08 maio 2009

Análise técnica dos portais de partidos

O Elísio Leonardo analisa tecnicamente os portais dos partidos politicos do nosso país, aqui. Bravo!

22 comentários:

Anónimo disse...

Claro, Objectivo,isento e Justo.

Parabens Elisio.

Sir Baba Sharubu disse...

Well done, EL !

Sensualidades disse...

sera relevante num pais onde so 1% ou menos da populacao tem acesso a net?

Jokas

Paula

Backstageel disse...

Obrigado ao todos pelos comentários e ao Professor por ter referenciado o artigo aqui.

Aló intimidades, como eu disse no artigo, sites são feitos para o Mundo e não para um país. Então independentemente de quantos moçambicanos acessam a net, se existem tais sites analisados, é porque as pessoas ou entidades que o criaram tinham uma audiência a atingir, e só prestando mais atenção aos detalhes referidos é que esta audiência poderá ter mais qualidade.

Diário de Um Sociólogo está entre os 5 melhores blogues em Português do Mundo, porém o dono do blogue nasceu e vive num país onde o índice de internautas é de menos de 1%! Será que o esforço do professor em manter o blogue actualizado pode ser considerado irrelevante? É por ai que precisamos ter nossos sites visíveis e em destaque no Mundo.

Provavelmente meu próximo artigo se baseará no problema do acesso a net em MOZ...


Mais uma vez, obrigado a todos

Carlos Serra disse...

No mural de recados do lado direito escrevi um pedido ao leitor que enviou um comentário sobre o texto do Elísio Leonardo. Pedi-lhe que reenviasse esse texto, pedido que aqui renovo, dado ter sido apagado pelo meu spam buster. Obrigado.

Reflectindo disse...

Caro Elísio Leonardo, congratulo-te pelo uso dos teus conhecimentos para contribuir a bem da nacão mocambicana. Forca!

Anónimo disse...

