30 maio 2009

Mídia e relações políticas (1)

"E se você tiver cursado boas escolas, como eu cursei e você também, a sua história foi sendo moldada para a obediência. Para a maioria da população, a educação é uma forma de colocá-la no seu nicho na sociedade e de fazer com que elas não causem problema. De fazer essas pessoas prestarem atenção em outra coisa - esporte, moda, comédias, mas não nos perturbe. Por exemplo, o fenômeno Bill Gates e seus planos para a Internet. Se as pessoas estiverem sentadas na frente de seus computadores, apertando botões para satisfazer formas artificialmente criativas, você não precisa se preocupar." - Noam Chomsky
Na nossa sabedoria espontânea, a mídia é fundamentalmente apenas um conjunto de três coisas: informação, crítica e recreação. Como consumidores, dedicamos bastante tempo a avaliar se a informação é ou não isenta e se a recreação é ou não adequada. Porém, a mídia é também, de forma exemplar, directa e/ou indirectamente, um conjunto permanente de fenómenos que nos permite, através das múltiplas janelas que abre, entrever o funcionamento das relações políticas numa dada sociedade. O que quero dizer com isso? Quero dizer com isso que a informação veiculada pela mídia permite-nos, como num laboratório, estudar as relações Estado/cidadãos a quatro níveis:
1. Instâncias de sistemas e de regras de vida
2. Instâncias de conformismo
3. Instâncias de protesto
4. Instâncias de punição
Desenvolverei o tema com exemplos do nosso país.
N.B.: a qualquer momento posso modificar o que aqui fica escrito, assinalando a vermelho as partes eventualmente modificadas.
(continua)

5 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Apenas um pequeno enquadramento, talvez, necessario para o que tenho vindo defender tambem em relacao ao PAPEL DA MIDEA na actual situacao do NOSSO PAIS.

"THE ROLE OF THE MIDEA in the contemporary politics forces us to ask what kind of a sociaty do we want to live in,and in particular in what sense of democracy do we want this to be a demcratic society?..." Noam Chomsky- Post 9/11 Edition

Cumprimentos
Abdul Karim

Anónimo disse...

Por que "mídia"? Por que não ter usar "media" - palavra latina de aceitação universal - sem qualquer subordinação ao inglês?

Carlos Serra disse...

Obrigado pela observação. Media. s.m.pl (inglês mass media=meios de comunicação de massas; media=meios=latim); mídia, s.f.: de uso no Brasil.

Anónimo disse...

Media,
OK,

Obrigado,

Cumprimentos
Abdul Karim

umBhalane disse...

Eu também voto por media, latino.

Os Romanos já se foram, e não constituem perigo imperial.

Agora, esses brancos loiros e de olhos azúis, é preciso cuidado com eles!

Pese embora Moçambique pertença à Commonwealth.

Convém ter algumas bolsas de resistência, e já que o Português não é bem quisto, que seja ao menos o latim, e seus múltiplos "filhos".

Media.