07 agosto 2008

Narciso Pedro: o herói vivo da Av. Narciso Pedro

O edil da Maxixe, Narciso Pedro, já aqui foi referido: auto-herói, intitulou-o, há tempos, o semanário "Magazine Independente". Por quê? Porque, edil e ainda com o mandato por terminar, tem já o seu nome gloriosamente exposto: Av. Narciso Pedro, avenida que começa na Estrada Nacional n.1 , atravessa o Bairro de Chamboene e termina no centro da cidade. Através de um bom trabalho jornalístico de Borges Nhamirre, o "Canal de Moçambique" voltou a Narciso Pedro e ao que intitulou "eternização entronizada numa rua da cidade". Confiram aqui a saborosa peça.

9 comentários:

Anónimo disse...

Professor mera continuidade, continuidade, os exemplos vem a nacao, e so ver nomes da Escolas e Avenidas.

Anónimo disse...

Concordo!

Professor, ja que lhe parece proximo, veja la se sugere ao Mando, uma forma original de impressionar a sua doce Ilser ...

... é que as tantas, se Mando falar com Narciso Pedro, pode se conseguir uma rua, avenida, praça (ou então, se as anteriores não forem viaveis, pelo menos uma esquina) na Maxixe que se passa a chamar ... "Ilser"...Era capaz de dar belos desenvolvimentos na relação deles, suponho!

V.I

micas disse...

V.I,

Gostei muito, mas mesmo muito da sua sugestão.

Professor,

Vá...faça um esforço e fale com o Narciso.....

Carlos Serra disse...

Sois uns doces perversos!

Reflectindo disse...

Uma vez e era mesmo em Julho de 2006, estava um amigo a dizer que Armando Guebuza recusara a dar cara nas notas da nova família de meticais. Como eu não receio em dizer o que penso, disse-lhe de imediato que a ele alguém lhe recusou. Vejam, não haviam passado duas semanas e a Escola Secundária Armando Guebuza havia nascido. E eu perguntei-lhe porque ele não havia recusado isso?

Ninguém pode me convencer que a atribuicão do nome Armando Guebuza às ruas e escolas se deve a outra coisa que ser Presidente da República, mas este é um bom critério se dermos conta que nem dois anos ele havia feito e no pior de tudo não sabemos o que concretamente ele faz abusando o poder.

Enfim, é a gente que temos.

umBhalane disse...

Nos tempos "gloriosos" de 1975/75/77 vi um filme em Nampula satirizando Pinochet e seu regime, no Chile.

Um comandante de uma ilha-presídio, também ele um ditadorzeco, resolve proclamar a independência da ilha-prisão.

Autoproclama-se “Presidente” e nomeia o “Governo”, incluindo vários presos.

Me lembro do seu discurso de posse, que saborosamente terminava:

“VIVA EU”

Carlos Serra disse...

O edil da Maxixe sabe quão reconfortante é, numa pequena cidade, ter já garantido o passaporte para a imortalidade.

Anónimo disse...

Ah sim, a moda de culto de personalidade ]e que está a dar... deixem o edil se eternizar, mesmo se um dia vir a ser considerado predador do povo (é possivel isso acontecer, enquanto viver, o homem é capaz de qualquer coisa), valerá o "reconhecido trabalho" que como ele afirma (está escrito no artigo em alusão)ter realizado nos dez anos da sua governação na cidade que me viu nascer! Já para reflectir, quantas vezes o País não parou para ver G e a Super primeira dama a desfilarem? Agora flta «Avenida Maria Da Luz Guebuza».É a doçura do poder...

Dercio disse...

Eu nao vejo nada de mal em ter nome de Narciso Pedro numa avenida, afinal de contas ele é o presidente que municipio que tanto fez pelos habitantes da cidade. Por outro lado,o nome da avenida foi aprovado pela assembleia munincipal.
Além disso em Moçambique nao é proibido usar nome de pessoas vivas para atribuir a intra-estruturas públicas (temos escolas, estradas como nomes dos nossos governantes). Nós votamos os nossos governantes porque nos identificamos por eles daí que podemos os considerar e de facto sao "herois vivos no presente". o que eles serao no futuro nao nos interessa muito