O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

28 abril 2009

M'panda: o dilema

Pelo "O País", ficamos a saber que a barragem de M’panda M’kua será mesmo construída. Pelo "Canal de Moçcambique" ficamos a saber que um geofísico alerta para o risco de terramotos. No que me concerne, encontrei, em inglês, um texto com advertências feitas desde 2006 sobre os riscos da construção da barragem. Confira aqui. Finalmente, sugiro a releitura destas postagens aqui e aqui.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Professor li atentamente o Link "O risco de terramotos" apresentado nesta postagem, a ser tudo verdade significa que o Ministro está a mentir, é muito triste o que assistimos aqui em Moçambique.

Maxango

28/4/09 12:05 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Creio que não é uma questão de estar a mentir, mas uma questão de quer fazer bem sem avaliar (eventualmente )bem o caminho. Por outro lado, pontos de vista de ambientalistas são algumas vezes visto como perturbadores do progresso.

28/4/09 12:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prof.
Segundo a RM (12:30 de hoje)
Ossufo Momad, diz que a Frelimo está a treina homens(Guarda Fronteiras), para atacar guardas fronteiras), para atacar os guardas de Afonso Dlakama.
Reacção da Frelimo(pelo porta voz mor Edson Macuácua)_A Renamo deve se reconciliar com as leis existentes no nosso país.
PS. A questão é porque será que quando estamos proximos das eleições reaparecem os homens armados.Servem a quem e porque?

28/4/09 12:43 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Obrigado, tinha acabado de postar nesse sentido...

28/4/09 12:54 da tarde  
Blogger Sir Baba Sharubu said...

When a powerful earthquake hits Iran, there is always a tremendous amount of life loss. When a powerful earthquake hits Japan there is always minimal loss of life. Why ? One reason is that in Japan buildings are constructed using the most advanced anti-seismic techniques.
I would imagine that M'panda M'kua, as well as all the other dams that MOZ needs, will be constructed using the latest technical knowledge available.

28/4/09 3:59 da tarde  
Blogger Daniel said...

Prof.
Em primeiro lugar agradecer esta profunda visão e coerente apresentação para debate público de temas que são de interesse nacional. Numa altura em que se fala da integração entre a ciência e os sistemas de governação (Governance and Science Integration), é triste saber que opiniões cientificamente fundamentadas não só por nacionais como por estrangeiros estão sendo arrumadas em gavetas à custa de objectivos infundados e interesses políticos.

Não quero entrar em assuntos técnicos que disto já começamos a nos cansar. Lembro-me de um debate televisivo (na TVM) em que o Governo de Moçambique se contradisse, o Ministro de Energia argumentando que Mpanda é sustentável e o Ministro do Ambiente argumentando que é insustentável. Alguns dias depois houve mudanças governamentais que resultaram na nomeação de um novo minitro para a área ambiental (a actual). É esta ministra que hoje aparece no parlamento a afirmar que Mepanda Uncua é sustentável. Será esta a estratégia ideal de um Governo escolhido pelo povo? Retirar os que pensam no bem público e colocar os defensores de padrões e estratégias políticas?

LEMBREMO-NOS:
SUSTENTABILIDADE = BENEFÍCIOS COMUNITÁRIOS + MELHORIA DA QUALIDADE AMBIENTAL + DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Perdoa-me ter sido longo.

29/4/09 5:48 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home