20 abril 2008

Roubados e destruídos sete quilómetros de cabo submarino

Noticia o semanário "Domingo" de hoje que quatro indivíduos foram condenados em Inhambane a 14 anos de prisão por se ter provado terem participado no roubo e na destruição de sete quilómetros de cabo submarino, destinado a interligar Inhambane e Maxixe no caso de avaria da linha aérea comum da Electricidade de Moçambique (p. 7).
Roubar e destruir sete quilómetros de cabo já é é muito. Sendo o cabo submarino, não há qualificativo que chegue. Não nos surpreendamos se qualquer dia for roubado o próprio oxigénio que respiramos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Algo que naum percebo:

Em que circunstancias foi este cabo roubado? Estava ja instalado ou foi roubado num armazem ou coisa assim? Trata-se de um cabo submarino de fibra optica?!

Assumindo que seja um cabo de fibra optica, estou totalmente espantado!!! E, comesso ja a perguntar-me quais as verdadeiras motivacoes do roubo? Eh que para o caso dos cabos electricos da EDM, e explicacao que ha eh o que o produto do roubo vai para o mercado (clandestino) de metais.

Mas o que dizer de um cabo de fibra optica!! Naum me parece que hajam, ao contrario dos cabos metalicos de tranposrte de energia electrica, usos alternativos para um cabo de fibra optica! Se calhar me engano! Ou entao os "ladroes" ganharam apetencia por tudo que eh "cabo" ?

V.I.

Carlos Serra disse...

A notícia não diz se é de fibra óptica, apenas acrescenta que se trata de um cabo de 123 milímetros de secção...