20 março 2009

Mapeando linchamentos (4)


Como podem reparar, este mapa está mais completo do que o anterior. Se acharem que devem ser feitas mais alterações, digam-me. Obrigado. Clique o lado esquerdo do rato sobre o mapa para o ampliar.

6 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Thank you for the new map. It shows clearly that, sofar, the lynchings are more frequent(87%) in places near the coast. Why ?

Carlos Serra disse...

A very good question, but I don't know by now....

Anónimo disse...

Repare, Professor, que as areas de grande influencia das igrejas evangelicas tradicionais (presbiterianos, metodistas, anglicanos, nazarenos, baptistas, assembleias de deus e outras) nao sao afectadas pelos linchamentos! Zonas como Maputo (de grande influencia da igreja presbiteriana) e zonas da Beira (de grande influencia da Igreja de Cristo) sao a excepcao ao que digo. Explicacao que ee justificada, tallvez, pelo facto destas duas cidades estarem a atrair gente de todo o tipo.

O ensino das igrejas evangelicas ee orientado no sentido de eliminar as crencas obscurantistas, incluindo a crenca na possibilidade de alguem amarrar a chuva. Para os crentes destas igrejas a chuva vem de Deus.

Outro grande investimento que estas igrejas fizeram foi inculcar o espirito da dignidade humana em que um dos aspectos mais importante ee a crenca de que a vida humana ee sagrada e pertence unicamente a Deus

Nao digo que as outras igrejas nao o tenham ffeito. Mas o investimento aplicado foi diferente. Compare-se a coloracao de Machanga ou Buzi, no seu mapa (zonas de forte influencia da igreja de Cristo) com a coloracao, digamos do Dondo e Quelimane! E poder-se-ia presumir que o Estado estaa mais ausente de de Machanga que de Dondo ou Quelimane onde os linchamentos sao mais frequentes.

Verifiqque a minha hipotese caro Professor.

Juliao Matsinhe, estudante de teologia

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pelo que avança. Vou ter isso em conta. Vamos a ver se surgem mais comentários.

Carlos Serra disse...

Por razões que ignoro, um comentário de Reflectindo a esta postagem não entrou, apesar de eu o ter editado. Estarei atento a ver o que se passa com o meu spam buster.

Carlos Serra disse...

De Janet Gunter recebi um email do qual extracto o seguinte: "Só uma dica rápida. Vi este paper mencionado em vários sites na net.
The Slave Trade and the Origins of Mistrust in Africa (Nunn and Wantchekon)
http://tinyurl.com/dxubfy

Acho super relevante a questão de linchamentos, cólera, etc.
Mas eu queria poder desafiar um pouco a presuposição que distância da costa indica mais confiança, porque houve menos efeito de comércio de escravos. No meu entender, o fim do comércio até chegou mais ao interior do que no periodo de comércio atlântico. Niassa foi super afetado pelo comércio até os anos 1910s, e sempre acreditei que contribue ainda a falta de confiança na sociedade civil ao nível provincial, e nas relações no nível local."
Obrigado, Janet.