09 novembro 2007

Maputo: começou a casamentação fim-de-semaneira

10:50: parou um pouco a chuva, começou a casamentação em Maputo, Av.ª Friedrich Engels, Jardim dos Namorados, na margem do fim-de-semana: os carros (primeiro os mais ricos, depois um autocarro estatal e, finalmente, quatro chapas), os nubentes (a nova ri-se, o noivo vai muito formal, tipo boletim-oficial), o grupo coral com seus cânticos protestantes, a dança sincronizada, a paragem junto à centenária figueira do jardim. Amanhã o dia será mais cheio e surgirão dezenas de casamentos, dando ao Jardim dos Namorados o toque de um cerimonial único e maravilhoso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Quem me dera ter essa vista. Tenho o gosto de comemorar a data do meu matrimónio vstindo-me de noiva nesse dia. Afinal de contas esses belos vestidos brancos custam uma nota e vestimo-los apenas um único dia...acabam mofando nos baús...o meu vesti-o a cada ano. É minha tara, que fazer!
Parabéns as noivas deste mês. Em particular um beijinho para o Remígio e para a Valódia. Eles "enforcam-se" esta sexta feira.
Ivone Soares

Carlos Serra disse...

Pelo que observo, são gastos "enormes"...

Anónimo disse...

...diante do amor os gastos se tornam irisórios...Felicidades a todos casamenteiros...
Agora que o jardim dos namorados já não é totalmente dos namorados, notei que há uma tendência de se fazerem as memoráveis fotos na praia...e do jeito que as coisas vão lá pra´queles lados da praia( falo da erosão costeira), mais algum tempo os casamenteiros não terão sitio para gravar os momentos mais importantes de suas vidas...Oba, CMCM ai vai um pequeno alerta...

Anónimo disse...

> Optima ideia a da Ivone - (re)vestir o seu vestido de noiva nos aniversários de casamento: não só relembra momentos felizes do passado, como diagnostica sua evolução física de modo a programar a dieta para o ano que se segue... para que em cada novo aniversário possa revisitar o passado, de noiva vestida... e tudo o mais a que esta associação de ideias nos leva: é salutar!
(Nota: apenas um pouquinho de humor com muita simpatia pela Ivone.)
> Quanto ao espaço do Jardim dos Namorados, pessoalmente, entendo que Maputo perdeu mais um pouco - do pouco que resta - de "pedaços de campo na cidade": há 30 anos atrás Maputo, segundo os antigos Boletins Municipais que há temos consultei, tinha mais de 100 hectares de parques e jardins; hoje, segundo uma das ultimas postagens do Professor tem 30.
> Parques e jardins publicos não têm, necessariamente, que ser locais de comes e bebes e outras festanças: são essencialmente locais onde o citadino "volta ao campo" ... sem prejuízo para as fotos das cerimómias de casamento.
> Com o argumento de falta de fundos para a manutenção de parques e jardins e a entrega da sua gestão a privados a troco de autorização para o exercício de actividades comerciais vamos perdendo essas zonas: trocamos parques e jardins por cimento; passam a ser os jardins da barraca ou do restaurante A, B ou C.
> Ah
FM

Ivone Soares disse...

Ah ah ah! Ilustre FM, essa boa boa. Mas tenho o azar de não engordar com facilidade. Até que tento, mas que fazer...os genes parece que são incontornáveis por vezes.
Bjhs e obrigada pelo carinho,
Ivone