As observações deste jovem informático, sobre os sites dos principais partidos políticos em Moçambique, têm alguns méritos interessantes, mas também lamentáveis defeitos, que espero que se devam à típica arrogância da inexperiência juvenil.
Sobre os méritos, o ponto principal é fornecer sugestões técnicas úteis e gratuitas; refiro-me à parte gratuíta, porque partidos jovens e sem posses financeiras, como o MDM, não se podem dar ao luxo a voos com opções dispendiosas. Certamente, os responsáveis dos sites apostados em se manterem actualizados, activos e actuantes (é fácil ver no texto quais são eles) saberão aproveitar o que for útil das críticas de Elísio Leonardo. O tempo dirá quais dos sites abrangidos pela crítica irão tirar proveito desta consultoria técnica gratuita.
Relativamente ao portal do MDM, Elísio Leonardo teve o bom senso de reconhecer o grande mérito do MDMWIKI: basear-se num sistema Wiki, inovador, flexível, funcional, operativo, expansivo, comunicativo e amplamente participativo. Mas porque o seu comentário explícito se restringiu a aspectos técnicos e informáticos, Elísio não destacou o valor comunicativo e sobretudo político da opção do MDM pela plataforma Wiki. A importância desta opção não é apenas, como afirma Elísio Leonardo, “Ouvir a opinião do povo!”. Mais importante do que ouvir, o MDMWIKI permite ao MDM estabelecer uma base realmente democrática (e não manipulativa e tutelada e centralizada só pelos donos do site), para a produção de informação em pares, a intervenção directa do utilizador/consumidor no processo de produção colectiva de informação, envolvendo não só os promotores e “donos”do site, mas sobretudo os beneficiários e destinatários do site.
Quanto aos factores negativos apontados ao site do MDM, algumas das sugestões técnicas parecem úteis e até fáceis de resolver. Outras são discutíveis ou mesmo questionáveis. Espero mesmo que o MDM não se deixe levar pelo paleio tecnicista, aqui acho mesmo paleio revestido de tecnicismo, refugiado num profissionalismo enganador. Aliás, o mais lamentável do comentário de Elísio Leonardo, reside na desvalorizar do potencial das opções gratuitas, chegando ao ponto de tentar ridicularizar com afirmações criançolas, do género: “Desculpem-me pelos risos, mas é inevitável ...”.
Espero que as expressões de petulância que Elísio Leonardo deixou escapar, nada consistente com o tal profissionalismo a que apela, se devam à imaturidade juvenil, típica de quem começou a olhar demasiado ao espelho e dizer para si próprio: “he pá. Eu sou o melhor!”. Se eu fosse um empregador com intenções em recrutar as competências técnicas que Elísio Leonardo parece possuir, depois desta exibição vaidosa, iria ter que ponderar bem se as habilidades técnicas e informáticas que tentou mostrar superam o seu pretensiosismo imodesto.
“Se calhar um membro do partido pode manter um site mais profissional com dinheiro do seu próprio bolso”, escreve Elísio. Pois é. Eu diria o contrário. Ainda bem que o MDM optou por esta plataforma gratuita. E explico o motivo desta afirmação.
Antes de escrever este email, achei melhor esclarecer algumas dúvidas junto dos autores do site MDMWIKI. E o que soube merece ser partilhado. Primeiro, soube que antes do MDM optar pela plataforma Wiki, os responsáveis fizeram algumas sondagem no mercado local. Quando procuraram saber quanto custaria preparar um site convencional, com o poder operativo e funcional do actual site do MDM, ficaram a saber que a coisa não lhes ficaria por menos de 4000 a 5000 US$. E no final, ninguém lhes garantia a operacionalidade e actualidade que os actuais voluntaristas deste site conseguem garantir, tendo que aceitar ficar reféns de um técnico, que deveriam pagar ao preço de mercado, mas sem a certeza que teria as coisas com a flexibilidade e rapidez que o actual MDMWIKI mostrar ter.
Perante isto, os promotores do site optaram por uma opção pragmática, realista e à medida das suas possibilidades. Soube que Deviz Simango tinha tentado alimentar um site, durante a sua campanha com Presidente do Município, mas depressa a falta de apoio técnico tornou a operacionalização técnica mais complicada do que podia gerir.
E aqui está o grande mérito ao MDM, particularmente a Deviz Simango, ao aceitar e incentivar uma plataforma inovador, flexível e de baixo custo. É verdade que mistura inglês com português. Também é verdade que tem publicidade forçada, e muitas outras limitações técnicas. Mas, em contra partida, acho lamentável que um jovem como Elísio Leonardo dê tanta importância a preciosismos técnicos e falhas que, apesar de identificáveis, são secundárias quando comparadas os aspectos positivos.
Essa mania que sem dinheiro nada funciona, ou que o gratuito é inferior, é uma das doenças dos que vivem das aparência ou um defeito dos que querem comercializar tudo. Se essa fosse a filosofia de todo o mundo, nunca o Linux teria nascido, para se tornar num grande concorrente com a poderosa Microsoft.
Acabo de consultar as estatísticas do site MDMWIKI. Em apenas dois meses, este site obteve pouco mais de 3000 visitas; uma média de 50 visitas por dia. Isto é pouco, para as aspirações do MDM, mas visto no contexto dos partidos políticos em Moçambique (sobretudo os dois maiores partidos), só não aprecia o significado desta inovação quem pensa muito pequenino.
Acho lamentável que Elísio Leonardo não tenha sabido apreciar o potencial do sistema gratuito escolhido pelo MDM. Se o fez por ambição comercial, espero que a equipa do MDMWIKI não se deixe levar pelo paleio pretensioso deste tipo de críticos imodestos.
Ao tomar conhecimento que o MDMWIKI, nestes dois meses em que já fez uma admirável projecção e divulgação do mais jovem partido moçambicano, com base em trabalho voluntário, fiquei positivamente encantado. Sei que nem só de voluntarismo vive o homem, mas também sei apreciar e valorizar o quanto o trabalho amador pode realizar.
Precisamente por saber apreciar as duas coisas, depois de falar com a equipa do MDMWIKI, decidi oferecer $200 dólares americanos ao MDMWIKI. Com estes 200 dólares o MDMWIKI poderá, se assim o decidir, solicitar ao Wetpaint para libertar o seu site dos anúncios publicitários que, nas actuais condições, é forçado a divulgar. Os 200 dólares dão para dispensar os anúncios comerciais durante 10 meses, tempo suficiente para que o MDM reúna mais recursos e consolide o sua plataforma comunicativa.
Espero que o MDM continue a liderar na inovação, criatividade e empenho genuinamente voluntário. Espero também que o MDMWIKI continue apostado na linha editorial que escolheu e se mantenha diferente dos demais partidos moçambicanos; que não se deixe levar pelos críticos que prefeririam que optasse por um site convencional comercial, refém dos informáticos que depois sabem bem tirar partido da tecnicismo; que se mantenha activo, actual, dinâmico, inovador, criativo, refrescante e jovial.
A todos os que tenham algumas posses financeiras, e apreciem o trabalho já realizado pelo MDMWIKI, apelo que contribuam e apoie este site, para que consiga tirar o seu melhor proveito da entrega voluntária dos seus promotores e activista com um alargamento de oportunidades que alguns recursos financeiros poderão proporcionar-lhes.
Escrevo este email em anonimato, porque por enquanto ainda não tenho a independência económica e liberdade de acção de empresários como dono da GRINGO. Mas cada um joga, e apoia, com as cartas que tem.
Finalmente, apelo ao MDMWIKI que continue com a mesma força, criatividade e determinação. Força MDM!

