09 setembro 2009

Deliberação hoje?

Vamos a ver se sai hoje alguma deliberação na qual a Comissão Nacional de Eleições explique por que razão ou por que razões eliminou partidos e coligações concorrentes às eleições legislativas. Se alguém souber de algo, por favor diga-o em comentário.
Adenda 1 às 10:02: esse será um teste fundamental à credibilidade da CNE.
Adenda 2 às 11:01: acabo de ser informado de que ainda não saiu nenhuma deliberação.
Adenda 3 às 11:17: as coisas podem tornar-se complicadas se a CNE não esclarecer devidamente, em documento escrito, as razões (ou a razão) das exclusões.
Adenda 4 às 12:34: falando em nome do Observatório Eleitoral, D. Jaime Gonçalves afirmou haver preocupação com a exclusão de formações políticas do processo eleitoral (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30).
Adenda 5 às 12:38: alguém me informou há momentos que estão reunidas na cidade de Maputo várias formações políticas do país, eventualmente para tomarem uma posição face à sua exclusão do processo eleitoral pela CNE, não estando a Renamo presente.

5 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

Alo Dr serra! viu o telejornal da TVM ontem .parece ter se dito algo que a Renamo nao iria concorrer na totalidade dos mandatos em alguns circulos eleitorais .alguem pode exclarecer melhor isso

Carlos Serra disse...

Não, não vi, nada sei ainda sobre isso.

Anónimo disse...

Julgo que a CNE tem alguma dificuldade de fazer valer a sua imparcialidade. Os actores estão conscientes disso. Agora, numa situação de pura especulação, julgo que esta estrategia pode sair errada. Os partidos mais mais estão a lidar com politicos que ganharam alguma experiencia, e hoje já não se deixam levar por qualquer argumento. O Moçambicano sabe mais agora, porque estuda, estuda , estuda. É preciso explicar de facto as razões. Uma RENAMO desorghanizada e a excluir pessoas intelectuais é uma grande ajuda, mas não são todos assim e cada vez menos. Se a CNE volta atraz, então os rapazes do Chiveve ganham protagonismo sem se esforçarem.
Vamos aguardar, não é? Com calma. Anda aí um grande nervosismo e nós pacatos cidadaõs não conhecemos os trunfos e jogos de bastidor.

Anónimo disse...

A CNE é um orgao partidarizado!
por favor! nao tenhamos duvidas nisso!
A CNE com a frelimo por detras, esta a matar a democracia.
Terror politico eleitoral.
Nao há outra coisa.
Por exemplo
A vogal Rabia Zauria Valgy,apresenta-se naquele orgao como vinda da sociedade civil, sabemos porém que ela ali nao esta a defender a sociedade civil mas sim os interesses do partido frelimo, até que nos prove ao contrario na possivel votaçao.
Aguardemos pela posiçao dos que dizem vir da sociedade civil

Joaqum Macanguisse disse...

eu acho que o fim sera readimitir os partidos mais com os preujuizos iguais a que tiveram os candidatos da renamo no passado ,penso foi em duas situacoes uma em gaza e outra na zambezia nao podendo esses participar activamente na campanha ,mais no fim acabaram sendo autorizados a participar no processo.
o governo mocambicano deveria tomar de experiencias as situacoes de zimbabwe,Kenia e muitos outros paises africanos .é preciso perceber que o povo moçambicano nao é tao parvo na medida que se pensa ,ele apenas tem falta de start ,assim ficou provado no dia 5 de fev
temo que esse start nao seja activada na zona centro ,NORTE concretamente Beira ,quelimane ,nacala porto e ilha de Mocambique pois a acontecer assim outras contas mal feitas no passado serviriam de baril de volvora.
NOS QUEREMOS PAZ..