09 maio 2009

Servir o povo

Da TVM: "O Presidente da República, Armando Guebuza, disse que em Moçambique os dirigentes são para servir o povo e têm o dever de dar respostas às suas preocupações. O Chefe do Estado reagia a queixas apresentadas por cidadãos convidados a usar da palavra no comício realizado na vila-sede do distrito de Nacala-a-Velha e que marcou o final da sua visita de cinco dias à província de Nampula."
Há 35 anos, em 1974, o primeiro presidente da nossa República, Samora Machel, disse o seguinte quando estávamos no governo de transição: "Queremos chamar atenção ainda sobre um aspecto fundamental: a necessidade de os dirigentes viverem de acordo com a política da Frelimo, a exigência de no seu comportamento representarem os sacrifícios consentidos pelas massas. O poder, as facilidades que rodeiam os governantes podem corromper o homem mais firme. Por isso queremos que vivam modestamente com o povo, não façam da tarefa recebida um privilégio e um meio de acumular bens ou distribuir favores. A corrupção material, moral e ideológica, o suborno, a busca do conforto, as cunhas, o nepotismo, isto é, os favores na base de amizade, e em particular dar preferência nos empregos aos seus familiares, amigos ou a gente da sua região fazem parte do sistema de vida que estamos a destruir (....) Para que se mantenha a austeridade necessária a nossa vida de militante e assim se guarde no sentido do povo e dos seus sacrifícios, todos os militantes da Frelimo que receberam tarefas de governação do Estado tal como no passado deve renunciar as preocupações materiais, nomeadamente aos vencimentos. É evidente que por maioria de razão não se pode tolerar que um representante nosso possua meios de produção ou explore o trabalho de outrem. Combatemos durante dez anos sem qualquer preocupação de ordem financeira individual, empenhados apenas em consagrar toda a nossa energia ao serviço do povo. Esta é a característica do militante, do quadro, dos dirigentes da Frelimo."

9 comentários:

Anónimo disse...

contextualizando
Rui

Anónimo disse...

Professor,

disso todos nos sabemos.

os governantes sao sempre para servir o POVO.

o grande problema passa essencialmente porque os governantes do GOVERNO de GUEBUZA, nao servem ao POVO, muito pelo contrario, querem servir-se e estao a servir-se do POVO.

e o CHEFE do GOVERNO deu esse exemplo ao seu governo, tanto mais que ele ARMANDO EMILIO GUEBUZA diz que o estado da nacao 'e BOM e o seu partido FRELIMO pretende levar o seu modelo de GOVERNACAO para todos os cantos de MOCAMBIQUE. isso sao afirmacoes publicas.

a questao principal, passa por um discurso que nao tem coerencia com a accao.

mais grave ainda, 'e o facto de, existirem situacoes que deveriam merecer rapidas solucoes, sao bloqueadas a fim de se obter comissoes, accoes nas sociedades, dividendos.

desafio ao GOVERNO em MOSTRAR a coerencia do discurso, comecando por desbloquear a todos os niveis, situacoes que perpetuam a pobreza e impedem e prejudicam mesmo aqueles que pretendem ajudar o GOVERNO de GUEBUZA a apresentar melhores resultados.

ate agora temos visto uma tecnica de bloqueio,que se resume a ignorar completamente os apelos das comunidades, empresarios, estudantes, academicos e cidadaos.

POR UM MOCAMBIQUE MELHOR PARA TODOS.

Cumprimentos
Abdul Karim

Anónimo disse...

Guebuza e Machel, iguais da "boca para fora"!

Meios de produção: foi Samora quem no 5º Congresso, em vésperas da queda do socialismo e adopção da economia de mercado, alertou os camaradas que:

(i) A era do poder político = a mordomias = a poder económico, aproximava-se do fim.

(ii) Com a adopção da economia de mercado, a regra de jogo passava a ser: poder económico = a mordomias = a poder político.

E assim os "cândidos" camaradas açambarcaram os meios de produção do sector empresarial do estado, e tudo que pudesse dar poder económico.

E assim continuam nos dias de hoje, usam em benefício próprio informação qualificada com a qual forçam participações directas ou indirectas em todos os grandes empreendimentos do país.

Bem, sobre este tipo de enormidades, o PGR foi claro!

Embora obrigados por lei, os nossos políticos do governo (honrosa excepção ao Ministro das Finanças)recusam-se a declarar seus patrimónios ... levando o Povo a "especular" que a razão é o enriquecimento ilícito.

Compadrio e favorecimento de familiares:

Professor, passe pelo cruzamento da Avª Mao Tsé Tung com a Julyus Nyerere (ali mesmo ao lado do Hotel Polana) e veja quem é o "Dono da Obra" de um complexo de 27 apartamentos de luxo em construção.
Nada mais nada menos que Olivia Machel, filha do nosso querido ex-Presidente, que abominava favorecimentos.

Qual o critério para atribuição daquele terreno e de muitos outros pelas cidades e país fora a "estruturas" e/ou familiares ?

Salvo raras excepções, a classe política (em Moçambique e no mundo em geral: vejam-se os escandâlos associados à actual crise internacional), é constituída por uma "fauna" maioritariamente composta por invertebrados ..., daí a sua falta de verticalidade e refugio na demagogia.
___
AM

Anónimo disse...

PROFESSOR,

se a FRELIMO seguisse efectivamente o discurso do Machel ha 35 anos, entao nao seriamos um pais tao pobre.