Backstageel disse...

Obrigado por deixar o seu ponto de vista aqui no Blog do Professor, caro comentador. Vou só mencionar algumas passagens do seu comentário:

"...lamentáveis defeitos, que espero que se devam à típica arrogância da inexperiência juvenil..." - Obrigado pelas observações, tentarei melhorar este e outros artigos assim que puder, mas apenas me referir a um detalhe: Existe uma relação entre inexperiência e juventude? "miúdos" dos Estados Unidos e outros, sempre tentam provar o contrário aos profissionais(geralmente mais velhos) de segurança em IT!!!

"...decidi oferecer $200 dólares americanos ao MDMWIKI...Os 200 dólares dão para dispensar os anúncios comerciais durante 10 meses..." - O problema que aparece aqui, agora, talvez seja a falta de pesquisa de mercado! Com $200 dólares, e uma boa pesquisa de mercado, pode-se manter um site com a perfeição que eu estava a sugerir no artigo, por até 5 anos!!! Manter um site, num domínio próprio, por mais que seja WIKI ou outro gênero, não é tão caro como $4000 dólares, se antes se fazer uma boa pesquisa. Falei dos custos de manutenção de um site, e não de desenvolvimento, pois se já existe um portal desenvolvido, podia-se muito desenvolver usando os mesmos recursos.

"...desvalorizar do potencial das opções gratuitas..."- A intenção não foi desvalorizar as opções gratuitas, mas propôr uma melhor escolha de tais opções. Acho que não devemos nos submeter a qualquer proposta só por ser gratuita. Veja um detalhe: Os donos do site(MDM neste caso) não tem nenhum controle ou responsabilidade sobre os anúncios ai apresentados, e aos visitantes que não sabem deste detalhe? como ficaria a imagem do partido, se os anúncios apresentados durante a sua visita aparecem links para conteúdos... Já tive um caso de um website de Informática que mostrava anúncios de sites de conteúdo adulto, e aconselho os donos do site a ter mais atenção nestes detalhes. Não se está a avaliar a qualidade pelo seu preço, só a passar uma experiência negativa que tive! Aconselho a fazer uma pesquisa sobre quais as os efeitos de alternativas gratuitas em termos de alojamento de websites, para assim avaliar as consequências que isto poderá trazer a este portal.
Afirmei que alternativas mais profissionais para um portal daquela dimensão não sairiam tão caros como se pode imaginar. Se referi-me a este detalhe, é porque também já usei e testes várias ferramentas do gênero, e só queria alertar, para que o partido não passasse pelo que passei, mas infelizmente não testei o wetpaint.
Assim como este blog está numa plataforma gratuita, e possui uma qualidade muito boa, pode-se encontrar um Wiki com um mínimo de investimento($5 dólares mensais para ser mais específico), livre dos anúncios que eu tanto reclamei. Mas já está ai uma solução, paga-se $200 dólares e livra-se dos anúncios, que eu, considerei o pior problema deste portal.

