17 março 2009

Macuácua, o tenaz

Segundo o "Notícias" de hoje: "O "Movimento Democrático de Moçambique (MDM), recentemente constituído na cidade da Beira, é um partido atípico e deve ser reduzido à sua própria insignificância" – considera Edson Macuácua, Secretário do Comité Central da Frelimo para a Mobilização e Propaganda." O secretário disse mesmo que o MDM tem uma "génese patológica" e "está virado a desígnios externos".
Uma flagrante falta de respeito, esta. Mas, também, um claro exercício de ciúme. Já agora, lembrem-se que, no ano passado, o 5 de Fevereiro também foi atípico e movido por uma "mão invisível" para o tenaz Edson Macuácua.
Pedido de compreensão: dificuldades respiratórias provocadas pela asma (crise severa) impedem-me ainda de escrever aqui com a regularidade que me é habitual.

35 comentários:

Unknown disse...

eu entendo Prof. siga todos os conselhos mesmo absurdos há vezes que resultam não perguntem porqué! abraços

Anónimo disse...

É preciso entender que se trata de um jogo, e o papel de Edson Macuacua é o de ponta de lança, marcar golos, portanto o que ele faz é isso, tentar assustar os adversários para poder marcar golos. Agora a equipa de MDM deve ter boa defesa e bons marcadores, assim vai conquistar maior número de adeptos. Tudo que o MDM for a fazer a FRELIMO e a RENAMO vão procurar responder ou reagir de forma a contrariar as boas intenções de MDM.
MDM, avante

Anónimo disse...

Não me recordo de um partido que tenha gerado tanta preocupação na historia da nosso "monultipartidarismo" é caso para dizer o MDM esta arrastando massas, eu prefiro esperar ver a quem irá arrastar as massas na campanha eleitoral, DEVIZ OU GUEBUZA, vamos esperar para ver a insignificancia do MDM.

Acho que a FRELIMO não devia fazer campanha eleitoral, ja que a Renamo faleceu, e o MDM é insignificante.que tal?

JSPD

Júlio Mutisse disse...

Meus caros, a preocupação da FRELIMO não tem que ser com o MDM que, pelo que tenho dito nos comentários a cerca do assunto, é apenas (e ainda) um partido que se reproduz, na TV, Internet, Jornais etc (meios elitistas) cuja grande maioria da população não tem acesso.

A preocupação da FRELIMO e do meu amigo e camarada Edson, como mobilizador que é, tem que ser manter e reforçar a inserção do partido a todos os níveis e em todas as regiões do país. Há trabalho que vem sendo feito e continuará sendo feito.

Mal da FRELIMO se o seu secretário de mobilização e propaganda aparecesse e dissesse: ESTOU PREOCUPADO COM O MDM. Come on Reflectindo, reflicta. É o mesmo que o treinador do Benfica ai em Portugal, deixar de se preocupar em treinar o seu Benfica e começar a tremer por causa do Leixões (pode ser que isso tenha acontecido, olha onde o Benfica está).

Portanto, o Edson só tem que se preocupar com a FRELIMO embora isso não implique ignorar o MDM. A preocupação está clara que é angariar mais e mais membros e manter os existentes, mas é preciso conhecer quem está a volta e isso é sensato.

Anónimo disse...

Concordo com o Senhor Mutisse.
Apenas uma chamada de atenção ao nosso partido tem que se preocupar:
1-com os postos de saúde escolas construidas mas a desabarem ou sem pessoal para trabalharem;
2-com o número de desempregados que está a aumentar o exercito dos sem esperança(no Brasil há os sem terra).
Há que trabalhar muito e com actos para combinar com o nosso slogan vitorioso " A FRELIMO É QUE FAZ A FRELIMO É QUE SABE". Temos que ter convicções e deixar de fazer politica para agradar os nossos camaradas.Temos que dar espaço aos jovens e coloca-los DE FACTO á frente das decisões. Eles têm que sentir que a sua opinião é a primeira a tomar em conta.Se assim não for então sim o campeonato pode ser ganho por outros devido ao nosso desmérito (há uns anos o Boavista ganhou o título por causa da postura super relaxada dos 3 GRANDES do futebol luso: FCPORTO,SPORTING e BENFICA).
Se o chefe do MDM foi a Europa, deixa-lo.
"Diz-me com quem andas direi quem tu és" , um velho ditado que serve para todos moçambicanos quer na nossa vida pessoal, profissional,politica, etc, etc....
Com quem andamos? Com quem fazemos alianças dentro e fora do país?

