30 setembro 2009

(27) 30/09/09


Reparem bem como está estruturada a página "política" do "Notícias" de hoje, a começar pelas duas primeiras notícias. Aqui. Mas também é importante ler o editorial do jornal (tese: círculos diversos, entre os quais doadores, elegeram "um certo partido" como preferido, por isso atiram a lei às urtigas), aqui. Um quadro político, opinativo e financial muito dialéctico e fascinante este, antes mesmo do acto eleitoral. Desta vez o diabo não é a Renamo.
Adenda 1 às 10:49: segundo "O País" online de hoje, citando a Agência Lusa, os doadores recusaram comentar a decisão do CC sobre a exclusão dos partidos. Aqui.
Adenda 2 às 10:55: um texto de Manuel Araújo no "Canal de Moçambique" online de hoje, aqui.
Adenda 3 às 12:17: excluídos querem processo eleitoral adiado, confira no "Mediafax" online de hoje, aqui.

24 comentários:

Chauque disse...

do Jornal Noticias ja tudo se disse,o jornal ainda nao assumiu publicamente que é da Frelimo, mas ja nao consegue esconder, e o Jornal de hoje foi o mais notavel o favorecimente ao Partido Frelimo é o mais destacado...só não vé quem não quer.

PS: Não é só o Jornal Noticias; TVM,a lista está crescendo TV Miramar; STV(xta a surprenderme) os diarios da campanha destes orgãos de informação deixao muito a desejar, é so assistirem e verão o favoritismo( troca de serviço???)

Joaqum Macanguisse disse...

Alô Dr. serra .
A um fenómeno que merece algum estudo.
1-tenho visto na televisão sempre que as brigadas moveis ( campanha porta a porta ) chegam a uma casa recebem um voto incondicional dos membros presentes da família. Será que este SIM de haver com aprovação da mensagem do partido ,medo de ataque por parte dos membros ,ou então é uma resposta despachada para não se alongar com o discurso dos brigadistas. raras vezes as pessoas estão preocupadas com perguntas que vão ao encontro dos manifestos ,com perguntas que vão ao encontro das suas própria dificuldades.que tem a dizer sobre isso?

2-porque nas presidências abertas as pessoas apresentavam problemas ,insatisfações ,mas as mesmas pessoas e nos mesmos lugares na campanha orientada pela mesma figura da presidência aberta apresentam uma grande satisfação ,um obrigado sem fim , uma espécie de mensagem de Deus já vive em suas casas , e nunca ,nunca mesmo dizem algo que lhes incomoda .

Carlos Serra disse...

Infelizmente não sei responder, não pesquisei os temas, perdoe.

Anónimo disse...

Julgo que isto acontece porque a Frelimo acaba de garantir o regresso ao monopartidarismo... importa o mais cedo possível estar bem com o sistema...

Viriato Dias disse...

Bem, para os que acreditam em Deus como eu, porque já não há mais nada a dizer nem a escrever sobre este caso tão polémico, vamos deixar que o tempo ou Deus faça a sua justiça. Estou é muito constrangido com a nossa CNE, por um lado, mas também com o CC, pela decisão que segundo leitura dos argumentos não me convencem. Contudo, a nível do MDM há que se tomar responsabilidades e não deixar este assunto impune como está. Deve haver também culpados. Alguém errou certamente.

Um abraço

Anónimo disse...

Essa dos partidos excluidos exigirem o adiamento do processo eleitoral me faz lembrar que,uma regra basica que deveria ser usada na estrategia politica e nao exigir coisas de que depois nao podes "forcar" o cumprimento.

Explico-me. Que estrategia tem esses partidos para tornar essa demanada uma realidade?

Acreditam que exista um minimo de probabilidade dessa demanda ser "escutada" e levada a serio?

E por essas e outras que se exige seriedade na politica e nos politicos...

I Chire

Anónimo disse...

Essa dos partidos excluidos exigirem o adiamento do processo eleitoral me faz lembrar que,uma regra basica que deveria ser usada na estrategia politica e nao exigir coisas de que depois nao podes "forcar" o cumprimento.

Explico-me. Que estrategia tem esses partidos para tornar essa demanada uma realidade?

Acreditam que exista um minimo de probabilidade dessa demanda ser "escutada" e levada a serio?

E por essas e outras que se exige seriedade na politica e nos politicos...

I Chire

Xicoxa disse...

Manuel de Araujo, esta a instigar a desobediencia civil no seu artigo do canal de moc.


Isto sim é crime.... E Crime publico...

Senceramente nao comprendo como alguém do nivel do Manuel de Araujo pode pensar de tal forma no minimo é bizzaro....


