O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

24 abril 2009

Pensamento essencialista

"O pensamento essencialista define-se por duas características: atribui a todos os membros de um grupo social, étnico, histórico ou racial, atributos que podem, com efeito, encontrar-se, mais ou menos frequentemente, entre os membros desse grupo; explica esses atributos pela natureza do grupo e não pela situação social ou pelas condições de vida. Quando o grupo é havido por bom, os traços favoráveis passam por características; quando o grupo é havido por mau, só os traços desfavoráveis contam. Os indivíduos isentos do desprezo que é dado à sua comunidade são considerados excepções, atípicos." - Aron, Raymond, Les désillusions du progrès. Paris: Calmann-Lévy, 1969, p. 86.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Professor,

Entao Eduardo Mondlane, Uria Simango, Samora Machel, Josina Machel e Joana Simiao eram excepcoes na FRELIMO! eram unicos na FRELIMO que parece que queriam que o seu povo nao morresse 'a fome!

Morreram Todos!

Todas Exepcoes Morreram!

Assassinados!

Pensamento Essencialista 'e Complicado!

MZ

25/4/09 3:38 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home