01 agosto 2007

Só faltava esta: o treinador é olheiro

Segundo o semanário "Magazine Independente" na sua edição de hoje (última página), o espanhol Alberto Blanco, treinador da selecção nacional de basquetebol sénior feminino, nunca treinou qualquer equipa em Espanha, sendo apenas olheiro da equipa de Unicaja. Segundo o semanário, a informação foi prestada pela Federação Espanhola de Basquetebol, contactada telefonicamente pelo número 0034913832050.
E andam as nossas jogadoras (vice-campeãs africanas) tristes após a derrota em Argel face a Angola.
Mas vamos lá, com alguma blancura na próxima vencemos, meninas! E olhem, aqui entre nós: eu nada percebo de basquetebol, mas se quiserem chamem-me que eu vos mostrarei que o nosso país tem excelentes treinadores.

14 comentários:

Anónimo disse...

Parece que estamos a falar deste sr. pois nao ? Pelo menos a foto faz cre que se trata da mesma pessoa.

http://www.mibasket.com/index.php?desplegar=1&id=702&volver=&academia=&seccion=virgilio

SP..my mind is broken!

Anónimo disse...

Desculpe..Aqui ja vem ouro detalhe.

http://www.blogoteca.com/nistrom/index.php?cod=18136

"Este año serán 190 los jugadores los que participen e incluso la organización, dirigida de forma impecable por Alberto Blanco (ayudante de Sergio Scariolo en el Unicaja de Málaga y seleccionador del equipo femenino de Mozambique), tuvo que decir a muchos jugadores que no había sitio para participar."

Mas deixe-me dizer que este fenomeno nao eh so do basquete..somos o mundo dos cegos.

SP

Carlos Serra disse...

Oh.....vou ver já!

Carlos Serra disse...

Então o homem é treinador-adjunto lá?

João Feijó disse...

As jogadoras moçambicanas foram vice-campeãs africanas com o actual treinador? Eu também não percebo nada de basquetebol mas a mim parece-me que se ele conseguiu ficar em segundo lugar até fez um bom resultado e se calhar o olheiro e inexperiente treinador espanhol está de parabéns. Os treinadores moçambicanos (independentemente da sua qualidade que, repito, eu não percebo nada de basquetebol) que não foram escolhidos para essa tão nacional tarefa que me perdoem, mas neste caso a aposta no trabalhador estrangeiro foi bem sucedida. Um segundo lugar é um lugar no pódio e só fica mesmo atrás do primeiro e por isso as jogadoras moçambicanas e o treinador (ou olheiro se lhe preferirem chamar) estão de parabéns.

Carlos Serra disse...

Vou ver se tenho algum tempo para investigar isso.

Milton Machel disse...

caro jf,

quem foi vice-campeao africano, em 2003, cá, foi o Nelson Guillian Isley, americano.

O mesmo conduziu a selecçao, em 2005, no africano da tunísia (creio eu), ao terceiro lugar... em que batemos angola.

até agora, que eu saiba, ele so conquistou os Jogos da Lusofonia em Macau com a seleccao, na qual de grandes adversarios so teve a mesma Angola (suponho que tenham defrontado esta equipa) e Portugal (venceu por 2 vezes, na primeira fase e na final).

Como diria um espanhol, em bom castelhano, "por supuesto... el hombre no ha hecho nada hasta ahora"...

Os textos (nos links) que o caro anónimo enviou são elucidativos do valor do homem (experiente e credenciado como olheiro de/e na formacao de jogadores até o nível de júnior...)

Agora, resta saber se a nossa FMB e o comite olimpico (o meu amigo Manave, ex-presidente da federacao de basquete e presidente da confederacao da Zona VI - Austral - de basquete) o contrataram para "visionar" o futuro do nosso basquete feminino... ou como qualificado para levar a seleccao senior ao titulo africano e dai para os jogos olimpicos.

Tecnico competente e especialista na prospeccao de talentos na area de formacao serve para grandes objectivos a nivel de alta competicao? eis outra duvida que me assalta.

Perguntem ao Carlos Aik (super-medalhado em Africa) e ao Nasir Sale (com varios cursos virados para o alto rendimento, muitos deles em Espanha), curiosamente ambos adjuntos do Alberto Blanco na seleccao.

Carlos Serra disse...

Carlos Aik e Nasir Sale....Uma tristeza saber isso.

Carlos Serra disse...

É verdade, Milton: vc tem um blogue? Alguém me disse que o tem, algo em que analisa a nossa impresna. Caso o tenha, poder dar-me o link? Obrigado!

Milton Machel disse...

caro professor, o link do meu blogue:

http://fanaticodemedia.blogspot.com

aquele abraco

Carlos Serra disse...

O "Notícias" de hoje refere-se aos Jogos Africanos de Argel e da dor ds nossas jogadoras plas derrotas sofridas, especialmente com Angola. Fala mesmo no sistema táctico adoptado por Blanco no último jogo com Angola, sistema que disse ter "confundido tudo e todos"(p.22) Mas nenhuma referência explícita é feita à capacidade técnica do treinador espanhol.

Bayano Valy disse...

O blog do milton é http://www.fanaticodemedia.blogspot.com


Penso que Moçambique ficou também em 2º lugar este ano aqui em Maputo durante o Africano de juniores femeninos, isso já na vigência do Blanco. Penso que para os "contras", de alguma forma, o treinador esteve bem até à altura em que perdeu em Argel, e frente à Angola. Dá pra pensar, pois não?

Carlos Serra disse...

Sim. Ainda não consegui saber se existe uma crítica sistemática à capacidade técnica de Blanco. Ou se os porblemas surgiram com esta deslocação a Argel ou no estágio.

Anónimo disse...

Ainda vou comentar mais..mas so queria fazer lembrar que ja ganhamos muito com tecnicos Mocambicanos. E as vezes que me faz pensar que qualquer treinador que treinar a nossa seleccao feminina ARRISCA-SE a ficar nos lugares cimeiros. MAS, Ganhar a competicao, ja eh outra historia, porque ai so qualidade eki conta.

O mais engracado eki logo apos a independencia EXPULSAMOS TECNICOS ESTRANGEIROS QUALIFICADOS PARA EMPREGAR MOCAMBICANOS "ILETRADOS". Hoje estamos fazendo o inverso. PUSEMOS MOCAMBICANOS QUALIFICADOS DE LADO, PARA ADMITIR ESTRANGEIROS "OLHEIROS".

Eh dificil ser Mocambicano em Mocambique.

SP.. Tirem-me daki pa!!