10 abril 2009

Portal do MDM


O Movimento Democrático de Moçambique de Deviz Simango tem um portal, confira aqui. Sugiro que, nele, preste atenção à rubrica questionamentos, aqui. Obrigado ao leitor que me mandou a referência do portal.
Adenda: indicadores surgidos na imprensa escrita mostram que o MDM parece estar a ser fortemente constituído por dissidentes da Renamo, mesmo a nível directivo (de resto o tema está claramente enunciado nos questionamentos mais acima propostos). Se isso for efectivamente verdadeiro, o MDM pode correr o risco de surgir não como uma real alternativa nacional aos grandes partidos clássicos do país - Frelimo e Renamo (portal inoperacional no momento em que escrevo) - mas como uma alternativa partidária à Renamo belicosa, de surgir com o perfil de uma espécie de Renamo bem comportada, de Renamo alternativa, urbanizada. Vamos aguardar pelos tempos e pela decantação dos fenómenos. Creio que seria interessante um debate a este nível.

10 comentários:

umBhalane disse...

Bom, eu acho piada!

Na minha actividade profissional, quando o banco abria uma nova agência, ou quando se constituía um banco novo, de raiz, onde se iam/vão buscar os clientes?

Aos outros bancos, aos que já estavam na praça, não é assim?

Penso ser um raciocínio válido para quaisquer actividades.

Afinal a população de Moçambique não cresceu de um momento para o outro, é a mesma em termos quantitativos.

Era esperável, de esperar, a transferência de militantes e simpatizantes dos partidos existentes há mais tempo no terreno.

Era expectável que os mais ambiciosos, os mais dinâmicos, os mais descontentes, os mais qualquer coisa, mas também, fatalmente, e porque não, oportunistas,...deserdados, marginalizados dos lugares de topo, etc...ocorram, alguns, muitos alguns, ao MDM.

O mais importante é o núcleo duro, a Direcção,...

E ainda muito mais importante é, sobretudo, ganhar o Povo Moçambicano, o Povo anónimo, os deserdados do sistema, isto é, a maioria abissal da população de Moçambique.

E para isso é preciso trabalhar muito, muito mesmo.

MANINGUE MABASSA.

Reflectindo disse...

UmBhalane, boa resposta. Esta coisa de política precisa muito de uma análise profunda. O questionamento que o Nelson lançado no portal provisório do MDM é resultado de comentários feitos aqui no Diário de um sociólogo, no Reflectindo, no blog do Egídio Vaz (ele muda de nomes, boa coisa tbem) e mesmo no ideias críticas de Elísio Macamo. Pessoalmente sou a favor deste tipo de debate.

Estamos a falar de dissindentes da Renamo como maioria até aqui a integrar oficialmente o MDM, contudo, é necessário analisar do porque razão é isto. Em grande parte UmBhalane deu resposta. Se em questões de bancos torna-se difícil (embora eu saiba do BM quando abriu filiais e Fomento), que vamos para escolas e universidades. Donde vieram/vêm os professores do ISPU, UCM ou Bosco?

Entretanto, precisamos ainda de aprofundar na nossa análise para encontrarmos resposta do porquê razão muitos dos que não se identificam oficialmente como membros de algum partido político não vão lá em massa. Será ou não por comodismo, indiferença? Não será também naquilo de gosto de se ser espetactor e não actor?

Apenas algumas reflexões sobre este grupo. Do que eu sei, ao MDM, todos os moçambicanos são bem vindos. E seria mesmo bom se os sem partidos viessem para ocuparem um lugar. Até aqui não há veteranos e isso pode ser uma das vantagens.

Agora porquê razão muitos vindos da Renamo se identificam como do MDM? Claro, que só estes não têm nada a perder se se identificam. Basta reparar algum silêncio, mesmo entre deputados renamistas na Assembleia da República. Será que os únicos que se simpatizam (isto não transgride nenhuma lei mocambicana) com o MDM são Mussá, Usore e Moreno? Claro que não e, na verdade pode ser que mais que 50 % daqueles deputados estão com um pé para o MDM, mas como a lei não os permite, eles terão que esperar por algum tempo. Costumo dizer que isto não é cobardia, mas sim estratégia. O MDM não tem que ser um partido de apenas desempregados, pobres, famintos, mas de todos os moçambicanos, e, na minha opinião, solidários.

Se para renamistas (deputados) a situação é aquela, o que se pode esperar de frelimistas com o pé para o MDM? Alguém acha que num país como nosso, onde o sector público é partidarizado, um director de alguma coisa por aí, viria ao público dizer que se simpatiza com o MDM? Prefiro parar por aqui.

Mas para se perceber, mesmo empresários privados andam com medo de terem membros do MDM como trabalhadores. Uma empresa por aí já fez algo que prometo levar até às últimas consequências.

