31 maio 2007

Escravos moçambicanos no Brasil: marca genética mas pouca herança cultural

"Com a proibição do tráfico negreiro ao norte da linha do Equador, em 1815, a importância de Moçambique, no sudeste da África, como fonte de escravos aumentou e deixou uma marca genética expressiva nos descendentes de escravos do Brasil (...). Apesar da marca genética importante, segundo o historiador Manolo Florentino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a influência cultural dos moçambicanos na cultura brasileira foi muito mais sutil do que a de escravos de regiões mais ao norte do continente africano, que chegaram antes ao Brasil."
________________________________
Agradeço à Yla por me ter chamado a atenção para essa notícia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, tenho dificuldade em encontrar os registros da vinda de meu bisavô para o rio de janeiro, como escravo, pouco antes da lei aurea. Não sei como começar a procurar, se em cartórios, em registros de compra e venda...
Acho que ele veio de moçambique, num dos últimos navios negreiros, mas não tenho certeza.
Poderia me ajudar?