O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

26 novembro 2008

Jossias e a campanha política na Beira

É muito interessante a série do jornalista Lourenço Jossias (na imagem), hoje iniciada no Magazine Independente com o título "Por que falhou Lourenço Bulha" (p. 6). No primeiro número da série, Jossias escreve que Bulha (que foi apoiado pelos que o jornalista chama "pesos pesados do partidão", designadamente Filipe Paúnde, Alberto Chipande, Edson Macuácua, Ivo Garrido, Deolinda Guezimane e o próprio governador da Beira, Alberto Vaquina) é um homem de coração aberto (sic), mas que cometeu erros devido a um discurso demagogo. Acresce que as suas promesas, por exemplo, de criar três empresas funerárias foram aproveitadas pelos adversários para mostrar nos bairros populares que Bulha estava "a incentivar mais mortes, para ganhar mais dinheiro". Mas mais importante: enquanto Bulha levou para as ruas "uma campanha de luxo, demasiado luxo e ostentação, igual à campanha de David Simango em Maputo", o candidato Deviz Simango levou "uma campanha simples, terra a terra, feita, a maior parte das vezes, a pé", de jeans "e quase com a mesma camisa", dominando as línguas locais, em cavaqueio permanente com o povo. Conclusão: Deviz é "um engenheiro que é um homem de campo" e Bulha, "um finório". Enquanto isso, Manuel Pereira, da Renamo, fracamente apoiado pelo seu partido, foi um "candidato tipo aventureiro, com um chapéu tipo cow-boy".

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Prof.,
A imagem está praticamente invisível...talvez seja melhor retirá-la ou subsituí-la...não é possível identificar se ela é mesmo do Lourenco Jossias...
Abraco,
Thomas Selemane

26/11/08 10:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Thomas Selemane
Como antigo colega e amigo, contribuo com muito prazer para com este poste e seu comentário, para confirmar que é relamente o Sr. Lourenco Jossias...concordo que a imagem é mesmo de fraca qualidade...
abraco
S.Santimano

26/11/08 12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Santimano,
Obrigado pela tua observacao. Peco imensas desculpas por nao me lembrar de ti: antigos colegas? Nao me vem na mente...
Thomas Selemane

26/11/08 12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa-me, mas queria referir-me antigo colega e amigo do Lourenco Jossias.
abraco
S.S.

26/11/08 1:35 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home