Voz da Revolucao disse...

Espero que a crise passe logo.

Acabo de receber uma SMS com o seguinte teor: Cuidado com os Simangos: Urias Tramou a Frelimo, David Tramou Comiche e Daviz Tramou Dhlakama e a Renamo.

A Génese patólogica do MDM é uma realidade, não considero isso falta de respito, apenas a verdade dos factos.

Xana
Beira

Reflectindo disse...

Se Edson Macuácua quer nos dizer que Guebuza e Paúnde que muitas vezes andam pela China estão vendendo Mocambique, tudo bem. Pelos sinais da floresta talvez seja isso, mas isso não é necessariamente o que outros partidos fazem e querem fazer.

Entretanto, eu gostaria de saber o que Macuácua quer dizer com o MDM deve ser reduzido à sua insignificância? Estou desde que Marcelino dos Santos anunciou isso e mais tarde Mariano Matsinhe, procurando entender o significado e o fim da reducão de reducão da oposicão à insignificância.

Estou procurando saber o mecanismo que essa gente usa para reduzir a oposicão a insignificância. é mecanismo democrático? respeita os direitos elementares do homem?

Jonathan McCharty disse...

O Macuacua mente redondamente quando refere que o MDM surge como um propagador de "odio e vinganca"! Quem leu o discurso do Deviz Simango, sabe que Macuacua nao esta' a dizer a verdade! Deviz apelou a reconciliacao, inclusao e envolvimento de todo o povo mocambicano na resolucao dos problemas que enfrentamos, como nacao! Nao vi prepotencia, arrogancia ou desprezo pelos seus oponentes (como estamos habituados), mas um cometimento em fazer as coisas de maneira diferente!!
O argumento de que um partido formado pela cisao de outro, nao merece respeito, deveria lembrar aos seus ardentes defensores que a Renamo, constituida por mais de 60% de ex-frelimistas, obrigou ao fim do marxismo-leninismo nesta patria! Hoje, se calhar, teriamos que ir pedir uma "guia de marcha" ao "grupo dinamizador" para poder comentar nesta postagem!! Se essa mudanca radical no sistema politico desta nacao nao significa nada, entao e' verdade que o MDM nao ameaca a ninguem!!

Quando o Edson diz que "o MDM deve ser reduzido a sua propria insignificancia", ele (sem saber) se esta' a denunciar que na realidade, esse partido o preocupa bastante!!

A sabedoria popular diz que "Ninguem bate em cao morto"! Este alarido todo, e' para mim, muito bom sinal!! E' sinal da vitalidade do MDM, mesmo antes de ter comecado a galgar terreno!!!

A caravana esta' a bazar!! Quem quiser continuar a ladrar, esta no seu pleno direito!! Este e' um pais livre....!!

Anónimo disse...

Não sou analista politico, mas os indicadores de abstenção nas urnas e os actuais pronunciamentos dos politicos (Frelimo e Renamo) levam-me a chegar as seguintes conclusões:

1ª Excluindo as primeiras eleições Moçambique nunca mais teve oposição.
2ª Existem pessoas neste País Cidadãos que não se identificam nem com a Renamo nem com Frelimo e muito menos com Frenamo
3ª O MDM pretende ser um partido democratico no verdadeiro sentido da palavra.
4ª O MDM nasce de uma vontade popular e isso incomoda muita gente, sobretudo os que em nome do povo falam, mas no dia a dia ostem riqueza de proviniencia duvidosa ao mesmo povo que cada dia se vê limitado dos meios de sobrevivencia.
5ª O MDM vai se consolidando a cada dia que passa
6ª Apoios serão necessarios e bem vindos sobretudos os financeiros

Varito

Anónimo disse...

Lisboa, 17 Mar (Lusa) - Evitar que a Frelimo obtenha mais de dois terços dos votos nas próximas eleições é o principal objectivo do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), liderado por Daviz Simango, que admite "pressões" para avançar nas presidenciais contra Guebuza.

"Gostaríamos de ter um número aceitável para evitar os dois terços [dos votos para a Frelimo]. Pelo menos um terço devíamos ter.

Aliás, se conseguirmos rapidamente avançar com o programa que temos, eventualmente podemos surpreender", afirmou Simango, ex-dirigente da Renamo, em entrevista à Lusa em Lisboa.

Segundo Simango, só daqui a dois ou três meses haverá uma decisão do conselho nacional sobre o candidato presidencial, embora diga que o partido tem de ter mais do que uma cara.

"Se for o desejo da maioria que concorra, o Daviz Simango vai ter de dizer sim ou não, analisar o que é bom para o partido: se vale a pena concorrer só nas legislativas e provinciais, ou se tem de concorrer com uma cara que vai à frente para puxar o próprio partido", afirma o autarca da Beira, reeleito como independente nas últimas autárquicas, em Novembro passado, após ter sido afastado pela Renamo.

"A partir de uma certa altura da vida acabamos sendo influenciados pelas massas. Acabamos pertencendo às massas e não a nós mesmos. O partido vai ter de auscultar as bases, a população, e ver prós e contras e definir o candidato. Vamos ver o futuro", diz Simango.

Para o líder do MDM, o novo partido "tem quadros capazes" e "tem de existir pelo colectivo".

Depois de Lisboa, Simango vai à Bélgica, Holanda, Suécia e Alemanha, com o objectivo de "arregimentar" a comunidade moçambicana no exterior para o seu partido e de obter apoios junto de outras formações políticas.

Em Portugal, admite ter uma "boa relação" com o Partido Popular, que "é preciso ver como capitalizar", e beneficia do apoio do empresário Jaime Nogueira Pinto, accionista da maior empresa de segurança de Moçambique (Moseg), uma das maiores empregadoras do país.

O partido, ainda à espera de aprovação pela Comissão Nacional de Eleições, está a preparar-se internamente para as eleições: já decidiu que avança sozinho, mas admite acordos pós-eleitorais com todos os partidos, inclusivamente a FRELIMO.

"Qualquer pacto que seja para o interesse do moçambicano, o MDM estará disponível para assinar. Não interessa de quem é o projecto. Se for submetido e se entendermos que é para o interesse nacional, vamos aprovar e colaborar", afirma Simango.

Para o líder do MDM, "são bem-vindos" todos os pequenos partidos da oposição, incluindo o do ex-dissidente da Renamo Raúl Domingos, Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, com quem tem havido contactos e até conjugação de esforços.

"Temos dialogado com vários pequenos partidos da oposição. Participaram na nossa assembleia constitutiva, temos criado uma força de união, penso que no futuro haverá boas notícias no sentido de juntarmos esforços", adianta.

Confiante na capacidade do novo partido queimar etapas e "surpreender", Simango mostra-se, no entanto, preocupado com a independência dos órgãos eleitorais moçambicanos, e relata casos de pessoas não inscritas a votarem e de presidentes das mesas a inutilizar votos.

"Apanhámos pessoas que vinham de sítios fora da área da autarquia [da Beira], confessaram perante as câmaras, tinham sido trazidas pela Frelimo. E o que aconteceu depois disso? Há imagens, há testemunhos claros! A procuradoria não se pronunciou, a Justiça não se pronunciou, e a coisa andou", afirma.

Nas últimas autárquicas, "reportámos vários casos de fraude e infelizmente não vimos a Justiça a agir contra os autores, o que cria fragilidades" no processo eleitoral.

"Isto significa que enquanto as estruturas da Justiça não se virem livres das amarras partidárias, vamos ter problemas no país", afirma.

umBhalane disse...

"Hoje, pela primeira vez na História de Moçambique, são camaradas que são nomeados para os postos de governação."

Verdade imutável até hoje.

O MDM é como o Obama.

Vai ter que provar, no terreno.

Não basta colher simpatias, ter apoios...

A batalha vai ser muito dificil, mesmo.

Vai combater simultaneamente 2 grupos de interesses instalados - A Frelimo e a Renamo.

Eu sempre disse, calma, o pior está para chegar - a organização, o trabablho de base, a cobertura nacional, a conquista dos corações...

Ninguém vai dar nada a ninguém.

Mas há uma certeza que eu tenho.

A Frelimo e a Renamo já mostraram tudo o que valem.

Alguém, nesta altura do campeonato tem dúvidas???

Alguém espera algo desses Srs???

NÃO.

O MDM, representa neste momento, o único capital de esperança em Moçambique, peseM bem as opiniões e teorias contrárias...

E TODOS SABEMOS ISSO.

É, OU NÃO É?

Anónimo disse...

..em 1o lugar desejo melhoras ao caro professor.
...quanto ao presente politico,espero que Simango faça valer o prestígio alcançado na Beira e o eleve a toda a nação que após 32 anos de independência ainda sofre como nunca sofreu no tempo do colono,e que precisa urgêntemente dum verdadeiro lider,com interesse acima do partidário e sim empenhado em tirar este país do caos e desgoverno que todos conheçemos.
Simango é um nome quase diria de mártir..não como li atrás,pois seus pais morreram porque de certeza não faziam parte do plano que desembocou 32 anos depois neste país mendigo do FMI,a saque ,encurralado pelo crime,onde se lixam pessoas ,reflexo de um povo culturalmente muito pouco ou quase nada formado,etc
Bem haja Devis e que a sua vida seja longa para realmente transformares este país abandonado nas mãos de quem não sabe e não quer aprender a fazer!!!!

TÓXICO

Anónimo disse...

1. De acordo com a entrevista transcrita em "comentário" anterior, Daviz é pragmático e tem objectivos estratégicos bem definidos: obter, se possível, mais de 1/3 dos votos nas próximas legislativas, para retirar a maioria qualificada à Frelimo, obrigando-a a iniciar o diálogo com os partidos da oposição.

> Se este objectivo for atingido e o MDM conseguir "implantar" no Parlamento um "núcleo duro" constituído por uma nova geração de Deputados, estará a prestar, seguramente,um enorme serviço ao país.

2. Daviz é realista, por isso olha com certo INCÓMODO para a possibilidade de, por pressão de seus apoiantes, ter que se assumir como candidato Presidencial. Ele sabe, todos nós sabemos, que a reeleição de Guebuza é um dado adquirido.

3. Sem meios para uma ampla actuação nos 800 mil km2 deste nosso território, o MDM terá que se assumir como um Partido forjado por uma certa élite urbana, com alguma influência peri-urbana.

> Dificilmente se afirmará no anos mais próximos (muitos) como um "partido de massas".

> Mas poderá, seguramente, o que não é menos importante, afirmar-se como um Partido de MASSA Cinzenta ao serviço da Nação.

4. Entretanto, ciente da ociosidade dos eleitores dos grandes centros(que, maioritariamente, nos dias de votação prioriza a ida á praia e outras formas de lazer), a Frelimo direcionou grande parte das suas energias para o eleitorado mais rural, com envolvimento de meios humanos, materiais e financeiros do aparelho de Estado (porque, inevitavelmente, Partido e Governo actuam em simbiose).

> São prova disso, (i)o programa dos sete milhões; (ii) a expansão do ensino politécnico e universitário para os distritos; (iii) as visitas "de Estado" da Primeira Dama; (iv)as Conferências Nacionais ("ontem" sobre a criminalidade, "amanhã" sobre a Cultura, depois sobre X, Y, Z, fazendo deslocar/concentrar centenas de líderes comunitários, funcionários e técnicos do meio mais rural na "Nação/Maputo" onde, a par dos temas técnicos há um REALÇAR dos esforços do Partido Frelimo na avaliação e desejo de resolução dos problemas nacionais

> A Frelimo, como lhe compete, está atenta à importância "amanhã" do voto mais rural.

5. Concluindo:

> Benvindo o MDC como força catalizadora para uma mudança qualitativa do cenário político nacional;

> Parabéns à Frelimo pela capacidade que está a demostrar de não menosprezar a concorrência: esta viragem para o eleitorado do país profundo, rural, é prova disso.

> Parabéns ao Edson, que segue o princípio: "quem seus inimigos poupa, às mãos lhe cairá".

Em política, a fraseologia usada não pode ser "traduzida à letra", tem de ser vista no contexto: já Samora dizia que o jacaré se deve eliminar à nascença.

AM

Anónimo disse...

