07 fevereiro 2007

BBC reporta deflorestação em Moçambique


A BBC reporta sobre a desflorestação em Moçambique. Confira aqui. E reveja a situação aqui.

5 comentários:

JCTivane disse...

Estou de acordo com Esfinge. Cuidemos da nossa machamba sempre, os ratos sempre atacam na calada. Dao cabo das nossas riquezas e depois aparecem aqueles que querem a todo o momento que estamos a a maquinar contrao pais A ou o pais B. Seria interessante saber por que.

Anónimo disse...

Carlos Serra! Este é o nome desse sociólogo que me encanta pelos princípios que defende e coragem para defendê-los.Afinal o que será do povo sem seus recursos sustentáveis sem suas florestas sem sua propria identidade,pois a desmata e como se estivessemos nus para o uma infinidade de males sem proteção, sem defesa alguma.Na verdade como podemos imaginar não ouvir o barulho do vento nas árvores... desmatar e um crime contra a natureza da nossa propria alma!Sou brasileira esinto o mesmo quando vejo desmatando nossa amazonia,por isso valorizo e parabenizo imensamente Carlos Serra pelo grande ato.Lisa pontes de carvalho/ Brasil

Anónimo disse...

É?

Anónimo disse...

A causa da deflorestacao em Mocambique nao é a exploracao de madeira. A exploracao de madeira é feita de maneira selectiva, isto é, apenas algumas espécies e poucas árvores dessas espécies sao retiradas de cada vez.

A exploracao florestal aqui é diferente da que se faz em paises em que todas espécies tem valor comercial, havendo exploracao a corte raso, quer dizer, cortam tudo que é árvore madura na area de exploracao.

Antes de falarem e/ou escreverem muito, deviam ir visitar uma área de exploracao florestal antes e depois do corte, para tirarem ilaçoes.

O método de abertura de áreas de florestas para machambas de agricultura de subsistencia, através de queimadas e abate de todas as árvores no local escolhido, desmata e vai continuar a desmatar muitissimo mais que a exploracao florestal.

A abertura de grandes áreas para a producão de tabaco em Mocambique é mais responsavel pela desmatacao que a exploracao florestal.

Anónimo disse...

Está aqui, na observação deste anónimo, mais uma indicação de que a problematização não é perda de tempo. De que é que estamos a falar mesmo? Pelos comentários de algumas pessoas chega-se a pensar que a solução seria, fundamentalisticamente, impedir a exploração madareira! Para o bem do ambiente! Em minha opinião esta seria uma abordagem do ambiente que não toma em conta as necessidades de subsistência do Homem.

Consideremos certa a hipótese do colaborador anónimo de que a desmatação de vastas áreas para o cultivo do tabaco causa mais desflorestamento do que a exploração madareira. Por alguns comentários que tenho lido aqui, a solução seria correr a parar com a cultura de tabaco. A proceder deste modo, de que viveriam as famílias que, hoje, parece terem melhorado seu nível de vida graças a esta cultura?

A questão do ambiente, da beleza das florestas, deve ser equacionada tendo em conta, também, as necessidades de sobrevivência imediata do homem.

Lembrem-se que é "graças" à tal desmatação que temos o corriqueiro papel higienico.

Cumprimentos. Gabriel Muthisse