11 março 2009

Ainda o MDM

No "Notícias" de hoje: "(...) questionando sobre se o MDM não representava ameaça à Frelimo, Edson Macuácua afirmou que a abertura ao multipartidarismo no país é obra da Frelimo e que, pessoalmente, duvidava que o Movimento Democrático de Moçambique seja, efectivamente, uma nova formação política ou é consequência da divisão ou cisão no seio da Renamo." Há um segundo trabalho no jornal, procurando provar que o MDM "integra na maioria dessidentes da Renamo".
Comentário: em luta política, existe um princípio básico: mostrar que o galo é galinha no geral e galo trânsfuga no particular, no pressuposto básico de que o galinheiro tem um dono irreversível. Portanto, em certo pensamento da praça, o MDM nada tem de novo: é apenas uma picada na estrada da Renamo, num galinheiro criado pela Frelimo. Mas mais: em vário desse pensamento, nem teria valido a pena ter-se criado um MDM. Mas mais ainda: houve quem quisesse uma Renamo sem Dhlakama: este é tirano - defendeu-se e defende-se. Agora que é suposto ela ter surgido, com um líder jovem e aberto, diz-se que é muito cedo ainda para singrar. E não vale a pena Deviz pensar em voos mais altos, as asas são ícaras, de cera - sustenta-se. Sim senhor, muito interessante, muito poliédrico. A procissão ainda vai no adro.
Adenda 1 às 12:43: do editorial do jornalista Salomão Moyana, no "Magazine Independente" desta semana: "Alguns "analistas" fartam-se de insistir numa ridícula comparação entre o caso de Daviz Simango e o caso de Raul Domingos, dizendo que "o MDM não representa perigo a ninguém, em termos políticos". É mentira! O MDM representa enorme perigo político à Frelimo e à Renamo, juntas". Mais à frente, Moyana escreve que Raul Domingos nunca ganhou nada, enquanto Simango já por duas vezes venceu eleições na Beira (p. 7).
Adenda 2 às 12:48: discurso de encerramento proferido por Deviz Simango no encerramento dos trabalhos de formação do MDM. Aqui.

9 comentários:

umBhalane disse...

"Edson Macuácua afirmou que a abertura ao multipartidarismo no país é obra da Frelimo"

O Sr. Edson Macuácua está a passar um atestado de burro a toda a gente.

A demagogia tem limites!!!

Bem sei que ele é um mentiroso profissional, e oficial do partido.

Mas quando a realidade, a História é maior que o escamoteamento, o distorcer dos acontecimentos, a vã tentativa de a reescrever, essa mentira cai por terra.

A verdade, neste caso concreto, é esmagadora.

Foi a luta armada do Povo Moçambicano, enquadrada pela oposição, toda a oposição Moçambicana, agregada à volta da Renamo, que conquistou os direitos mais elementares de expressão – o multipartidarismo – passo essencial para conquistar a democracia, que ainda não se conseguiu.

NINGUÉM DÁ NADA A NINGUÉM.

Foquiço disse...

Seria por causa do ambiênte de trabalho? Por causa dos líderes?

Apenas apreciar as diferentes posições que os que querem trabalhar pelo bem da Democracia e da Nação moçambicanas procuram para poder trabalhar bem. Então, é de imaginar as expectativas...!

Bom trabalho!

Anónimo disse...

Umbhalane disse:
“Foi a luta armada do Povo Moçambicano, enquadrada pela oposição, toda a oposição Moçambicana, agregada à volta da Renamo, que conquistou os direitos mais elementares de expressão – o multipartidarismo – passo essencial para conquistar a democracia, que ainda não se conseguiu.”

Caro compatriota,
Não me apetece entrar neste debate demagógico.