Me entristece o discurso do Edson e prevalece a certeza de que caminhamos a passos largos para o monopartidarismo. Que tipo de democrata é este porta voz? O partido no poder tem dois discursos: um polido e aparentemente correcto para as chancelarias, banco mundial e quejandos. O outro de baixo linguajar e da ameaça velada para todos que não comungam dos seus ideiais. Assim não iremos longe, a democracia jamais se consolidará enquanto uma força politica usar e abusar dos meios que dispõe para coagir os incautos para a sua causa. De igual modo, jamais seremos democratas enquanto o porta voz do "partidão" desmerecer um novo partido politico da maneira como o fez! não pedimos elogios ao adversário mas pelo menos uma linguagem correcta e respeitosa pela diferença de opinião consubstanciada num novo partido. Quastiona as visitas do Simango ao estrangeiro. Qual é o problema? Já se esqueceram das visitas a Coreia do norte, Uniao sovietica, o Cambodja do Pol pot, etc? O Deviz não pode iniciar com a anagariação de fundos para o seu partido no estrangeiro? Contenha se senhor macuacua, olhe que o jacaré que estão tentando matar ainda bebé já tem dentes que mordem! SEJAM DEMOCRATAS DE FACTO. Já deram um empurrão para a Renamo caír no descalabro, agora é o MDM. QUEREM JOGAR SÓZINHOS O CAMPEONATO? QUEREM SER ELEITOS COM 99% DE VOTOS COMO NA COREIA DO NORTE?

Anónimo disse...

Para quando a aprovação dum regulamento que impeça criticas a MDM? É que todos que fazem análises criticas ao MDM sao chamado de mentiros, bajuladores ou excessivamente preocupado com MDM. Acho que as declaraçoes do Macuacua nao podem ser interpretada como excessiva preocupaçao, mas sim como análise que qualquer actor politico faz sobre os seu adversarios. Nunca ouvi que o Costa do Sol ou Ferroviario do Maputo deixaram de treinar porque iam jogar contra o Ferroviario d Nacala ou qualquer outra equipa de menor expressao. Para os meus amigos do MDM, o Macuacua seria um bom Secretario da Frelimo se aparecesse publicamente a elogiar o MDM tal como fez a Maria Moreno? Antes de finalizar gostaria d fazer 2 perguntas: 1. Porque no Cons. Nacional do MDM a Provincia de Sofala tem mesma representatividade que os maiores circulos eleitorais d Moçambique? Porque o Presidente do MDM antes de passear por Moçambique foi primeiro a Europa? Acho que é absurdo dizer que o Daviz não é vingativo em funçao do discurso inagural. Acho que nao podemos analisar uma pessoa em funçao dos que diz, mas sim em funçao do que faz. Quem nao viu aquele triste episodio em que Manuel Bissopo, Faque Inacio e Mbararano foram obrigado a deixar as viaturas na Munhava. Aquilo nao era vingança? Quantos trabalhadores foram rescindidos os respectivos contratos porque apoiaram o M. Pereira. Fungulani Masso Orgulhosamente Moçambicano...Nuno Amorim

Anónimo disse...

Nuno Amorim!
Talvez o senhor tivesse que voltar a escolinha, para saber o que dizer e deixar de ser pao mandado. Fugiste da STV porque? Ninguem nesse mundo pode abrir as portas do seu quarto para uma pessoa pode lhe assaninar, talvez o senhor possa. Por favor valoriza o nilvel que foste dado, se tivesse conseguido por esforço não estarias a pensar nenos que uma criança. Orgulhe pelo menos uma vez na vida de ter sido dado o nivel.

Anónimo disse...

Este Amorim so Venancio & Namburete sambem, dizer o que ele é (Um lambe Botas, orgulhoso sem argumento como academico como ele diz).

Anónimo disse...

Afinal és tu que te vaiaram da STV com o Partido por escovar demais, poxxxxa deves ser um escova cronico.

Ralph

Anónimo disse...

Existe uma semelhanca no padrao do discurso emocional do Sr. Edson Macuacua vis a vis o MDM e do Sr. Fernando Mazanga vis a vis Frelimo (antes da formacao do MDM) e vis a vis MDM.

Mas o Sr. Edson Macuacua deve nao ser tao inexperiente para saber que: para vencer um adversario, e preciso conhecer sobretudo os seus trunfos.

