30 maio 2009

Emails, sms e blogs: armas políticas no Irão

No Observatório da Imprensa: "Jovens iranianos estão sendo bombardeados com mensagens de texto via celular e e-mails incentivando o comparecimento às urnas no dia 12/6, a fim de evitar que o presidente Mahmoud Ahmadinejad seja reeleito, noticia Parisa Hafezi [Reuters, 27/5/09]. "Se você planeja não votar, pense apenas no dia 13/6, quando ouvir que Ahmadinejad foi reeleito", dizia uma das mensagens SMS. "Vote por [Mirhossein] Mousavi e envie este texto para dez outras pessoas, ou você terá pesadelos", brincava outra. Pela primeira vez, e-mails e blogs estão desempenhando um papel fundamental em um país mais acostumado a receber mensagens políticas por meio de carros com alto-falantes, cartazes e comícios. O governo, cujos centros de apoio se localizam nas áreas rurais e pobres, está contra-atacando, enviando também e-mails e SMS – só que elogiando as realizações de Ahmadinejad." A propósito do papel da internet na campanha presidencial de 2008 nos Estados Unidos, leia aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio das referências.

Sem comentários: