04 julho 2009

Excelente

Acompanhei esta manhã um debate, moderado pelo jornalista Arão Cuambe, no programa Linha Directa da Rádio Moçambique, 9/11 horas. O tema central era a recente conferência realizada em Maputo sobre o Tribunal Penal Internacional e as perspectivas de uma justiça penal internacional; o tema particular era o facto de Moçambique não ter ainda ratificado o acordo de Roma sobre o Tribunal Penal Internacional, o que significa que somos porosos a gente internacional e criminalmente indigesta. Presentes no debate estiveram pessoas como o bastonário da Ordem dos Advogados (Gilberto Correia), um deputado da Assembleia da República (António Muchanga), o director do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (Pedro Nhatitima) e o eng. Venâncio Mondlane (sempre excelente para fazer frente aos politicamente correctos). Ali foram defendidas posições fortes, em completo à-vontade, sem que alguém tivesse armado em polícia ideológico. Um belo trabalho de moderação do jornalista Arão Cuambe.

5 comentários:

umBhalane disse...

Normalmente, eu escrevo normalmente, quando um qualquer país se presta "a recente conferência realizada em Maputo sobre o Tribunal Penal Internacional e as perspectivas de uma justiça penal internacional" é porque está interessado no tema, e até pode querer assumir legitimamente notoriedade e liderança no assunto.

Daí, que sejam invariavelmente, os primeiros a subscrever, a empenhar-se na concretização de metas e planos, no caso em apreço de uma justiça penal internacional.

Mas a Frelimo é coerente em não subscrever nada.
Como na "democracia", fala, propagandeia, mas não pratica...

Para inglês ver.

Quer dizer, voa , mas não é passarinho, como dizia um amigo meu, muana Sena, lá do Luabo.

Como o morcego que voa, mas não é passarinho.

Aparências iludem, de facto.

Rematando, dentro da anormalidade habitual, tudo normal.

MANUEL DE ARAÚJO disse...

De facto, Mocambique assinou os Estatutos de Roma no ano 2000! Volvidos 9 anos ainda nao submeteu os mesmos a AR para ratificacao! Ha mais de tres anos que tenho andado atras deste assunto, tendo inclusive sido recebido em audiencias pelas anteriores ministras dos negocios estrangeiros e da justica, Alcinda abreu e Esperanca Matavele, bem como pelos actuais timoneiros das areas, Benvinda Levi e Oldemiro Baloi! Do lado do MINEC diz/se que esta tudo bem e que Mocambique vai ratificar em breve! So que esse breve ja tem tres anos! Da parte do ministerio da Justica, diz se que ha incompatibilidades com a Constituicao da Republica! Consultei experts internacionais que estudaram o assunto e garantiram que as chamadas incompatibilidades eram sanaveis e se ofereceram a ajudar o governo a resolver as tais incompatibilidades! Mas o Governo fez e faz ouvidos de mercador!

Esta pois de parabens o jovem Gilberto Correia pela iniciativa! Parabens Ordem dos Advogados!

Pedra a pedra se constroe a nacao!
E um caso de estudo! Um abraco patriotico! MA

Anónimo disse...

esperamos que o GOVERNO-FRELIMO mostre o ORGULHO MOCAMBICANO!!! PATRIOTISMO!!!

a ractificacao significa isso mesmo!!! PATRIOTISMO!!!ORGULHO!!!

vamos ver!!!

nao acredito que este GOVERNO-FRELIMO seja de facto, no fundo, PATRIOTA!!!

MZ

Viriato Dias disse...

Uma outra versão, opondo-se a esta, suponho, do deputado Manuel de Araújo, era preciso para balancearmos a informação e interesse nacional. Para todos os efeitos, é de louvar a sede mental do Sr. Manuel de Araújo em levar o barco a um bom porto em prol desta bela nação que é de todos nós!

Um abraço

Nkutumula disse...

"Politicamente correctos", "Graxistas", "Escovinhas", "Lambebotas",
VERSUS
"Apostolos da desgraca", "Intriguistas", "Compatriotas zangados", "invejosos". Acho um debate interessante este dos titulos atribuidos `as pessoas por causa das SUAS opinioes. Ninguem tem opiniao propria quando esta seja favoravel ao governo. E quando alguem fala de modo desfavoravel ao Governo, e' apostolo da desgraca.
Apelo `a intectualidade. LIberdade de expressao e' liberdade de opiniao, agrade ou desgrade a alguem, e' opiniao.