Mesmo que o Sr. Macuacua esteja a agir como um apostolo da Frelimo, ele ignora os principios basicos da sua profissao. Criar um partido politico nos moldes em que o MDM foi, num contexto identico ao mocambicano nao e facil.

O MDM tem na sua direccao um lider que aos olhos dos mocambicanos (nao so) e legitimo. D. Simango trouxe esperaca nos cidadaos da cidade da Beira e isso foi bem recebido a nivel nacional.

E uma boa parte do povo mocambicano ja comeca a perceber as artimanhas, o discurso falso, emocionalmente partidario do Sr. Edson Macuacua. Mesmo porque os termos que ele utilisa sao pouco aconselhaveis, para a sua profissao.

Mostra a sua arrogancia, a sua pequenez e sobretudo o seu medo com a forca que o MDM representa.

Eu digo e continuarei a dizer: Povo mocambicano, aplavras sao palavras, quanto mais vazia estiver a caroca, mais barulho faz. O Sr. Edson Macuacua esta a fazer barulho. E quanto mais violenta forem as suas palavras, mais duras serao as reacoes dos que veem no MDM uma forma de exerciicio de democracia.

Isso que o Sr. Macuacua faz nao e exercicio de democracia ( que tanto ele clama fazer), pois, em democracia, nao se teme a concorrencia.

Tenho dito

Anónimo disse...

Anónimos,
Não vi da vossa parte nenhum argumento académico a tentar contradizer as afirmações do Amorim.
Provavelmente, para mostrarem a vossa diferença em relação ao Amorim deveriam contradize-lo com base em argumentos académicos e não limitarem-se a critica-lo.

Está interessante o duelo entre MDM e Frelimo, continuo a assistir do camarote VIP.

Juvenal

Anónimo disse...

Mais uma aberacao deste papagaio (Edson). Este é um dos maiores desgostos para nós como jovens, os quais se esperam que sejam indivíduos que questionam sempre e propoem modelos inovadores para o desenvolvimento sócio-económico e político de Mocambique. Seria importante introduzir educacao política na prespectiva de convivência democrática. Isto é mesmo mau, um porta voz de um partido dizer que o " MDM é um partido atípico e deve ser reduzido à sua própria insignificância". Onde anda o fair play? Depois dizem que sao mais democratas do que a oposicao, entao porquê lutar para o regresso ao monopartidadismo e a "matança" da oposicao?

LM

Reflectindo disse...

Juvenal, o que é que Amorim Bila, aliás Fernando Machado, aliás Nuno Amorim disse que precise dum outra explicacão que não seja o que já se explicou a ele desde há muito e ainda neste post?

O Juvenal é para nos dizer que é pela primeira vez que entra neste blog? Se for o caso, que me desculpe, mas basta ir nos demais posts para saber o que ele (o Amorim...) anda a falar e que respostas já teve.

Amorim defende o regresso ao monopartidarismo, é pupilo de Marcelino dos Santos, sublinho isto. Isso lhes servem sim, para de novo aparecerem com CAMPOS DE CONCENTRACÃO, com M´telela. Isso é que é VINGANCA.

Vinganca e ódio é isonerar Namburete, Mussá, Pequenino, Pilali por não terem cartão da Frelimo. Vinganca e ódio é o que Aiuba Cuereneia declarou recentemente em Nacala. Vinganca e ódio é o que aconteceu ontem em Mogincual, o massacre de 12 cidadãos, aquilo que aconteceu em Montepuez. Vinganca e ódio é ninguém mais puder ser director ou chefe se não for membro da Frelimo. Vinganca e ódio é inutilizar votos que não vao para a Frelimo.

Julgo isto ser bom para se informar ao Amorim e Edson Macuácua. Ainda bem que o Macuácua nos ajuda a publicar sobre atitude vigarista do seu partido. Mas talvez seja necessário elaborar isto e publicar nos jornais. Se são argumentos académicos depende de analista, mas que são exemplos concretos e irrefutáveis, isso sei.

Anónimo disse...

