29 março 2009

Nossa paróquia

Durante vários dias participei, com muitos outros, no seminário com o tema Violência e conflitos sociais: trajectórias de pesquisa, do Laboratório de Estudos de Violência (superiormente dirigido pelo Professor César Barreira) da Universidade Federal do Ceará, aqui em Fortaleza. Segurança pública, relações polícia/cidadãos, juventude e espaços de conflitualidade, trajectórias de pistolagem, direitos humanos: eis alguns dos temas. Foram apresentados inúmeros e fascinantes trabalhos de pesquisa, vários deles executados no interior de esquadras policiais. Pesquisa mesmo, não exercício de moral com capa de ciência. Imagino as dificuldades, as impossibilidades, os bloqueios de todo o tipo, se quiséssemos nós, em Moçambique, dar conta do trabalho da polícia, por exemplo; ou dos percursos de pistoleiros. Certamente apareceriam, na nossa exemplar paróquia, os habituais e ferverosos cavaleiros andantes acusando os pesquisadores de incitarem à violência ou de pôr em cheque os guardiões da ordem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Duvidas.

se alguem me puder explicar, ficaria grato.

i)- quais devem ser os pressupostos e procedimentos, numa situacao de se querer levar o Governo ao Tribunal Internacional?

ii)- 'e nacessario Mocambique ter assinado ou nao, qualquer acordo, protocolo ou convencao? No caso em que o Governo que se prestenda levar seja Governo de Mocambique?

iii)- devera ser alguma Instituicao, Partido Politico? ou Pessoa singular tambem podera acional o mecanismo processual?

MZ

Sir Baba Sharubu disse...

Are there sociologists working for the Mozambique police ? If not, maybe you should suggest the police to consider hiring a few of them. Several police forces around the world do employ sociologists.

Anónimo disse...

"Pesquisa mesmo, não exercício de moral com capa de ciência". Gostei desta distinção. Nesta pérola do Índico há muita boa gente que faz exercício de moral com capa de ciência! E muitos compram!
Tadeu da Silveira Reino