Mas n digo

Xicoxa

Chauque disse...

ese é o seu ponto de vista Xicoxa. manifestacoes é desobediencia civil??? ou é um dereito olha k a constituçao da Republica nao é contra.

em nenhum momento o Manuel de Araujo apelou a manifestaçoes violentas. nao faça dos teus pensamentos, as palavras do Manuel Araujo, nao tira partido para o teu partido Xicoxa. sera k pensas emti antes do partido?

isso sim é crime Publico

Anónimo disse...

MOCAMBIQUE,que sorte a tua.

Primeiro a ditadura colonial..
Depois a ditadura do proletariado..

Agora a DITADURA dos GENERALISSIMOS


So sangue.

Anónimo disse...

Hum, desobediência civil, talvez seja um recurso que será cada vez mais utilizado, à medida que diminuem os "checks and balances" - os mais importates elementos de uma democracia - e o país caminha para a ditadura. Será o futuro ao estilo Guiné-Conakry ou Zimbabwe (polícias-milícias (Green Bombers, etc).

Reflectindo disse...

Xicoxa, vai ler bem a Constituicão da República, antes de caires naquela do Ministério Público em intimidar o Azagaia;

Concordo consigo, IChire. Não posso entender de como é possível que esses investem em coisas iguais. Será que eles pensavam que os membros do CC estavam fora do sistema e que decidiriam o contrário? Desde domingo, dia 6 de Setembro, foi claro para mim que o plano havia sido executado na sua íntegra. Daí nada restava, como Manuel Araújo disse, para os partidos optarem a melhor maneira de reagir ou mesmo engolir sapos procurando unirem-se para as eleicões de 28 de Outubro. Nas suas reuniões a seguir, pensei que estivessem a desenhar plataformas.

Para bem dizer, neste momento estes partidos não devem perder tempo em falar de adiamento nem de manifestacões porque nem uma nem outra será possível executar. Eles deviam e devem mobilizar eleitores para irem punir o sistema nas urnas.

Anónimo disse...

XICOCA

MANUEL DE ARAUJO 'E UM PATRIOTA E ACADEMICO, FALA COM OS DOIS PES NO CHAO, SIGA O EXEMPLO DELE.
SERA QUE NAO CANSAS DE ESCOVAR A FRELIMO?
ES FILHO DE ANTIGO COMBATENTE?
UM ABRACO

MANUEL DE ARAÚJO disse...

O Xicoxa acusa-me de incitar a desobediencia civil! Das duas uma: ou ele precisa de oculos novos, ou entao como minha mae me dizia, la pelas bandas da Missao dos Santos anjos de Coalne, 'a lingua portuguesa veio de barco pelo que temos que ter paciencia pois nem todos a entendem com a perfeicao desejada'! Nao me lembro em paragrafo nenhum, a nao ser que a minha memoria ande com problemas, de ter incitado a desobediencia civil. o que disse, e passo a citar textualmente foi ...'Infelizmente, a chamada terceira forca so pode ter a forca e legitimidade se se socorrer das licoes e dos ensinamentos do 5 de Fevereiro! Ou seja a rua tera que ser a sua Nachingweia e o seu Maringue!'

Disse taxativamente que a chamada 3a forca para ter forca e legitimidde deveria socorrer-se das licoes ensinamentos do 5 de fevereiro!

O que acharia normal seria que em caso de duvidas me indagasse sobre o que eu definia como 'as licoes e eninamentos do 5 de fevereiro', pois comeco a notar que as suas licoes sao diametralmente opostas as minhas!

E para que nao no percamos no vazio lhe adianto desde ja que uma das licoes do 5 de Fevereiro e que o poder estatuido 'ouve e respeita a voz do povo'! Nao foi por acaso que o governo assinou um acordo com os 'chapistas' segundo o qual ate Dezembro, ou seja ate depois das eleicoes nao haveria subida de precos.
Reitero aqui a minha oposicao a violencia! O direito a opiniao, expressao e manifestacao estao garantidos e so protegidos pela Constituicao da Republica, pelo que apelar a manifestacao ordeira e pacifica no pode ser vista como apelar a desobdiencia civil, incitaco a violencia ou seja o que for!

Um abraco patriotico,
MA

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Caro Xicoxa,

Esqueci-me de algo! Se acha que o mu artigo no Canal de Mocambique incita a desobediencia civil por conseguinte, pelo menos na sua analise e crime publico, agradecia que accionasse os mecanismos legais junto a PGR!
Falando e que nos entedemos!
Mais um abraco patriotico,
MA

umBhalane disse...

