13 novembro 2007

Os guerrilheiros do desenraca venceram

No dia 1 do corrente mês, o mediafax reproduziu as seguintes afirmações castrenses de um porta-voz da Polícia Municipal: "(....) a Polícia Municipal vai abrir novas frentes de combate. Numa primeira fase, as atenções estavam viradas para a zona baixa da cidade até à Avenida Josina Machel. Para tal, assegurou que a sua corporaçã0 estava a preparar uma segunda brigada policial para atacar tais zonas que não aceitou especificiar quais, por questões estratégicas."
Hoje percori a cidade de Maputo, saí mesmo fora dela, passei por exemplo pelo mercado Junta, na Av.ª de Moçambique. Na cidade é como se estivessemos um pouco no Junta, no Xiquelene, mas em vai-vem. Os guerrilheiros da quinquilharia, do desenrasca todos os dias, venceram a batalha contra a Polícia Municipal. Passeios cheios de vendedores vendendo de tudo um pouco, sentados, em movimento, sentados-em-movimento.

2 comentários:

Ivone Soares disse...

Parece-me que eles são indomáveis. A busca de melhores condições de vida dá nisso. Também os seus perseguidores vivem molhando as mãos. Que estratégia foi traçada para ambos acatarem as regras? Uns ficam nos passeios ilegalmente...outros tentam tirá-los, mas depois usam luvas e esquecem a missão...eh eh eh...no que isso vai dar?

AGRY disse...

É a guerrilha urbana na luta pela sobrevivência, por um espaço.
São mundos diferentes:uns ao serviço do aparelho repressivo; outros resistem com as suas tropas
presentes um pouco por todo o lado.
Este cenário manter-se-à até à conquista de espaços e vidas condignas.É a reconstituição de outras lutas