O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

28 abril 2009

Trovoada social : Renamo e guardas-fronteira

A Renamo convocou hoje uma conferência de imprensa para, através do porta-voz Ossufo Omade, secretário-geral do partido, afirmar que a Frelimo está a preparar elementos da guarda-fronteira para assaltar residências de guardas da Renamo em Marínguè, Cheringoma e Gorongosa. Por isso, disse Ossufo, a Renamo ordenou já "medidas de contra-ataque". Muitas vítimas poderão surgir - assegurou. A Rádio Moçambique ouviu Edson Macuácua, porta-voz da Frelimo e secretário para a Mobilização e Propaganda desse partido, que disse que as afirmações de Ossufo eram totalmente falsas e constituíam uma incitação à violência e à desobediência, que a Renamo usava essa táctica em períodos eleitorais, que a Renamo devia "reconciliar-se com a lei" e "desarmar as mentes" (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30).
Observação: em período eleitorais, a Renamo costuma ser acusada de movimentar os seus guardas, especialmente em Marínguè. Há dias, o "Magazine Independente" reportou que a Renamo preparava os seus guerrilheiros para responder à FIR. Agora o partido liderado por Afonso Dhlakama passa de acusado a acusador. Sem dúvida que, nas margens das eleições, estamos em período de trovoada social.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a FRELIMO e a RENAMO manter-se ao fieis ao seu pensamento eo ao modo de vida- ARMAS!

felismente, parece que vamos ter uma terceira opcao! e porque nao?

28/4/09 1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prof.
Seria salutar saber se qual é validade do acordo de PAZ de 1992 assinado em Roma repare se que estes dois beligerantes sempre que estamos em ano de eleições socorrem se dos acordos de paz.
A pergunta é a MALTA MDN irão aonde para socorrer se?
PS: Seria bom ouvir um jurista. pois tal acordo só fala da Frelimo e Renamo e os outros Partidos????
Há muitas questões pertinentes.

28/4/09 1:31 da tarde  
Anonymous Directora stae npl said...

Saudacoes,depois de muitas lamentacoes e com o aproximar da eleicoes fomos ouvidos.Os membros dos orgaos eleitorais de base Cidade e Distrito vao ter os seus aumentos com base nos seus niveis academicos(acho justo).A minha questao e a seguinte:E preciso estar em periodos eleitorais para que tal suceda??Ate quando este tipo de situacoes???Ha mais quase 2 anos sem aumentos,sem esclarecimentos por que de direito,um silencio cumplice e ingrato.

28/4/09 2:23 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Períodos eleitorais são catalizadores, enzimas...Bem, se foram ouvidos, ainda bem, que tudo corra bem.

28/4/09 2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fomos ouvidos mas nao comprados,penso eu(pelo menos da nha parte),pq muitos deles pensam que ainda nos enganam;ja passou o tempo da mentira,aumentos salariais em periodos eleitorais,promessas fantoches para beneficiar um grupo em detrimentos da maioria.

28/4/09 2:39 da tarde  
Blogger umBhalane said...

"Fomos ouvidos mas nao comprados,penso eu..."

Espero bem que sim.

O Estado pertence ao Povo, embora usurpado, temporariamente, pela Frelimo.

Quem vos paga são os contribuintes, os eleitores, o Povo.

Portanto, bom trabalho.

SÉRIO, VERDADEIRO, HONESTO.

28/4/09 4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Professor,

descrevi no post referente ao Dlakama 4, aquilo que era apenas Hipotese, pensamento, o campo de todas as possibelidades.

gostaria de desenvolver, no mesmo campo de todas as possibelidades,um pouco mais, se o proessor me permitir.

Desta vez apenas introduzindo a FRELIMO, assim , diria que a FRELIMO tera que usar todos os recursos disponiveis, coercivos ou nao, para vencer as eleicoes de 2009.

e tera que os usar, porque existem varios negocios ja programados de forma que milhoes de dolares entrem para os bolsos da elite.

se a FRELIMO perde as eleicoes, as elites dexam de as ser, equacionasse valores antigos e futunas antigas, isso por si so justifica os meios todos. ate a apropriacao dum simples slogan duma oposicao DESARMADA e DEMOCRATICA.

na mesma actuacao, a RENAMO representa uma ameaca e um orgulho descabido. pra FRELIMO o DLAKAMA e RENAMO existirem, pode por si so, e note-se, no proprio pensamento FRELIMISTA pode representar uma DERROTA.

a RENAMO depois de ser humilhada esses anos todos, ou ate desde a sua existencia, ve o culminar da humilhacao pessoal ao DLAKAMA, a nao aceitacao do GUEBUZA para qualquer tipo de conversa ou ate debate construtivo sempre proposto pela RENAMO e DLAKAMA.