Será que Manuel Araújo corre o risco de ter a mesma sorte que Uria Simango, Celina Simango, Lúcia Tangane, Raul Casal Ribeiro, Mateus Gwengere, Joana Simeão, Lázaro Kavandame, Arcanjo Kambeu, Júlio Nihia, Paulo Gumane,..., e muitos, muitos mesmo, milhares de outras vítimas sodomizadas e assassinadas pela Frelimo.

Penso que Manuel Araújo deve estar consciente desses riscos!!!

Não estão a RESTABELECER as condições?

Ainda que mal pergunte.

Xicoxa disse...

Caro Compatriota
Manuel de Araujo


Analisei os seus argumentos com lupa m sinceramente n mudei de opiniao quanto ao que disse anteriorimente.

Quanto a ao dominio da lingua portuguesa, pode estar certo que n sou analfabeto devo possuir o mesmo nivel que o Manuel ou talvez superior e feito nas melhores universidades da Europa.

O Manuel pede me para que eu accione os mecanismos junto da PGR, m sendo este crime publico n é necessario pois que ele n precisa de queixa.

Um abraco


Xicoxa

Viriato Dias disse...

K.O de Manuel de Araújo ao Xicoxa! Que pena, está coisa de falar sem perceber dá nisso. Que tiro envenenado saiu pela culatra.

Um abraço

Manuel de Araujo disse...

Caro Umbhalane,

Se o preco a pagar por gozar meus direitos constitucionais e ter o mesmo fim trgico que Uria Simango, Celina Simango, Lúcia Tangane, Raul Casal Ribeiro, Mateus Gwengere, Joana Simeão, Lázaro Kavandame, Arcanjo Kambeu, Júlio Nihia, Paulo Gumane,..., e muitos, muitos mesmo, milhares de outras vítimas sodomizadas e assassinadas pela Frelimo, ACEITO-O pois nao ha melhor davida que morrer pela patria! Nao me curvarei jamais e nunca deixarei de usufruir os meus direitos fundamentais!
Em todo o caso obrigado pelo aviso, irmao!
Um abraco,
MA

Manuel de Araujo disse...

Caro Compatriota Xicoxa,

1.Nao esperava que mudasses de opiniao, pois mudar d opiniao e privilegio de grandes homens!

2.De facto suspitei que sofresses d vista e que precisasses de oculos novos! Nao tinha a dimensao da suamiopia ao ponto de estar a recorrer a lupa!

3.Nunca disse que eras analfabeto! Tanto mais que nem o conheco! Nem te perguntei qual era o teu nivel! O que nao entendi foi quem lhe disse que quem faz nivel superior nas melhores universidades da Europa fala bem a lingua portuguesa? A nao ser que para ti as melhores universidades europeias estejam em Portugal!

Compatriota, quem te pediu para queixares? Pedi para que accionasses os mecanismos! A nao ser que para si accionar mecanismos quer dizer queixar! Ish yoweeee, portugues veio mesmo de barco!

Um abraco patriotico!
MA

Chauque disse...

ate k ponto xegamos, agora temos k acompanhar as comparacoes quais as Melhores Universidades da EUROPA, onde o X e o Y passaram, e os niveis então!

AWÉNI... K.O ...UTA UTWA AMUNHU, hahahahah

umBhalane disse...

Caro Manuel Araújo

Eu sei que é um homem avisado.

Como um farol, ou uma bóia luminosa que indica aos pilotos onde estão as rochas, os arrecifes, assim eu entendi deixar um aviso à navegação.

Homem prevenido vale por dois, e marinheiro deve prepara-se em terra.

É preciso conhecer, de conhecer mesmo, a verdadeira natureza da Frelimo.

E eu que cansei de avisar, não é Reflectindo?

Um Zambeziano abraço

uB

Carlos Serra disse...

Senhor "xicoxa", tente lá explicar aqui por que se esconde num pseudónimo.

Reflectindo disse...

Caro Xicoxa

Os que incitam a violência estão na CNE. Chegam analisando como foi a violência em 2000 em Madagáscar, e no último ano em Quénia e Zimbabwe.

Quanto ao que escreveste sobre melhores universidades na Europa me deixa muito confuso em relacão a ti e outros filhos da Frelimo como costumas dizer. a) são anti-Europa/Ocidente; b)gostam da Europa/Ocidente; c)só estudam nas melhores universidades europeias; d)não investem nas universidades nacionais porque estudam nas melhores universidades europeias/Ocidentais; e)odeiam a Europa e o Ocidente, mas querem ser europeus/Ocidentais (Mbaki tem muita razão)

É preciso conhecer bem a vocês como o meu amigo UmBhlane sempre nos avisou.