Quando começou o projecto do MDM, eu fui umas das pessoas que realmente acreditou.
Estava a imaginar um Moçambique diferente, um Moçambique onde as pessoas não eram valorizadas em função da militancia politica, em funçao do nepotismo, tribalismo ou outros elementos subjectivos.
A composição do Conselho Nacional e o protagonismo que os membros da Renamo têm está a deixar-me completamente decepcionado.
Vejo que é uma continuação da Renamo, nos que não nos identificávamos com a Renamo não temos espaço.
Como havia Unita renovada, o MDM parece Renamo Renovada

Mario Muchine

Anónimo disse...

Vejo que o Amorim é excessivamente Frelimista e nao consegue emitir opiniões académicas. Igualmente vejo que o Reflectindo é excessivamente Renamista/MDM e também não consegue emitir opiniões académicas.
Os dois limitam-se a fazer propagandas baratas para os seus respectivos partido.

Dispam um pouco as vossas camisolas.

Juvenal

Nelson disse...

"é apenas (e ainda) um partido que se reproduz, na TV, Internet, Jornais etc (meios elitistas) cuja grande maioria da população não tem acesso"
Caro Mutisse, queria ter essa certeza que tens que o MDM nao existe alem dos meios elitistas. Como deves saber, estive na Assembleia constitutiva e vi gente do distante Lugela e do isolado Chinde. Nao sei como esse compatriotas tomaram conhecimento do MDM e nem sei oque estao fazendo assim que voltaram a esses cantos de Mocambique. Por isso nao tenho certeza se o MDM "é apenas (e ainda) um partido que se reproduz, na TV, Internet, Jornais etc (meios elitistas) cuja grande maioria da população não tem acesso"

Reflectindo disse...

Juvanel, é como eu disse, se acompanhas bem vais ver porque não vale a pena fazer algum esforco para comentar o que Nuno Amorim anda aqui a dizer.

Toda esta gente aqui que não faz nenhum esforco não é por camisola partidária, não. Seria bom se reparasses isso em muitos posts.

O Nuno Amorim sabe que vereador compara-se a um ministro e estes são pessoas da confianca do edil ou Presidente da República. Há muito que ele teima a mesma coisa até que lhe mostrei a lei das autarquicas.

Quanto aos quadros do MDM também já tanto que falámos até mesmo um membro da Frelimo lhe disse que ele estava errado.

Please, repare em várias postagens!

Reflectindo disse...

Por acaso, há coisas que eu gostaria de discutir com os aqueles que falam de pontos discutíveis em prol do MDM.

A primeira coisa que eu gostaria de saber é o que as pessoas que acredita(va)m no projecto fizeram desde o início? Ou como tentam se inserir? Concretamente, estão de fora a espera de convite ou já actuam, isto é, duma ou doutra maneira procuram ser actores/contribuintes? Há dificuldades em contribuir no MDM? Se há dificuldades é por causa de quê e quem?

A segunda coisa, é tal de protagonismo de membros da Renamo. Qual é esse protagonismo? Por eles pertencerem e trabalhar em prol do MDM? Pecam eles por terem pertencido à Renamo? Qual era a ideia? Que o MDM não aceitasse nenhuma pessoa que tenha sido da Renamo ou até como alguns dizem da Frelimo? Não estaria o MDM a violar logo a partida os seus próprios estatutos? E porquê se admitiria que Daviz fosse presidente se ele foi membro da Renamo? O MDM tinha que excluir todos aqueles (milhares) dos protagonistas da revolução de 28 de Agosto, visto que a sua maioria era da Renamo?

A terceira questão é quando se diz que não se identifica com a Renamo: o que realmente quer-se dizer com isso? Será sobre os métodos de trabalho? Sobre a liderança? Sobre a guerra? Sobre AGP assinado em Roma? Será que todos os pertenceram ou ainda pertencem à Renamo se identica(ra)m com tudo isto mais alguma coisa? E qual é o real problema da Renamo se formos a recuperar o que se dizia antes da fundação do MDM? Porquê agora há esta versão?

Caro Mário Muchine, não estou a fazer um interrogatório para ti, mas levanto pontos de reflexão e até para mim mesmo.

Anónimo disse...

Reflectindo,
nao percebi nada do que disseste. Comparar vereador a Ministro, quadros do MDM?

Eu disse que Amorim era excessivamente frelimista e o Reflectindo excessivamente Renamista/MDM. Isso nao vos da margem para fazer abordagens uteis.

