O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

29 abril 2009

Muros para travar favelas

Para conter a expansão das favelas, o governo do Rio de Janeiro vai construir muros em torno de 11 favelas. Serão 11 mil metros de muros de três metros de altura ao custo de 40 milhões de reais. Parte de um comentário do escritor português José Saramago: "(...) Tivemos o muro de Berlim, temos os muros da Palestina, agora os do Rio." Confira aqui. Obrigado à YV pelo envio da referência.
Observação: recentemente, quando da minha estadia em Fortaleza, Brasil, impressionou-me saber que essa é a mais favelada cidade brasileira (mais de 700 favelas). Saber e ver. Porque vi um pouco de algumas favelas, à noite. Mas não são favelas como as do Rio, feitas de material perecível, são favelas de prédios degradados. Cada vez mais nos aproximamos de um futuro no qual uma parte significativa das cidades do mundo terá uma cabeça nobre literalmente vedada à plebe (condomínios, cercadura e vigilância electrónicas, polícia privada) e um corpo plebeu deixado ao deus-dará.

3 Comments:

Blogger Yla - Brasil said...

De nada, professor.
E como podem perceber, a própria reportagem já faz a crítica à decisão do governo do Rio, que alega se preocupar com a devastação do que ainda resta da Mata Atlântica. Mas os fatos falam por si e nos apontam outros motivos.

29/4/09 11:06 da tarde  
Blogger Aderito Magumane said...

Se se investisse o material correspondente à construção de 11km de muro de 3m de altura podia se fazer casas de condições condignas que as daquelas das favelas (nunca lá estive, mas já ví fotos e vídeos).
Podia até não ser suficiente, mas seria um bom começo! País de contrastes.
É um dos 5 maiores países do mundo, mas há lá gente sem terra.
É um dos maiores produtores de frutas, cereais e mais alimentos, mas há lá muita gente passando fome.
O país mais cristão do mundo, mas o mais criminal também (parto do princípio de que a igreja ajuda na moralização dos seus fieis, embora isso não seja suficiente para se ter uma sociedade livre do crime)....
"...tirando os ricos, o Brasil fica o país mais pobre do mundo, mas tirando os pobres ele fica o mais rico do mundo".
Mas enfim, é culpa de um pequeno grupo de brasileiros.

30/4/09 12:10 da manhã  
Blogger umBhalane said...

Bom, estamos em 30/04/2009, Brasil do Presidente LULA, certo?

Pt - Partido dos Trabalhadores.

É isso?!

30/4/09 12:25 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home