"...e não manipulativa e tutelada e centralizada só pelos donos do site..." - Quando ainda estava a fazer testes de como funciona um WIKI, exactamente na Wikipédia, fiz o seguinte: abri um texto sobre um assunto X, e editei, colocando um assunto Y(só para questão de testes). É claro que o texto foi rejeitado, mostrando que o WIKI não é tão livre como se pode imaginar. só para mostrar que com qualquer plataforma pode-se manipular, censurar e centralizar o conteúdo. Assim como os administradores da Wikipédia(é a referência para WIKIs) não aceitaram o meu "texto de loucos", ninguém pode garantir que o MDMWIKI aceitará todo o conteúdo que ai entra.Como bem disse no artigo, não entrei nestes detalhes pois a ideia era fazer uma análise técnica. Para falar verdade, não lí o conteúdo de nenhum dos portais, por isso não falei nada da democratização do mesmo!

"...que não se deixe levar pelos críticos que prefeririam que optasse por um site convencional comercial, refém dos informáticos que depois sabem bem tirar partido da tecnicismo..." - A ferramenta gratuita não está a ser criticada por ser gratuita, mas pela falta de controle que os donos do site tem sobre o que é apresentado. Se puder, faça uma análise mais aprofundada do conteúdo dos anúncios que ai aparecem. Só para mostrar ainda mais a gravidade da situação dos anúncios e sem querer ironizar este comentário(também!!!), podemos imaginar a seguinte situação: Um outro partido de Moçambique compra publicidade á wetpaint, Google Adsense ou quem quer que esteja a gerir aqueles espaços publicitários e pede para colocar um Banner dizendo "Vota Partido X", eles vão colocar no site do MDM! Dá para Imaginar um site de um partido com um banner no topo dizendo vota outro partido? Então, nesta situação, podemos afirmar que nem sempre o gratuito sai mais barato que o caro


"...Espero também que o MDMWIKI continue apostado na linha editorial que escolheu..." - Se estava a se referir ao WIKI, também espero o mesmo, pois eu disse no artigo, que em termos de optimização técnica, é o melhor sistema de todos os analisados.

"...Essa mania que sem dinheiro nada funciona, ou que o gratuito é inferior, é uma das doenças dos que vivem das aparência ou um defeito dos que querem comercializar tudo..." - Uso ferramentas gratuitas em praticamente todos os projectos pessoais que desenvolvo, e se fosse a aconselhar as alternativas a usar, seriam quase todas elas gratuitas. Aliás, só conheço ferramentas gratuitas para a construção de portais deste gênero. O que está em causa é o controle sobre o que é apresentado aos visitantes. E pela experiência que tive criando os sites que talvez tenha me referido no artigo,concordo que "Sem dinheiro muita coisa pode funcionar sim!", mas temos de ter atenção ás coisas que nos oferecem gratuitamente. Também não estou a afirmar que o Wetpaint seja má alternativa, mas o facto de não ter o controle sobre todos os detalhes da página é algo realmente grave!!!

Creio que não seja necessariamente necessário tocar em outros pontos do comentário, como por exemplo as que insinuavam um objectivo comercial para o artigo, pois não foi essa a intenção. Talvez seria mais fácil se eu citasse os pontos posetivos do portal de um único partido se quisesse ter algum retorno comercial!

Desculpar-me pelo meu jeito de expressar as coisas. O facto é que eu levo os artigos que escrevo como uma conversa informal, dai as expressões que aparecem.

Backstageel disse...

Faltou um detalhe no comentário que já enviei:

"...Ao tomar conhecimento que o MDMWIKI, nestes dois meses em que já fez uma admirável projecção e divulgação do mais jovem partido moçambicano, com base em trabalho voluntário, fiquei positivamente encantado. Sei que nem só de voluntarismo vive o homem, mas também sei apreciar e valorizar o quanto o trabalho amador pode realizar..." - Espero estar também fazendo um trabalho voluntário, apesar de ser crítico, no sentido de melhorar cada um dos portais analisados.


E só repisar este detalhe: E se o outro partido comprar aqueles espaços publicitários(A Google vende anúncios!), como fica a imagem deste portal para os visitantes que nem sequer sabem que aqueles anúncios vendem-se? Certamente vão se interrogar: Como este partido está a promover outro partido?

Unknown disse...

