22 outubro 2008

Crise capitalista, a sombra de Marx

De Rick Wolff, Professor de Ciências Económicas na Universidade de Massachusetts: "Nenhum questionamento, quem dirá desafio, ao papel do capitalismo é concebível para os líderes dos EUA. Muito pelo contrário, suas "políticas" objectivam principalmente a preservação do capitalismo – em grande medida pela manutenção da sua responsabilidade pela crise actual fora do debate público e portanto longe da acção política. Mas esta crise, como muitas outras, levanta o espectro de Marx, a sombra do capitalismo, mais uma vez. As duas mensagens básicas do espectro estão claras: (1) a crise financeira de hoje decorre dos componentes nucleares do sistema capitalista e (2) resolver realmente a crise actual exige a mudança daqueles componentes a fim de mover a sociedade para além do capitalismo."
Adenda: enquanto isso, o historiador Eric Hobsbawm considera que "o maior perigo da atual crise financeira mundial é o fortalecimento da direita". Confira aqui na BBC.

2 comentários:

Chagas disse...

Bom dia Prof. foi Marx que disse " o homem só se propõem problemas que pode resolver". Pego emprestado essas palavras para ajudar-me a perguntar, tendo em conta os exemplos históricos, que propostas existem? Comunismo? Fascismo? Ou capitalismo social a maneira da Alemanha, cujo governo sempre pediu regulamentação para os novos produtos financeiros complexos, que os capitalistas de Wall Street nao queriam a mão do Estado porque especulavam sem regulamentação para ganhar dinheiro fácil? Marx está ainda certo quando se refere a concentração monopolista nas mãos de poucos capitalistas, mas isso passa pela falência dos mais fracos, daqueles que não tem relações fortes a nível da nata mais elevada das elites, os banqueiros internacionais, predadores discretos que controlam tudo, porque existe a crença generalizada de que o dinheiro oleia o sistema, põem a funcionar tudo. Temo agora Prof. que as actuais nacionalizações em vez de beneficiar os contribuintes, irão agudizar mais as injustiças, porque o salvamento permitira que uns poucos capitalistas concentrem a renda nas suas mãos, pois na verdade o estado nacionalizou mas quem controla o sistema federal americano são bancos privados; 12 bancos no total.

Carlos Serra disse...

Marx continuará actual (falo especialmente da sua maneira de "ler" os fenómenos em geral e o capitalismo em particular, coisa que muito irrita, hoje ainda, os nefelibatas de todos os azimutes) e o seu pensamento foi agora...recuperado, mesmo pelos capitalistas, sabia? Importa ler tb Immanuel Wallerstein no que concerne a futuros modelos sociais. Quanto aos riscos futuros, estou de acordo consigo. Abraço.