Costumo dizer que muitos serão formalmente membros e simpatizantes do MDM quando as condições lhes permitirem, e, o MDM tem que lutar para essas condições, isto é, o MDM tem que lutar para mostrar que a Frelimo não tem o poder de privar o direito de escolha política dos moçambicanos. Aliás, até é difícil provar isso, porque o grande problema que temos em Moçambique é que nenhum partido da oposição, incluindo a Renamo, usa instituições legais para provar casos de discriminação e contrárias à CR.

Anónimo disse...

Caros,

se o MDM for do POVO para POVO, entao ganha as eleicoes com certeza!

a grande falha da FRELIMO 'e que discrimina e eleva em funcao ao partido e nao ao talento.

a discriminacao em funcao do talento, gera ideais e idolos, esses movem vontades, e tudo acontece!

o resultado da descriminacao politica, no caso da FRELIMO, implica o expurgar ou nao reconhecer talentos nao-partidarios.como consequencia, temos uma FRELIMO completamente fragilizada e a beira do fim.

o MDM tem que fazer a compensacao! Ao MDM exige-se que UNA Mocambique! que deia rumo ao AMANHA!

e engracado que isso era exactamente o que a FRELIMO prometeu e se esperou dela ate hoje!!

a FRELIMO perdeu-se, e o MDM tem que se encontrar!

DO POVO, PARA O POVO - proposta para missao do MDM!

MZ

Anónimo disse...

O MDM nasce das bases, nao nasceu das elites,nasce de uma revolta popular, democratica,jamais vista no País, recordo-vos do 28 de Agosto, onde tudo começou e já atingiu outras organizaçoes sociais, políticas nao só da cidade da Beira como em outros cantos do País, é de saudar!
É de saudar como a juventude se alinha a nós, nos bairros nas aldeias.
No Distrito de Mopeia por exemplo, o maior numero de membros, vem das escolas secundarias, já nao fichas... teremos que enviar mais,temos algumas dificuldades de transportes, lá chegaremos!

O MDM é um partido político, com ideias novas, diferentes da Renamo e da Frelimo ou qualquer outro partido político.

Nós queremos e vamos representar uma nova forma de fazer e estar na política, muitos de nós, eramos jovens quando o País se tornou independente, conhecemos, vivemos as transformaçoes de 75 para cá,alguns de nós por vários motivos ausentamo-nos, regressamos com novas ideias do que é verdadeiramente um Estado democratico.

Temos muitas questoes que nos preocupam dia e noite, que afectam a Naçao, ao nosso Estado.
A partidarizaçao do Estado é uma das nossas batalhas, entre outras que brevemente teremos ocasiao de apresentar.
Nao creio MDM é composto por pessoas urbanizadas, enganam-se!

Hoje nas aldeias ja se fala do MDM, posso aqui enomerar alguns exemplos, as populaçoes querem começar a trabalhar, infelizmente temos que aguardar o despacho do Ministerio da Justiça segundo a lei.Nao estamo parados, estamos lutando em outras frentes.

As eleiçoes nao se ganham nas cidades, mas no campo onde vive a maioria do povo Moçambicano, para isso, é necessario estarmos atento ao recenseamento eleitoral de raíz.

Nao sei tambem qual é o problema de sermos dissidentes da Renamo. Desde momento que nao transportemos os erros deste partido! e muito menos os da Frelimo, quanto mais... seguirmos os bons exemplos de qualquer partido que luta pelo poder com sacrificio, direcçao e ética sobretudo.
O Poder Conquista-se!

Muitos aqui me conhecem! sou uma das dissidentes da Renamo, nem por isso, pretendo tao pouco transportar os erros para MDM. Lutarei, lutaremos como um team para fazer melhor e diferente, com ajuda de todos! é assim o pensamento comum dentro desta nova familia MDM.

Se quisessemos fazer uma REANMO RENOVADA, seria dentro da Renamo,e nunca fora dela! Assim se passou na UNITA.
A Renamo é tem esse papel nao nós!

Vamos olhar para o Galo e nao para a Perdiz!

Nós temos um novo líder, um líder que respresenta uma nova geraçao em Africa, penso que, o que temos que fazer todos juntos é apoia-lo e ao seu elenco,deixemos de politiquices, vamos fazer plítica!

Roma e Pavia nao se construiu num dia, é um processo, tenhamos paciencia e aguardemos os resultados eleitorais de 2009. Aí teremos conclusoes do nosso debate.

Sobre site, penso que é um ensaio, nao foi mau po-lo a funcionar como uma plataforma de debate! entretanto, sou pela criaçao de uma website profissional como se ve em todos os partido do Mundo.

Nascemos a 6 de Março, só temos praticamente a um mes e alguns dias.

De malas aviadas para a Província da Zambezia, com pensamento na luta de um Moçambique para todos.
Uma Santa e Feliz Pascoa a todos cristaos

Linette Olofsson
Membro do Conselho Nacional
Província da Zambézia

Anónimo disse...

> Entendo que o núcleo duro do MDM tem que se esforçar por manter os pés assentes na terra, por mais alto que sonhe.