Podera efectivamente haver movimento militar da FRELIMO,uma vez que a FRELIMO se encontra encurralada.

"duas frentes de combate, e a retaguarda desguarnecida"

Assim faltando argumentos democraticos 'a FRELIMO, e pondo em risco os milhoes de dolares de negocios das elites, essas poderao efectivamente, empurrar o partido para Movimentos Militares que permitam coercivamente vencer as eleicoes.

acredito que os Membros da FRELIMO se comecam a sentir se envergonhados e a procura de novas opcoes partidarias, pois a mesma FRELIMO nao consegue beneficiar todos os seus membros. as elites pertendem manter o status quo mesmo dentro da FRELIMO. e existindo a naturesa humana, existirao tambem dentro da FRELIMO membros com o bom-senso, aqueles que alguma vez acreditaram efectivamente num Mocambique Justo.

Sera interresante ver o papel destes membros da FRELIMO que se consideram com bom-senso. a FRELIMO demontra agora a sua verdadeira face. ve-mo-la (FRELIMO) tal como ela 'e e pensa!

Hipotese, Pensamento, Campo de Todas as Possibelidades.

28/4/09 4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

" 'e Imperativo a FRELIMO vencer essas eleicoes" - Armando Emilio Guebuza na Reuniao de Quadros da FRELIMO.

28/4/09 6:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

prof.
Só para corrigir o anonimo "Hipotese, Pensamento, Campo de Todas as Possibelidades".quando diz que"para qualquer tipo de conversa ou ate debate construtivo sempre proposto pela RENAMO e DLAKAMA".Não corresponde a verdade esta informação pois que faltou ao respeito ao chefe de estado foi o senhor Dlakama que não aceitou um convite para confraternizar e debater o estado logo depois da tomada de posse.
PS:Quando escrevemos temos que ter todos os dados consultando várias fontes.
Quem atirou pedras ao telhado de vidro foi o Dlakas e esqueceu se que o telhado dele tambem era de vidro.

29/4/09 8:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Trabalho serio,verdadeiro e honesto seria possivel se houvesse um verdadeiro estado de direito,em que o individuo privado dos seus direitos pudesse recorrer e fosse ouvido.Neste momento nao e possivel.As mudancas nos orgaos judiciais foram feitas com objectivos pre-definidos,alguns foram juizes de tribunais revolucionarios,sera que mudaram a sua forma de agir ??Nao acredito.Os Directores Provinciais dos STAEs e seus chefes de departamentos ja andam pelos distritos e em colaboracao com os administradores e membros do partido frelimo a empossar os Staes DISTRITAS e de CIDADE;como nao esperar pelas fraudes eleitorais????

29/4/09 10:00 da manhã  
Blogger Reflectindo said...

A Frelimo e a Renamo nunca muda do discurso militarista agora cabe ao povo a mandar-lhes calar duma vez para todos. Já viram essa coisa de soberania nacional e por cima o que os veteranos andaram a dizer na sua conferência? Estão se preparando veteranos do tipo Zimbabwe????? Estou analisando o discurso mas o Desenvolver Mocambique já lancou um desafio neste sentido.

Esses beligerantes querem nos desviar do que devemos ver como importante nos manifestos eleitorais. Não são eles que devem estar de olho, mas todo o mocambicano tem que ter atencão para exigir aos partidos o que mais lhe interesse.

Nada de teatro!

Quanto às fraudes a nossa vigilância tem que comecar agora para até captarmos os planos. A propósito, quando é que Antoninho Maia, Arsénio Geraldo Joaquim Nkabwebe, Amido Fernando, Albuquerque da Beira serão intimidos e julgados?

29/4/09 11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Moçambicanos
Vamos fazer acusações com fundamentos.
Leiam o Magazine(editorial de hj 29/04/09).
Poderão perceber que o presidente não exonera Juízes.
Leiam jornais dignos de crédito não jornais que aparecem com capas para vender jornais.

29/4/09 12:20 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home