08 setembro 2009

Camuflagem social

Algumas ideias que preciso aprofundar: a camuflagem social, directa ou indirecta, consciente ou não, pode hoje medir-se pelo recurso intensivo a cinco categorias de hospedagem vasta: individualidade (a sociedade difusa dos indivíduos), irmandade (a sociedade difusa do irmãos), cibermundo (a sociedade difusa dos internautas), nacionalidade (a sociedade difusa da Nação) e sociedade civil (a sociedade difusa de todos fora do ou ao lado do Estado). Nos mais variados contextos e continentes, é com elas que operam os propagandistas da sociedade supostamente esvaziada de classes, grupos e lutas sociais. A abóbada ideológica é regra geral fechada com recurso à “mão externa” sempre que um conflito interno toma curso.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro professor,

Plataformas virtuais de grupos ambientais, políticos e sociais são a resposta global ao abandono do Estado de bem-estar social pelos dirigentes políticos e económicos. Os direitos humanos, ambientais e sociais não conhecem limites nacionais. O modelo da democracia representativa e participativa é um modelo universal. A globalização é uma realidade, bem como os seus impactos negativos da poluição ambiental, da expansão da pobreza e da desigualdade. A organização descentralizada e flexível dos movimentos internacionais claramente desafia os modelos hegemónicos do Estado nacional, do partido único e dos chefes das tribos locais. Por isso as redes difusas na Internet são os novos inimigos dos ditadores e capitalistas deste mundo, porque desafiam seu poder politica e económica com um conjunto de técnicas e métodos surpreendentes, que não tem nada a ver com camuflagem. O objectivo da camuflagem é esconder uma espécie de outros, para sobreviver ou se proteger dos predadores (como se sabe, cada individuo pode ser alvo da violência, perseguição e opressão). O objectivo redes virtuais é lutar pela dignidade humana e contra a ganância do capital. È difícil para um leão atacar a massa difusa dos zebras listradas. Não devida a camuflagem, mas sim devida a confusão do leão!

Uma abraço do
Oxalá

Anónimo disse...

Caro professor,

Será um prazer ler seu aprofundamento das questões propostas, pertinentes e oportuníssimas. A reflexão do prezado Oxalá, que comentou, também dá um ótimo 'gancho' de reflexões.

Meu abraço,
Paulo / Brasil

Abdul Karim disse...

Muito Interessante.