21 março 2007

Hoje: Dia Mundial da Floresta com debate público em Maputo


Eis um convite do Centro Terra Viva:
"Por ocasião do Dia Mundial da Floresta que se assinala no dia 21 de Março, e dando continuidade ao ciclo de debates dedicados à abordagem dos desafios para a redução da pobreza no país, o Centro Terra Viva, em parceria com o movimento “Amigos da Floresta”, com a Rede de Organizações de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com o Fórum de Maneio Comunitário de Recursos Naturais, organiza hoje um debate público subordinado ao tema “Sustentabilidade na Gestão Florestal em Moçambique: Verdades e Equívocos”.
Os recursos florestais desempenham um papel de destaque na economia Nacional. Moçambique possui cerca de 57 milhões de hectares de florestas nativas, dos quais 36% apresentam potencial para a indústria madeireira e o restante corresponde a floresta de importante valor social e ecológico, garantindo o fornecimento de alimentos, produtos medicinais, materiais de construção, energia, além de funcionarem como locais sagrados para as cerimónias tradicionais.
No entanto, dados recentemente publicados dão conta de desmandos na exploração florestal, principalmente nas províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, envolvendo operadores privados, nacionais e estrangeiros e alguns funcionários do Estado. De entre as irregularidades destacam-se a inobservância de princípios e normas legais relativas aos planos de maneio, de normas sobre quotas, idade e diâmetro, de normas sobre defeso e repovoamento, e do facto de se não instalarem quaisquer indústrias de processamento.
O evento pretende ser uma contribuição das organizações da sociedade civil e seus parceiros para a consciencialização dos cidadãos sobre a importância da gestão sustentável das florestas e sobre a importância da contribuição de todos para esse objectivo. Pretende também ser uma oportunidade para a troca de informações, dados e ideias e para a identificação dos principais constrangimentos que, a vários níveis, afectam o sector florestal em particular e a gestão de recursos naturais em geral.
O evento terá lugar hoje na sala D101 do Instituto de Formação das TDM, sita na Av. Kim Ill Sung, entre as 16.00 e 18.45 horas."
Entretanto, no dia 24 haverá uma marcha alusiva, tal como o cartaz anexo mostra.

Sem comentários: