagrante teme estas eleicoes e tudo fará para por fora do palco MDM.

Carlos Serra disse...

Aos cavalheiros que, mudando sistematicamente de método e psudónimo, fazendo-se passar amiúde por samaritanos - mas sempre anónimos -, continuam a tentar perturbar este espaço, peço que demandem outras bandas.