25 março 2009

Venezuela: mulheres e linchamentos

Numa intervenção ontem feita sobre o tema "Violência e América Latina", o Prof. Roberto Brincenõ-León, da Universidade Central da Venezuela, mostrou que os linchamentos no seu país contam com o apoio de uma parte significativa das mulheres. Enquanto não tenho acesso ao texto dele, permitam-me sugerir-vos que leiam aqui. No nosso país e especialmente através da televisão, choca muitos de nós verificar, de vez em quando, a intervenção justificadora de mulheres aqui e acolá nos linchamentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Professor, rápidas melhoras.Por muito que lhe custe, tem mesmo que aceitar repousar uns tempos: o bem-estar físico, mental e moral é fundamental para sustentar a sofregidão de trabalho intelectual em que está permanentemente envolvido. Cuide-se, queremo-lo com a pujança a que nos habituou!

> Quanto à conclusão da intervenção do Prof. Roberto Brincenõ-León, cito:

"Quanto mais frágil são as instituições sociais, os orgãos de segurança, a possibilidade de punir os que cometem crimes, maior será a manifestação dessa violência".

Sinceramente,nada de novo!
Quantas vezes neste blog temos referido que estes fenómenos (linchamentos e outras formas de violência de massas, em países em vias de desenvolvimento), são consequência da ignorância, miséria física e moral, resultante da falta de infra-estruturas institucionais, económicas e sociais (de degradantes condições de bem-estar).

> Permita-me voltar a Mogincual, antes das mortes por asfixia de 12 detidos: Notícias, 27Fev2009

" Devido à fome: Mogincual sob ameaça da neuropatia tropical
O distrito de Mogincual, em Nampula, está sob forte ameaça de retorno da neuropatia tropical, doença que é causada pelo consumo de mandioca da variedade amarga, com altos índices de cianeto e que pode levar à morte ou, no mínimo, provocar deformações físicas nos membros superiores e inferiores das pessoas".

> Obviamente que em zonas estruturalmente tão frageis, de fome ciclica, quase permanente, estarão sempre latentes as condições para o retorno às "enormidades" associadas à ignorância /crenças irracionais.

Um abraço,

AM