14 junho 2007

Descaboverdeanizada

Cidade de Praia, Cabo Verde. Estou sentado na esplanada de um hotel, manhã, fumo o meu cachimbo, o mar está tão perto que certamente está encostado à alma. Acompanham-me uma assistente e o reitor de um dos estabelecimentos de ensino superior do nosso país.
Surge a mulher, alta, forte, anca larga, envolta naquelas fascinantes capulanas da África Ocidental que eu sempre amo ver no aeroporto Charles de Gaulle em Paris. Em francês, pede-me que lhe acenda o cigarro. Acendo-o.
-Desculpe, por que fala em francês?
-Porque amo.
-A senhora é de Cabo Verde.
-Era.
-Era? De onde vem?
-Escute, nasci aqui mas vivo em Dakar no Senegal.
-Mas é caboverdeana.
-Era. Agora sinto-me senegalesa.
-Há muitos caboverdeanos no Senegal?
-Sim, 100 mil.
-Tantos! O que fazem lá?
-Muitas coisas, uns até são da polícia, outros são administradores.
-E eles sentem-se caboverdeanos?
-Não, senegaleses.
-Olhe, o meu país vai jogar brevemente com o Senegal.
-Ai é? Sei que o Senegal vai ganhar!
Fumo docemente o meu cachimbo, enquanto colonizo o mar com a alma.
_____________________
Bem, esta é a última vez que entro no blogue em Cabo Verde.

9 comentários:

Anónimo disse...

Pobres de espírito os que acham que é preciso renegar a um país, um povo, uma cultura, para haver identificação com outro! Quanto complexo - de inferioridade,quase sempre! - se esconde por trás de atitudes como essa!

Anónimo disse...

Li no stâ drêto, ma es stâ ta faze tcheu cusa feia na Ilha de Moçambique. Nô meste nhô para escreve carta.

Sabe, Professor, eu não me sinto nada dividida. Antes reunida, e tenho muito orgulho nisso. Quem me dera ser cidadã do mundo e ter por pátria o universo! Quando nos será isso possível?

Um abraço.

Fátima Ribeiro

Anónimo disse...

a liberdade de escolher

Bayano Valy disse...

Não entendo porquê se é pobre de espírito por escolhermos ser cidadãos de um país que não o nosso. a Fátima Ribeiro coloca bem a questão quando diz que gostaria de ser cidadã do mundo e ter o universo como sua pátria. quantos assim não se sentem? imaginem termos que andar por aí sem recurso a passaporte!

Anónimo disse...

Se "em Roma sê romano", porque não "no Senegal sê senegalês"? Com a cumplicidade da distância já que o Senegal é o país mais próximo de Cabo Verde.

Anónimo disse...

Acho francamente exagerada e talvez enganadora a informação que a descaboverdianizada deu ao Professor, tanto no número de emigrantes no Senegal como no sentimento relativamente às origens.

Cabo Verde tinha em 2000 um total de 434.812 residentes e 517.780 emigrantes. Os principais centros de emigração eram os EUA (264.900), Portugal (80.000), Angola (45.000), França e Senegal (25.000) e São Tomé e Príncipe (20.000).

Segundo André Corsino Tolentino, na sua muito recente dissertação de doutoramento “Universidade e transformação social nos pequenos estados em desenvolvimento: O caso de Cabo-Verde”, Fundação Calouste Gulbenkian, Janeiro de 2007, pag. 232 (de onde também extraí os números acima): “Poucos emigrantes voltam definitivamente durante a vida activa, mas numerosos são aqueles que gozam as delícias do regresso virtual e mantêm estreitos laços afectivos, culturais e económicos com as ilhas, o que se explicará em parte pelo ethos, digamos, o carácter forte que resulta de factores como a luta contra a pobreza extensiva, a escravatura, a mestiçagem como transgressão e a transnacionalização.”

PS: Aproveito para tentar melhorar a mensagem que atrás dirigi ao Professor em crioulo, usando a escrita fonética que agora se usa em Cabo-Verde (e corrigindo erros que dei por interferência do português e de um certo imediatismo na escrita). Creio que assim fica bem melhor:

Li nu sta dretu, ma es sta ta faze txeu kuza feio na ilia di Musambiqui. Nu meste nho pa screbe carta.

Anónimo disse...

O comentário anterior saiu sem a minha assinatura:
Fátima Ribeiro

Anónimo disse...

Lançamento de Livro
"A Demografia dos Fundos de Pensão"
de Ricardo Pena
Informações clique aqui


Publicados os 4 primeiros volumes da Coleção Preconceitos, Editora Cortez, S.P.

Preconceito contra a “mulher”: Diferença, poemas e corpos
Sandra Azerêdo (UFMG)
Preconceito contra o analfabeto
Ana Maria de Oliveira Galvão (UFMG) e Maria Clara Di Pierro (USP)

PRECONCEITO CONTRA A ORIGEM GEOGRÁFICA E DE LUGAR: AS FRONTEIRAS DA DISCÓRDIA
Durval Muniz Albuquerque Júnior (UFRN)

Preconceito contra as pessoas com deficiência
João Ribas (SERASA)

Carlos Serra disse...

Obrigado a todos!