Achas mesmo que o Dhlakama pegou em armas para lutar pelo multipartidarismo em Moçambique?
No mínimo, se assim fosse, o Sr. Dhlakama seria o líder mais democrata do mundo. Pelo contrario, arrisco-me a dizer que é o mais ditador de Moçambique.
Não me apetece entrar em dabates relativos a génesis da Renamo, o apoio que teve do Regime do apartheid. Não me apetece perguntar como é que um regime que estava a massacrar os negros na A. Do Sul iria apoiar uma guerrilha que lutava pelo multipartidarismo em Moçambique.
Também não me apetece perguntar quem realmente é mentiroso profissional.

No entanto apetece-me dizer que uma coisa é certeza e não carece de interpretações subjectivas. A constituição de 1990, aprovada exclusivamente pelos deputados da Frelimo, já previa o multipartidarismo...em caso de duvidas podes ir consultar.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

umBhalane disse...

Independência de Moçambique - 1975

Início da guerra de Independência - 1964

"Previsão" do multipartidarismo 1990

Porquê só em 1990? Previsão!!!

Quanto aos apoios da Frelimo pelos comunistas soviéticos estalinistas que massacraram dezenas de milhões de Russos, massacrararam milhões de Judeus e Ciganos, massacraram e colonizaram milhões de cidadãos da chamada Europa de Leste;

Pelos comunistas da China maoista, que massacraram dezenas de milhões de Chineses, massacram e colonizam o Tibete, ainda hoje, para já não falar das minorias étnicas da própria grande China;

regimes que apoiaram o Pol Pot de tristérrima memória,

etc, etc, etc,...

E lembro as frases sobre a origem das armas da Frelimo, de Samora Machel.

Portanto, meu caro Sr. Nuno Amorim, sobre apoios e fundamentação moral dos mesmos, estamos conversados.

Sobre a génese, matriz e ADN da Frelimo, também.

Então, somos ambos os 2 mentirosos!


Os inimigos dos meus inimigos, meus amigos são - é uma velha máxima.

Foi verdade para a Frelimo, foi também verdade para a Renamo.

E agora?

Ntsolo disse...

Seria surprendente se qualquer individuo que falasse em representacao da Frelimo reconhecesse o MDM como uma organizacao politica que visa integralmente reforcar ou salvar a democracia mocambicana.

Num regime de concorrencia politica, inspirado na visao Schumpteriana de democracia, tende a reproduzir a sua ideologia de dominacao para o fim ultimo de conquistar o poder.

So o esforco do Sr. Edson Macuacua de minimizar as qualidadades do MDM, de menosprezar a sua representatividade (real ou simbolica), mostra a ameaca que esta organizacao representa. Quando o Sr. Edson Macuacua caricatura o MDM como uma organizacao politica composta maioritariamente pelos membros dissidentes da Renamo, pretende implicitamente passar a ideia de que o MDM sera uma continuacao da Renamo ou seja um Wisky velho numa nova garrafa. Verdade ou mentira? nao e importante para mim. A questao e: Se o MDM nao representa uma ameaca para a Frelimo, porque o esforco de desacredita-lo, sobretudo usando os meios de comunicacao social?

Outro aspecto importante e que a fonte de legitimidade (elemento fundamental para a reproducao e funcionamanto da dominacao) e o povo. Portanto, se o MDM e ou nao um partido que pode ganhar eleicoes presidenciais, legislativas (para o seu candidato) e provinciais, nao depende da Frelimo. E o que o povo pensa sobre o MDM que conta. E a representacao simbolica que o povo atribui ao MDM que conta. A questao e: o discurso politico, a ideologia, a dominacao da Frelimo ainda tem legitimidade? Verdade ou mentira?

Nao tenho duvidas que o MDM surgiu num contexto de devocao pelas mudancas, acentuada pelo Obamismo a nivel internacional. Estamos tambem num contexto regional de desacreditacao dos partidos politicos pertencentes a geracao da luta anti-colonial (divisionismo no ANC, crise do ZANU-PF). O teatro das prisoes dos camaradas pode ter efeitos dissuasivos no seio da Frelimo.

aminhavozz disse...

