O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

30 junho 2008

Respostas a questionários

Sabeis que, com alguma regularidade, tento avaliar a vossa opinião sobre certos temas mediante questionários. Por exemplo, estão neste momento, do lado direito deste blogue, cinco questionários com temporalidades distintas, sobre: processo de Bolonha (22 respostas), xenofobia na África do Sul (58 respostas), eleições no Zimbabwe (91 respostas), razões da exoneração de Tobias Dai, ex-ministro da Defesa (104 respostas) e causas dos linchamentos (138 respostas). O tipo de questionários de que me socorro não permite fazer uso de variáveis-chave, por forma a cruzá-las. Mas permite, pelo menos, duas coisas: (1) avaliar o interesse dos leitores (e) avaliar os suas posições.
Ora, não só me apraz registar o interesse continuado dos leitores, como, também e especialmente, a preocupação de muitos em evitar o primarismo e a causalidade unívoca. Não são poucos aqueles que optam por considerar uma causalidade múltipla. Assim, por exemplo, xenofobia e linchamentos são fenómenos que devem ser encarados de forma multifactorial. Igualmente não são poucos aqueles que entendem que os questionários são omissos em questões ou em variáveis que deviam ter sido consideradas para melhor avaliação. Isso demonstra a grande cultura dos leitores, facto que muito me honra e muito me orgulha.
Dentro de alguns minutos os questionários vão ser retirados, mas vai surgir um sobre o Zimbabwe.
Espero que continueis a participar. Muito obrigado.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigada pela sua análise, estava curiosa. Se destes questionários podermos tirar outras ilações, tanto melhor.

Esperemos então pelo próximo questionário

30/6/08 4:08 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Já há novo questionário.

30/6/08 6:49 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home