No entanto, ouso afirmar que o discurso do Machel teria que ser actualizado em apenas 1 ponto, nomeadamente nos salarios dos governantes.

com isso quero apenas dizer que os governates nao tem que renunciar salarios. tem isso sim, que nao exigir comissoes em salarios de outrem, ou ate participacoes em investimentos que pretendam desenvolver o pais.

quanto 'a realidade, a FRELIMO perdeu a sua pricipal caracteristica, a de SERVIR O POVO.

Acho que ai se perde a FRELIMO, e tem se hoje um partido denominado "FRELIMO" mas que de seus pricipios basicos e elementares nada sobrou.

a FRELIMO passou a ser CAPITALISTA, sem bem entender o CAPITALISMO, optou por ECONOMIA DE MERCADO mas, expurgou do seu seio, os que realmente tinham nocao duma economia de mercado pos-solialista ou comunista como acharem que se devera ser denominada.

construido imperios apartir de MONOPOLIOS, e impedindo a propria ECONOMIA DE MERCADO de se desenvolver.

Hoje temos um hino "socialista" da "FRELIMO" mas, temos uma postura CAPITALISTA PROSTITUIDA, completamente desenquadrada com as tendencias globais.

mais uma vez, encontramo-nos na dificuldade de escolher o sistema certo, por falta de CONHECIMENTO.

a diferenca existente ha 35 anos e hoje, relativamente ao CONHECIMENTO, 'e que efectivamente ha 35 anos, ou o CONHECIMENTO nao existia ou era EXTREMAMENTE LIMITADO. hoje, esse mesmo CONHECIMENTO existe, e com limitacoes bastante menores que em nada tem haver com as de 35 anos atraz.

poderiamos ate dizer que temos algum CAPITAL INTECTUAL por ainda ser possivel aproveitar EXPERIENCIAS de INDIVIDUALIDADES VIVAS e PRESENTES na nossa sociedade e pais.

o problema 'e o sistema actual nao reconhecer o CONHECIMENTO ACUMULADO dessas INDIVIDUALIDADES.

Anónimo disse...

Hipotese, Pensamento, o Campo de Todas as Possibelidades.

O GUEBUZA e a sua FRELIMO, encontram pela primeira vez, e em directo, a MANIFESTACAO POPULAR de desagrado e insatisfacao do seu GOVERNO.

Completamente desfeitas as ilusoes e mentiras de COMPLETO SUCESSO de GOVERNACAO DA FRELIMO.

duas frentes de combate e a rectaguarda desguarnecida, mais a insatisfacao popular demonstrada deixam poucas hipoteses 'a FRELIMO.

Uma delas sera certamente, tentar em desespero, remodelar a equipe e livrar-se de "culpados", correndo o risco de desfazer o actual nucleo duro da FRELIMO.

Conseguir enquadrar a ala Graca Machel,Magid Osman, etc por um lado, e garantir um acordo com o MDM para absorcao de quadros do MDM na tal remodelacao do actual SEU ELENCO, pelo segundo lado,ainda responder atempadamente a INSATISFACAO POPULAR, por terceiro lado e aguentar o Dhlakama do quarto lado.
Ou seja, o GUEBUZA propor o GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL antes das eleicoes.

so surtiria efeito, se de facto a movimentacao fosse rapida e conseguisse dar o exemplo, fazendo alguns dos seus descipulos verem o sol aos quadradinhos. a resolucao de alguns casos quentes ainda antes das eleicoes.

algo que nao parece possivel pois a nova ministra da justica parece apenas preocupada com a criminalidade de base, e entrando na onda de seminarios habituais,nem se quer ousando mencionar os casos quentes.sem contar com o facto do PGR aparecer a culpar funcionarios de empregarem familiares, e deixando de lado todos os badalados casos quentes.

Corre o risco o GUEBUZA de ir e levar o barco FRELIMO ao fundo, se mantiver na onda de proteger os seus discipulos e respectivas baneses deles.


Hipotese, Pensamento, O Campo de Todas as Possibelidades.

Barriga-Nao-Zanga disse...

Porque se preocupar tanto...??? Guebuza vai resolver o problema da pobreza, reactivando as empresas e a produtividade no proximo mandato. Entao, voces nao conseguem ver que o PCA da Vodacom e "dono" do CTA quer importar mao-de-obra estrangeira??? Assim, os governantes podem ficar descansados pois os estrangeiros vao trabalhar para nos.

Se tudo isso nos incomoda a todos vem ai as eleicoes e facamos mudar o curso da pobreza; paremos de acusar os governantes. Temos que trabalhar para a mudanca que desejamos ver e ter.

A culpa e inteiramente nossa e nao de Guebuza. Temos medo de mudancas e Guebuza e a Frelimo nao vao fazer coligacao coisa nenhuma com nenhum partido

Anónimo disse...

O MDM tem que aumentar a velocidade.

Anónimo disse...

E depois acham que não há motivos (tal como Graça Machel acusa) para que o atentado a Samora fosse interno?? só não vê quem não quer.

Joaqum Macanguisse disse...

quando se tem 5 ,6... esposas isso tambem pode representar uma pouco de falta de responsabilidade , falta de comprimisso ,e excesso de autoritarismo.
quando a escolaridade de Zuma eu penso que isto nao vai ser relevante ,pois sabendo desta fraqueza ele ja começa a indicar nomes com grande capacidde tecnica para dirigir sectores chaves.ele pode actuar a maneira dos Reis sendo este grandes defensores de modelos de vida a seguir ,protecao da historia do pais ,promoção da dignidade mas estando ausente em questoes matematicas da nacao