Blogue seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas e todos vós, para as vossas famílias, os meus votos de um feliz 2015, habitado pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre. Índico abraço.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

30 março 2007

O resto do mundo com Gabriel



Há letras de canções que são admiráveis manifestos de intervenção social, que são extraordinários documentos sociológicos. Por isso, após re-ouvir hoje o rapper, compositor e escritor brasileiro Gabriel o Pensador num dos seus álbuns dos anos 90, decidi aqui recordar a letra do famoso "O resto do mundo".
___________________
Lembrai-vos de que existem neste diário vários entradas sobre música de intervenção social, a última das quais a 21 de Março a propósito de um trabalho da banda GProfam.

7 Comments:

Anonymous antonio aljofre said...

Hi, prof!

Tava aqui calminho a escutar o nosso Aly Faqui quando o teu, permita-me que o trate assim, comment on Gabriel o Pensador entrou no meu laptop. Realmente, faz muita diferenca entre aquilo que esse senhor canta e aquilo que cantam os outros MCs. Musica de intervencao, assim como cantam os nossos Estaca Zero, GProfam, Gorwane, Aly Faqui, entre outros e ponto. A proposito de Aly Faqui, extranhamente nao consigo enchergar porque cantos desse mundo ele nao se assume como uma das nossas referencias musicais! canta mui bem, tem uma voz tremenda e canta aquilo que nos percebemos...enfim, se calhar nao faz o lobby necessario. Por exemplo, se procurares o cd de um Mocambicano nas grandes montras, encontraras apenas os 'Moreira Chonguissa', 'Jimmy Dludlu' Gorwane, Kapa Deche, Mabulo e uma miscelania de musicas em um unico CD. Ao contrario, Os Ismael Lo, Angelique Kidjou, Richard Bona, Salif Keita, Youssou N'dour Jonathan Butler, Jabu Khanyile, Moses Khumalo, Cesaria Evora, Manecas Costa, Tito Paris, Waldemar Bastos, Eneida Marta, Femi Kuti, e outros grandes senhores andam aos pontapes. Os nossos verdadeiros musicos, ao inves de morderem-se, deverao preocupar-se em globalizarem-se porque cantam tambem muito bem!!!

31/3/07 1:28 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Consegue mandar-me uma boa letra do Aly Faqui?

31/3/07 1:39 da tarde  
Anonymous antonio said...

Acabo de chegar a casa! infelizmente nao tenho nenhuma letra de Aly Faqui em mao. However, vou fazer questao de rapidamente compartilhar contigo muito de bom que esse rapaz do litoral de Mocambique tem cantado!

Kindest Regards!

31/3/07 6:16 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Aguardo então...

31/3/07 6:24 da tarde  
Blogger ninozaza said...

O Gabriel Pensador é simplesmente fenómenal já agora recomendou que nesse mesmo albúm cuja capa esta postada aqui no blog oiçam a faixa numéro 5 com o titulo "Pra onde vai você" retrata a violência e as imensas mortes provocadas por ela.
Num dos seus ultimos albúns intitulado nádegas a declarar tem faixa com o titulo Brazuca também recomendo a ouvi-la uma grande critica social.
Oiço o Gabriel o Pensador e acho-o um verdadeiro critico social.

2/4/07 12:02 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Vou seguir o seu conselho!

2/4/07 12:16 da tarde  
Anonymous Fotografia 3x4 said...

ADORO O GABRIEL PENSADOR...ELE É MUITO DEZ..MUITO CABEÇA...FANTÁSTICO!!!!

OBRIGADA POR LEMBRAR DO NOSSO BRASIL.

5/4/07 1:57 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home