O MDMWIKI sente-se extremamente encorajado com as observações, críticas e sugestões técnicas do Sr. Elísio Leonardo, bem como as reacções que provocou, sobretudo no Anónimo que o antecede neste debate.
Sem dúvida. Os comentários do Sr. Leonardo representam uma consultoria valiosa. Mesmo que quiséssemos compensa-lo financeiramente, infelizmente não poderíamos fazê-lo. Não temos vergonha em reconhecer que o MDM é um partido extremamente pobre, em termos de recursos financeiros e materiais. Isso forçou-nos, mas apenas em parte, a optar por uma plataforma gratuita, ou melhor, relativamente barata. A Wetpaint é gratuita, comparativamente aos sites que existem na praça moçambicana, mas nem por isso barata e sem valor.
O MDMWIKI é hoje o produto de um enorme trabalho voluntário, envolvendo centenas e centenas de horas de esforço, dedicação e desenvolvimento de competências. Aqui está a força por de trás do MDM. Não está no dinheiro. Está no entusiasmo, esperança, e dedicação que o MDM, sob a liderança de Deviz Simango, vem despertando e mobilizando. Por isso, muito agradecemos também a dupla generosidade do Anónimo. Dupla, porque para além das considerações e apreciações interessantes sobre a opção estratégica escolhida pelo MDM, e ainda achou e pouco, tendo-nos presenteado com $200, para nos ajudar a livrar-nos de anúncios gratuitos. O que é podíamos pedir mais, no fim de mais uma semana de trabalho, em além disso acabamos de tomar conhecimento que o MDM já está oficialmente registado.
É verdade! Desde ontem, o Presidente Deviz Simango já tem a certidão de constituição do partido MDM nas suas mãos.
Puxa, não é obra? Num país dominado pelo deixa-andar, onde os dirigentes do MDM, quando têm saído à rua, para divulgar sua mensagem do MOÇAMBIQUE PARA TODOS, em vez de mobilizar polícias para proporcionar segurança pública, eles são enviados para mandar pessoas para casa, com se enxotassem galinhas; isto aconteceu, em pelo dia 1 de Maio, no Inchope, envolvendo PRM e polícia da guarda-fronteira (vejam as fotos no MDMWIKI). Num país, onde se barram os carros da comitiva do MDM em plena via pública, por “instruções superiores”; um comandante extorque a carteira, e rouba 300 dólares de um elemento da comitiva do MDM, em Machipanda!; num país, onde a polícia local alega não ter efectivo para acompanhar a comitiva do MDM, mas depois manda carros cheios de polícias, para perseguir os movimentos do MDM; onde o Presidente do Município em Catandica, intersecta a comitiva do MDM, num carro cheio de crianças a cantarem “Simango reaccionário”; num país destes, não é obra que o MDM esteja a conseguir contornar o ambiente de deixa-andar e de não-deixa-andar, em que está a nascer e crescer? Que tenha conseguido criar um partido, legalmente constituído em apenas dois meses, lançado um site como o MDMWIKI, que em 45 dias já reúnem mais de 3100 visitas?
O MDM, uma vez legalmente oficializado, fica com mais campo aberto para mobilizar outros apoios, oficiais e oficiosos, sem nunca descorar o poder e valor do apoio informal. A informalidade é indispensável, mas não seria suficiente, para continuar. Apesar de pobres, em termos financeiros, o MDMWIKI reconhece que também é inexperiente e tem ainda muito para aprender; precisa de se profissionalizar, em todos os domínios; de corrigir e superar certas debilidades, técnicas e organizativas; precisa de proteger suas páginas no MDMWIKI (como bem diz o Sr. Sr. Leonardo, existem certas restrições no Wiki; e ainda bem! Se não existisse, seria a total anarquia, não a democratização e descentralização que apoiamos).
Temos muitas coisas e coisinhas para aprender. Mas com vontade, dedicação e muito trabalho, acreditamos que iremos chegar onde o dinheiro talvez não conseguisse levar-nos. A equipa do MDMWIKI é pequena, constituída por autodidactas, como o Sr. Elísio Leonardo parece também ser. Mas aos poucos, estamos a mobilizar cada vez mais apoio. Não só financeiro. Apoio humano, moral, técnico e laboral. Há poucos dias alguém abrir uma nova página/secção “Ideias”. Obviamente, se aparecer alguém com linguagem ofensiva, ou intenções maliciosas, a administração do MDMWIKI, com o apoio da própria Wetpaint, encontrará forma de o neutralizar e banir. Não é por aí que a democratização participativa que o MDM defende deve caminhar.
Confiamos na plataforma Wetpaint, pela sua flexibilidade, versatilidade, potencial de expansão praticamente sem limites; sabemos que a Wetpaint está a envidar esforço para permitir criar-se cabeçalhos em línguas diferentes do Inglês. Do ponto de vista técnico, somos muito mais inexperiente, e menos especializados do que muitos dos jovens informáticos, que se especializam nos aspectos técnicos dos sistemas existentes. Porém, apesar da inexperiência, temos a nosso favor o facto de não precisarmos de voltar à escola formal, onde muitas vezes, se aprende menos (ou desaprende) do que devia acontecer.
Como acreditamos que não existe "almoço grátis no universo", sabendo não termos melhor maneira de compensar os nossos críticos e apoiantes, vamos torcer para que encontrem no MDM algo que o façam sentir gratificados por o conhecer melhor. Obrigado ao Sr. Elísio Leonardo. Obrigado ao Anónimo que ainda não é GRINGO, mas mostra saber bem o que quer e saber defender-se, da melhor forma que pode. Obrigado a todos os apoiantes, identificados e anónimos; todos os que acreditam genuinamente que um MOÇAMBIQUE PARA TODOS É POSSÍVEL, MAS PRECISA DE SER CONSTRUÍDO. Não foi por acaso que Deviz Simango, no seu discurso de 7 de Março, recordou o poema de Craveirinha: “POEMA DO FUTURO CIDADÃO”.
Um abraço a todos
MDMWIKI
mdmwiki@gmail.com