> Do Portal, que entendo interessante, há dois pormenores que achei menos bons:

1º O galo como símbolo: alguns dirão que evoluiu de PERDIZ (selvagem) a GALO (doméstico) mantendo-se no mundo das aves.

> Pessoalmente, optaria por um simbolo mais Humano, indutor de unidade, menos garrido.

2º Pela fotogaleria, ficamos com a ideia de que Deviz (ou os fazedores do Portal) tende(m) a cair na tentação de um certo culto da personalidade, do "querido lider".

> Os "espectáculos" à partida e à chegada do "líder", com o "povo... organizado para os vivas, apertos de mão e beijinhos", mostra uma certa sede de poder e pouca criatividade: é o que hoje faz a Frelimo e o Governo (onde está a mudança?).

AM

Anónimo disse...

Caro AM,

Provavelmente o erro nao esteja na comparacao que faz com a LOGO DA RENAMO, estara certamente em compara-lo apenas ao LOGO DA RENAMO.

Pois assim, a esse nivel de leitura de LOGOS, sou forcado a ler o da FRELIMO nos seguintes moldes:

Batuque - Tradicao, musica e danca.
Macarroca- Comida, alimentacao.
Vermelho- Sangue.

entao da: a tradicao de festa com comida, musica e danca, emcima do SANGUE DO POVO!

sua leitura de simbologia! AM!

a mudanca do MDM esta no pensamento! nao no LOGO!

Continue conosco.

Que tal! umBhalane? Acredito que o AM gostou!

MZ

Reflectindo disse...

Caro AM, acho tuas observacões com muito sentido e oportunas. Apenas farei comentário pessoal.

Quanto ao galo é bem possível que assim se pense, mas ele tem um outro significado como bem está explicado. É o despertar. Cocoricoco!!!!!!

Mas aí, hehehehehehe, não sei se há símbolo ou sigla que o moçambicano não pode interpretar ao contrário. Só para recordar: IFA (inimigo fundamental dos alunos) foi cunhado em Nampula (se não estou em erro em 1980) quando, como punicão, o então governador daquela província, Daniel Mbanze mandou transportar de IFA, alunos da Escola Secundária para as machambas estatais; LADA (Leva Atrás Dirigentes Analfabetos); NIVA (Não Interessa Vamos Atrás); SIDA (Sistema Internacional de Diminuicão de Amantes). Na semana passada, ao invés de se discutir a chacina de Mogincual, ouvi que a cor vermelha na bandeira da Frelimo significava que a missão dos membros daquele partido era matar...

Quanto às fotos, também concordo com a tua observacão. Contudo, da minha opinião é que o MDM tem também uma tarefa que consiste em promover o seu presidente, pois um dia Daviz será candidato a Presidente da República. A promocão passa por publicidade. Na minha opinião (que repetição), o importante é que Daviz próprio não fique muito satisfeito pelas fotos e muito menos pela tentação. Costumo dizer que há pessoas que recompensam as suas incompetências com bajulacão e Daviz tem que ter muita atencão nisso. Daviz tem que cultivar a cultura de distribuicão de tarefas concretas e prestacão de contas.

No partido, Daviz deve transmitir o seu espirito de camaradagem, aqui a camaradagem não tem nada com a Frelimo. De facto, na foto (recepcão) há os que não mostram relaxamento. Para bem dizer, gostei muito o relaxamento dos jovens. Recordo-me, em 1993, quando num grupo de estudantes vindos da Dinamarca visitámos uma universidade na Polónia. Um professor de psicologia disse que a nossa maneira de ser era possível conhecer a Dinamarca. Isso era realmente pela maneira relaxada, postura de pessoas livres que estavamos a mostrar. Hehehehe, acho que os dinamarqueses disseram algo identico sobre Mocambique pelo que manifestei quando lá cheguei... hehehehe

Portanto, os jovens na recepção de Daviz manifestam uma liberdade perante o líder do MDM. Bom sinal dos nossos jovens. Pela alerta do AM, sou de opinião que Daviz devia promover encontros com jovens para ouvir das suas preocupações. Ele as revelarão sem roteios.

Obs: este é ponto de vista pessoal, meu, e sujeito a crítica para o meu próprio bem.

Anónimo disse...

O professor tem uma introdução “feliz”: “O Movimento Democrático de Moçambique de Daviz Simango...”.
Dizer MDM liderado por Daviz Simango é diferente de MDM de Daviz Simango. A frase do professor sugere que é uma propriedade privada do Daviz, ou seja, como se não houvesse mais MDM para além do Daviz.

E os Salamaleques nas chegadas e saídas do Daviz são mais um alicerce para este culto de personalidade. A única diferente com a Frelimo e Renamo é que no MDM estes Salamaleques só são para o Daviz.

Juvenal

umBhalane disse...

É Prof.!

Matope escorregadio este, o do Português.

Tem que ser bem construído.

Escorrega-se, cai-se.

Tem-se que andar com cuidado...polipoli...

Fazer o quê?

Reflectindo disse...

Boa observacão UmBhalane!