O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

30 abril 2009

Cunhadismo


Com o título "Institucionalização do nepotismo nas organizações do país", o Sr. Félix Filipe escreveu para o "Notícias" uma carta na qual afirmou que é cada vez mais difícil obter emprego nas instituições públicas e privadas. Os jornais estão cheios de anúncios de vagas, mas isso é falso - assevera ele -, pois os empregos já estão assegurados para "cunhados, vizinhos, netos, afilhados entre outras espécies de parentesco que se pode encontrar por aí". Jovens recém-graduados vivem situações dramáticas, nepotismo e clientelismo estão por todo o lado. E termina assim o Sr. Filipe: É assim que pretendemos combater a pobreza absoluta no país? Será este Moçambique para todos do qual Sua Excelência o Presidente da República falou na abertura da reunião de quadros do partido Frelimo a 19 de Abril de 2009? Estamos a transformar as organizações e, consequentemente, o país, num clube de amigos e familiares. Pensem nisso, compatriotas." (p. 5, portal do jornal está por enquanto inoperacional). Imagem reproduzida daqui.
Observação: sobre o cunhadismo, recorde aqui.

6 Comments:

Blogger SHIRANGANO said...

Ele retrata de forma contundente a situação dramática que muitos jovens sem tios influentes ou sem padrinhos passam no seu dia-a-dia em busca de oportunidades.
Conheça mais o jovem estudante, Felix da Esperança Filipe em www.apatria.blogspot.com e ira surpreender-se com as suas abordagens.

30/4/09 11:20 da manhã  
Blogger Rui said...

Mocambique para todos nao passa de uma utopia,a realidade e dura mas o pais e de alguns e nao e de todos.
Continue o excelente trabalho que tem desenvolvido neste blog ate agora Dr. Serra

30/4/09 11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

so me surpreende, e tenho que admitir, o facto da carta ter sido publicada.
ficaria muito bonito se o NOTICIAS se dignasse a levar SEMPRE os problemas dos Jovens Excluidos para as suas paginas, e nao usar tanto papel para alguns mal intencionados se preservarem no poder.
BEM FEITO,DESTA VEZ, JORNAL NOTICIAS

30/4/09 12:26 da tarde  
Blogger Nunoamorim said...

Afinal não era o noticias que censurava tudo?


Algumas verdades começam a deixar de ser verdade.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

30/4/09 12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tb notar que a maior parte,senao todas ONgs,Ministerios,e outras instituicoes estao na grande capital do pais maputo,o que torna mais facil durante o recrutamento por um familiar,do que um desconhecido competente chingondo.

30/4/09 3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos visitar o STAE de Cabo Delgado,sobrinhos,primos,tios do director......vamos la falar.....

30/4/09 3:45 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home