Anónimo disse...

Caro Elisio,

o anonimo nao deixa de ter razao, de facto o mercado Mocambicano exige US$4.000 a US$5.000 por site, e nao da garantia nenhuma.

nao tens que responder a uma critica positiva, tens isso sim,agradecer 'a mesma e reconhecer algumas limitacoes e as vezes muitas, que temos no mercado mocambicano.

e quem sabe, aproveitar opurtunidades para garantir algum income pelo talento que demonstras ter.

esse talento tam que ser desenvolvido e trabalhado ainda de modo que possamos ter profissionais 'a altura das exigencias no nosso pais.

Backstageel disse...

Obrigado mais uma vez a todos por continuarem a comentar neste tópico, tornando-o mais interessante e com mais idéias a ter em conta.

@MDMWIKI
Obrigado por dar o seu ponto de vista, talvez na primeira pessoa, sobre o Wiki do MDM. A intenção do artigo, feliz ou infelizmente, não foi ter alguma "recompensa financeira", apesar das necessidades que todos nós já sabemos. Mas como eu achei, na minha opinião, que os sites referenciados tinham problemas, pensei que fosse melhor alertar aos responsáveis pela gestão.

@Anónimo da última mensagem
Obrigado pelas dicas que deixou. Acreidito que o outro anónimo tenha razão, quanto aos preços, pois nem eu conheço estes detalhes, apesar de ser um fã declarado de assuntos que tenham a ver com Internet, dificilmente me revelam a questão dos preços de desenvolvimento, por isso até agora, apenas uso aquilo que aprendo para motivos de estudo, ou "trabalhos voluntários" se assim posso chamar a este artigo
Enquanto preparava este artigo, tentei fazer uma pesquisa no mercado nacional, quanto aos preços de desenvolvimento de websites, mas quase nenhuma empresa, para onde eu liguei soube me exclarecer sobre tais preços(creio eu que os preços não sejam fixos, ainda não estou muito ligado a estes detalhes... a intenção agora é apenas estudo), por quando afirmei que era relativamente barato, esta me referindo aos preços cobrados lá fora do país, aos quais eu tive acesso.

Mais uma vez, agradeço a todos pelos conselhos, comentários, dicas e críticas...

mdmwiki disse...

Apenas para informar, ao Elísio Leonardo, que sua sugestão relativa aos anúncios foi acatada, graças ao nosso estimado Anónimo. A este, muito obrigado pelo apoio; pode confirmar como já demos uso ao seu apoio financeiro. Assim que o valor de US$14,25 (cobrindo o corrente mês foi transferido), a Wetpaint automaticamente removeu os anúncios do nosso site.
Com colaboração,apoio, críticas e sugestão melhoraremos nosso desempenho.
Só uma coisa poderá realmente preocupar-nos. É se o site não suscitar reacções, não motivar opiniões, contra ou a favor. De resto, mesmo os que quiserem falar mal do MDMWIKI, com motivos ou sem motivos, desde que falem dele, ficaremos agradecidos. O resto, a lei da selecção natural, encarregar-se-à de resolver.
Cumprimentos
MDMWIKI

Backstageel disse...

