04 outubro 2008

Três jovens escapam ao linchamento

Segundo o "Notícias" de hoje, a polícia frustrou uma tentativa de linchamento de três jovens no Bairro T3, município da Matola, dia 25 de Setembro, depois que os moradores suspeitaram que eles queriam assaltar uma residência no bairro de Khongolote. Acrescentou o jornal que "para evitar maior agitação no seio dos residentes daquele bairro a Polícia evitou fazer detenções das pessoas que estariam em frente da tentativa de linchamento."
Num recente relatório elaborado pela polícia, produto de uma pesquisa efectuada em Março nas províncias de Manica e Sofala sobre linchamentos, foi feita a observação de que a “Detenção emocional de presumíveis linchadores pode resultar em revolta popular contra a Polícia e aumentar os índices de fúria e descambar em desordem generalizada da população contra a Polícia ou contra instituições". Um tema merecedor de reflexão no quadro de um fenómeno - linchamentos - que será brevemente motivo de um livro produzido pela Unidade de Diagnóstico Social do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane.

3 comentários:

Mawe disse...

Bom dia sr Professor,

O fenomeno linchamento de facto serve como um termometro para medir o desempenho dos orgaos de justiça.

Estou muito ansioso em ver a publicaçao do livro que tanto o professor anuncia. Queira por favor nos segredar a previsão que tem para a publicaçao do livro.

Muito obrigado,

Mawe

Anónimo disse...

em claro a policia tem medo

Carlos Serra disse...

Lá chegaremos ao livro. Quanto à polícia, é atitude de precaução.