17 fevereiro 2008

Yá-Qub Sibindy: Frelimo engendrou as manifestações

As páginas 4 e 5 do Domingo" de hoje são muito interessantes. O semanário ouviu políticos sobre as causas das manifestações a partir de 5 de Fevereiro e divulgou um trabalho com o título "Políticos em pingue-pongue" e antetítulo "A propósito dos tumultos que varreram o país". Para o secretário da área de Mobilização e Propaganda da Frelimo, Edson Macuácua, é evidente que as manifestações não foram expontâneas e tiveram uma mão externa política destinada a criar o caos; para o presidente do PDD, Raul Domingos, as manifestações foram populares, mostraram apenas a ponta do iceberg e comprovam que o estado da Nação não é bom; para José Palaço, presidente da Frente Patriótica, as manifestações mostram uma juventude em situação social má e por isso frustrada, tendo o governo ignorado os pré-avisos que circulavam e as informações dos serviços secretos; finalmente, numa surpreendente postura em sua versão da mão externa, para o presidente do Pimo, Yá-Qub Sibindy, as manifestações não foram organizadas pela oposição (nenhuma força da oposição tem capacidade para mobilizar o povo - afirmou) mas sim pela Frelimo e devem ter à retaguarda a mão dos serviços secretos no sentido de "travar a arrogância das instituições de Bretton Woods que têm vindo a fazer imposições insuportáveis ao Governo de Moçambique no prosseguimento da sua política económica" (p.5). Curiosamente, ninguém da Renamo foi ouvido.
Comentário: a tese da mão externa de Sibindy é, afinal, um elogio à Frelimo pela negativa aparente. Mostra o partido preocupado com o povo e por isso mesmo pretendeu protegê-lo accionando - garante Sibindy - as manifestações para mostrar ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional que esse povo merece respeito. O tema dos custos sociais provocados pelas políticas das instituições de Bretton Woods encontra-se também aqui.

4 comentários:

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Professor deve ter-se enganado! Que saiba, O Edson Macuacua ainda e Secretario para a mobilizacao e nao Secretario-Geral da Frelimo, como me pareceu constar no blogue! A nao ser que eu esteja desinformado ou entao que tenha havido mexidas de ultima hora no secretariado do CC! se estiver enganado minhas desculpas antecipadas!

Um abraco com votos de sucessos na vida familiar e profissional!

Um abraco,

Manuel de Araujo

Anónimo disse...

Esta manhã fiz um comentário similar ao do Manuel de Araújo e não vi nenhum registo nem nenhuma correcção. Será que houve mesmo alguma mudança na Frelimo?
Cumprimentos.

Carlos Serra disse...

Tem razão, vou já emendar, lamentável lapso.

Carlos Serra disse...

Já corrigi, muito obrigado pelo reparo.