Mais uma vez boa tarde a todos.
Obrigado pelo informe. Fico feliz por saber que o problema dos anúncios já está resolvido, eu havia apontado como o principal problema deste portal!

Editei o meu artigo, para tirar este detalhe, mas não apaguei, apenas risquei, para os próximos leitores saberem porquê eu tanto reclamava.

Ok, a próxima dica que deixo a este portal( é a aquisição de um dominio próprio, de preferência algo nacional. Sei que é relativamente caro(creio que são $100 dólares na CIUEM), e segundo os comentários deixados acima, pode ser difícil conseguir este feito também, mas seria um passo bem largo. Um investimento caro, mas talvez necessário!!!

Anónimo disse...

Mas, QUE GRANDE EXEMPLO DE CRIATIVIDADE, COMPARTICIPACAO E SOLIDARIEDADE DESTA NOVA GERACAO DE MOCAMBIQUE.

estou fascinado!entusiasmado!

tanto, que faco questao de cobrir os US$100,00 para o novo domain do MDMWIKI.

so tem que me informar, onde faco a entraga do valor.

Cuprimentos
Abdul Karim

Anónimo disse...

Professor,

alguma injustica na minha emocao.

mais US$100.00 para o Elisio tambem.

por favor, elisio me indique onde devo enviar o valor.

o meu e-mail: abdulkarim@gringojeans.com

Cumprimentos
Abdul Karim

mdmwiki disse...

Que Bom, Sr. Abdul Karim!
Muito obrigado pelo seu apoio ao MDMWIKI. Essa ajuda vai permitir-nos avançar para a compra de um domínio de Internet do próprio MDM. Mas se não se importa, iremos usar os $US100 dólares, na compra do referido domínio, não na CIUEM mas num sítio mais seguro. Sabe como é. Apesar da UEM ser supostamente uma universidade pública, nas actuais condições do actual Moçambique controlado por Alguns, preferimos jogar pelo seguro. Além disso, com os US$100 iremos ser capazes de encontrar uma opção mais favorável e flexível do que a oferecida pelo CIUEM. São questões menos técnicas e mais políticas e institucionais, que não vale a pena trazer para aqui. Independentemente disso, o Elísio certamente concordará que o mercado internacional oferece opções mais competitivas e flexíveis do que as que são oferecidas pela CIUEM.

A Sra. Ivette Fernandes, responsável da Comissão Política do MDM para a Cidade de Maputo, irá contactar o Sr Karim, a fim de receber o dinheiro que ofereceu ao MDMWIKI. A equipa do MDMWIKI não lida directamente com dinheiro.

Finalmente, ficamos satisfeitos por se ter lembrado do Elísio. A consultoria e dedicação dele merece o reconhecimento.

Com os nossos melhores cumprimentos,
MDMWIKI
mdmwiki@gmail.com

Anónimo disse...

Tudo bem,

se dicidiram optar pela maximizacao dos US$100.00, fico ainda mais satisfeito.

vou esperar pelo contacto da Sra Ivete Fernandes.

Cumprimentos
Abdul Karim

Backstageel disse...

Fico feliz por saber que o problema dos domínios também será resolvido.

@MDMWIKI
Domínio nacional(com terminação .mz) só poderá ser adquirido na CIUEM, pelo que eu sei. Lá fora pode-se adquirir domínio próprio, mas .com,.net,etc(mais baratos...$10 dólares em média). Em termos técnicos, existem pequenas diferenças entre dominio nacional ou internacional,mas um domínio próprio(nacional ou não) já pode ser suficiente!!!

@ABDUL KARIM
Obrigado pelo gesto de reconhecimento, fico muito feliz. Mas como eu havia mencionado no comentário acima, a intenção do artigo não foi ter nenhum retorno financeiro(apesar das dificuldades por que passamos!!!), pelo que, não posso aceitar tal recompensa.... Mas em todo o caso, fica o meu agradecimento...

Anónimo disse...