Vejos que falas de campos d concentraçao ou Mtelela e provavelmente o Amorim falaria d crianças piladas em homoine.
Meu caro, isso nao interessa aos jovens. A fase da reconciliaçao nacional ja passou.
Nos queremos saber quais sao os projectos que ambos tem para Moçambique. Estamos cansados d ataques belicistas d ambas as partes. É com base nessas abordagens carregadas d odio que temos Guine Bissau. Vi muitos a chamarem nomes ao Amorim porque defendeu o seu partido. Acho que este espaço é para debate de ideias e nao de pessoas.

Juvenal

Anónimo disse...

Caro Juvenal,
Nao se preocupe, ja tou habituado a estes ataques pessoais.
Defender uma opiniao critica a MDM neste espaco eh ser lambe bota, amorim bila ou ter diploma falsificado. Para te considerarem academico precisa ser cegamente contra a Frelimo.
Nao tarda nada tambem vao por em causa o teu diploma e vao te chamar lambe bota.
Nao te preocupes, todos anonimos sao o mesmo Reflectindo.

Orgulhosamente Mocambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Juvenal, ainda bem que eu nunca fui nenhum militar.

Mas deixa-me lá perguntar-te: Quem é aqui que comecou a falar de de vinganca e ódio? Eu fiz lembrar ao Nuno Amorim e Edson Macuácua sobre as vingancas de todos os dias, até hoje mesmo podemos apontar onde elas reinam.

Meu amigo, não distribua a culpa de quem provoca. Espero que sigas a cronologia do debate depois para julgares.

Não acho inteligência por parte de Edson Macuacua e Nuno Amorim fabricar vingancas e ódio para quem nao fez nada e nadinha. O MDM não fez nenhuma guerra em Mocambique.

Defender o partido não é como o Nuno que está a fabricar coisas que o MDM não fez como tanta coisa se fabricou durante a campanha das autarquias.

Estamos aqui a debater sobre os pronunciamentos de Edson Macuácua e esse deve ser o propósito do proprietário deste blog.

Sobre vereadores comparei na forma de nomeacão e o Nuno sabe disso a partir da Lei das Autarquias. E até o Conselho de Ministros foi mais longe ao propôr que seja o edil a decidir sobre todos eles e não metade a Assembleia Municipal.

E assim vês, todos anónimos é o mesmo Reflectindo. É isso mesmo que pensas Juvenal? Perguntem ao Prof Serra se temos o mesmo IP ou se os outros vem da mesma aldeia donde eu escrevo.

O Nuno Amorim não para de acusar falsamente.

Do que sei é que Nuno Amorim assinou uma vez aqui que era Fernando Machado.

Joaqum Macanguisse disse...

que tal um dia um debate ao vivo aonde teremos como Moderador dr serra depois como convidados Refletindo ,Amorim bila , Nuno Amorim ,Fernando Machava ,viriato ,kimmanuel,orgulhosamente Moçambique,....
na entrada faz-se uma revista com detectores de metais para evitar armas .que acham?

Anónimo disse...

Ahahahahah
Caro Kimmanel,
Tens um elevado sentido de humor, realmente fizeste-me rir.
Seria uma debate interessante...por mim não precisava de detector de metais.
Já agora, Nuno Amorim e Orgulhosamente Moçambicano é a mesma pessoa.

Desde já informo que estou disponível para o debate.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Mas Fernando Machado tinha que estar connosco

Unknown disse...

kimmanel, (In)felizmente os anti-debates e os mais sensíveis podem a armar todo o debate!... já se apercebeu também que mesmo simples caso de amantismo chega-se a exibir armas e maka ya... só kkkk estamos mesmo mundo de ameaças, tiro e queda. obrigado por esta Kim.

Anónimo disse...

O NUNO AMORIM É UM AGITADOR TAL COMO O MACUCUA.
NAO PERCAM TEMPO.
SAO FRELIMOS FRUSTRADOS E TIRAM CA PARA FORA SEUS PENSAMENTOS QUADRANGULARES E DAÍ NAO PASSAM.
É TRISTE.
O PARTIDO ACABOU DE NASCER! DEIXEM DAR OS SEUS PASSOS COM AS SUAS DIFICULDADES NORMAIS DE UM PROCESSO NOVO!
VAMOS AJUDAR! FAZENDO CRITICAS CONSTRUTIVAS.
LEIGO