"...questionando sobre se o MDM não representava ameaça à Frelimo(...)Macuacua disse que duvida que o Movimento Democrático de Moçambique seja, efectivamente, uma nova formação política ou é consequência da divisão ou cisão no seio da Renamo."

Não entendi bem! O Sr. Macuacua está a dizer que da cisão de um partido não podem surgir novas formações politicas? Eu sempre pensei que a maior parte das NOVAS FORMAÇÕES POLITICAS em todo o mundo fossem consequência imediata de cisões de outros partidos e claro, da união de pessoas sem simpatia pelos ideais de nenhum dos partidos existentes.

Reflectindo disse...

O problema do Macuácua é ter ideias dos anos 80. Uma altura em que os seus antecessores faziam propagandas contra a Renamo. Aquela altura em que para o Macuácua todos camponeses que viviam nas zonas da Renamo, por exemplo em Muiti, distrito de Muecate, eram aprisionados, não aceitando que fugiam das forcas do Macuácua. Mas para os que consumiam essa propaganda comecaram a assustar pelos resultados eleitorais de 1994. Nas de 1999 em que muitos estão convencidos que houve alteracão pela CNE, o mito desapareceu.

Portanto, se não fosse esse grupo da ala Afonso Dhlakama e a atitude do próprio Dhlakama, a Renamo teria conquistado muitos mocambicanos para a sua fileira. E se hoje há cisão na Renamo como diz, é provavel que os alienados tenham encontrado o espaco.

Se o vento da cisão não está atingindo a Frelimo.

Hehehehehe, porquê os generais da reserva para as províncias?

Mas politicamente falando, só essa é que devia ser a resposta de Macuácua, igualzinha a de ter reunido mais 500 000 beirenses, apenas que no dia das eleicões não apareceram os fantasmas.

umBhalane disse...

Caro Reflectindo

Sabe claramente o que penso acerca da Frelimo. É público.

A Frelimo tem sido muito "inteligente" na forma como gere as suas dissidências, a sua casa.

Há um "cimento" que os aglutina, na hora da verdade.

Sejamos muito claros.

Se houver fracturas na Frelimo, eles sabem que "correm o eventual risco" de responder pelos crimes vários praticados - sangue, económicos, políticos, muitos vários outros...

Isso é, essencialmente, o que os une - o medo de eventualmente terem que responder.

Para além das mordomias da detenção do poder, das chorudas compensações do exercício do poder...

Eles não se podem dar ao luxo de se fragmentarem.
É demasiado perigoso para eles.

Os Moçambicanos vão ter que ter paciência, enquanto a velha guarda existir.

Sobre os outros, o Sr. General já falou, e eles referia-se aos jovens da Frelimo, sem quaisquer dúvidas.

O esquema mental deles é só esse - só vêm Frelimo - por isso os jovens apontados eram só e exclusivamente da Frelimo.

Mas,

A LUTA CONTINUA.

Anónimo disse...

Apoio o Umbuelane, sobretudo quando ele responde ao Nuno Amorim.

Queremos ver ca fora... os crimes cometidos contra o povo Moçambicano, (durante a tentativa da imposiçao do marxismo no País)...
O que vivemos em Moçambique, foi estalinismo, pior ou igual o que foi cometido durante a guerra (ainda nao esclarecidos)
Muitos crimes junto as populaçoes foram cometidos pela frelimo em nome da renamo.

Concordo tambem de certa forma com o Macuacua.

- O MDM deveria dar prioridade as visitas nacionais em primeiro lugar, para se fazer conhecer e divulgar a sua mensagem e nao ao exterior, se é que querem ganhar as eleiçoes.

- nao tem lógica , o Presidente do MDM fazer-se acompanhar de dois deputados da Renamo, muito menos Ismael Mussa, que na imprensa se afirma como membro da renamo.
Etc etc.
dualismo?
opurtunismo?
uma sala russa.
Mohamed