Muito DIGNO, Elisio.

Tens estado a surpreender-me, ATITUDE, tenho acompanhado aqui no BLOG DO PROFESSOR, algumas "mexidas" tuas relativas ao teu "agregador de noticias".

Vais Longe.

Cumprimentos
Abdul Karim

Unknown disse...

Estimado Backstageel,
Não é bem verdade que domínios com terminação *.mz tenham que ser obrigatoriamente alojados no CIUEM. Sabemos de casos aqui em Maputo, em que a terminação *.mz foi mantida, mesmo depois do site ter sido transferido para fora de Moçambique. Mas isto exige outro tipo de negociações, sobre as quais temos ainda de investigar. Seja como for, se a coisa for difícil, preferimos colocar o MDMWIKI como um site *.com. É melhor ficar cidadão do mundo, do que ficar refém de certos caprichos. O mais importante, quanto ao ponto que o Elísio colocou, é possuirmos um domínio próprio, monitorável por vias independentes e funcional. Mesmo assim, iremos manter a plataforma Wetpaint, porque esta permite criarmos o nosso domínio. Pelos comentários do Elísio, percebemos que conhece mal o potencial e funcionalidade da plataforma Wetpaint; principalmente para a realização dos nosso objectivos. O Elísio, como estudante que é, também não parece familiarizado com a saga e dificuldades do nosso mercado nacional. São dificuldades que pouco ou nada têm a ver com aspectos técnicos.

Na sequência da iniciativa do Sr. Karim, em nos apoiar na compra de um domínio, na próxima semana vamos explorar algumas das hipóteses funcionais; sobretudo hipóteses que valorizem, da melhor forma, ajuda do Sr Adbul Karim, tornando-os mais funcionais e profissionais.

Eventualmente, quando o CIUEM se colocar no mundo nacional, como um servidor apostado em servir um Moçambique para Todos, poderemos reconsiderar a recolocação do site. Este assunto ultrapassa os aspectos técnicos que motivou este debate; não vale a pena misturar os assuntos.

Esperamos continuar a contar com o olhar atento e crítico do Elísio. Sempre que encontrar motivos para melhorarmos tecnicamente o site MDMWIKI, não hesite em compartilhar connosco. Apreciamos essa sua frontalidade crítica, desenvoltura e iniciativa.

Bom trabalho e, no que for possível, conte connosco.

Cumprimentos
MDMWIKI,
mdmwiki@gmail.com

Celso Amade (www.mbila.blogspot.com) disse...

Os meus cumperimentos a todos os intervenientes neste saudavel debate.

verdade que a finalidade de qualquer debate e de dar frutos. Surpreso estou que nao demorou muito para este desse frutos doces a serem repartidos por TODOS MOCAMBICAOS!

A generosidade do Sr. Abdul Karim abriram portas para um FUTURO MELHOR nao so para os membros do MDM, mas para todos quanto vao se beneficiar de uma DEMOCRACIA mais saudavel.

Quando o meu amigo Eliso (Google como o chamo, ja que e louco por esta ferramenta) disse que iria falar de politica, fiquei com frio na espinha e em jeito de gozo perguntei-lhe se nao se tratava de outro "Azagaia?" Afinal so devo congratula-lo pelo tom mais construtivo pelo qual trilhou (Nao que tenha algo contra a iniciativa do Azagaia). Criticas e sugestoes foram feitas e concesso alcansou-se...

Somente gostaria de comentar sobre ...(apesar das dificuldades por que passamos!!!), pelo que, não posso aceitar tal recompensa.... Notoria sao as NOSSAS dificuldades, motivo pela qual o Sr. Abdul karim fez esta doacao; soma esta que poderia ter sido canalizada para o proprio MDM (sem k representasse nenhuma afiliacao partidaria sua, afinal foste tu quem desvendou essa "pandoras box", ou para sustentar os trabalhos de pesquiza que tanto fazes com o pouco que te entra ao bolco. Mas respeito a tua decisao e aplaudo.

Entretanto, deixo ficar aqui um apelo aos inumeros provedores de servicos antes citados para que contibuam neste e outros debates sobre as solucoes que um MOCAMBIQUE PARA TODOS necessitas de modo a ralmente alcancar-mos um FUTURO MELHOR.

Cumprimentos

Celso Amade